Esse post faz parte do Especial Halloween que criamos aqui no blog, para conferi o primeiro post clique aqui 

Este mês o blog está fazendo um especial de Halloween, por isso me veio a ideia de buscar os lugares em que a data é comemorada e como é feita essa comemoração, para trazer para vocês. Mas antes de falar sobre os lugares, vamos primeiro entender o que é essa data. Curtiu a ideia? Então vamos lá!

Origem do “Dia das Bruxas”
O Halloween ou “Dia das Bruxas” é comemorado no dia 31 de outubro. Apesar de ter uma presença forte nos Estados Unidos, onde é feriado e o dia é comemorada avidamente, muitos acreditam que a data nasceu na Escócia e na Irlanda. A palavra Halloween tem origem da expressão “All Hallows Eve”, que na tradução significava ‘véspera de todos os santos’ (já que ‘hallow’ é um termo antigo para santo), ou seja, a noite anterior do Dia de Todos os Santos.
Mas essa é só a origem do nome. Por muito tempo, historiadores diziam sobre um antigo festival pagão celta, chamado Samhain. As festividades duravam três dias, tendo o início no dia 31 de outubro e o término no do 2 de novembro. O Samhain era uma homenagem ao Rei dos Mortos, por isso a escolha da data. 
Mas vamos falar de alguns lugares em que a data é comemorada?

Estados Unidos



A festividade chegou nos Estados Unidos quando um milhão de pessoas tiveram que imigrar ao país devido ao período da Grande Fome, que ocorreu na Irlanda em 1945. O Halloween hoje, é o maior feriado não cristão do país, e foi ganhando toda uma versão estadunidense com o passar dos anos. Fogueiras, enfeites e o famoso passeio de porta em porta fazendo a pergunta “doce ou travessuras” fazem parte da nova tradição.

Irlanda 


Na Irlanda, fogueiras, fantasias e o “doce ou travessuras” também acontece. Mas, no país existe uma tradição bem típica: o Barnbrack, um pão de Halloween bem parecido como o panetone, a diferença é que ele possui objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Por exemplo, caso a pessoa achasse uma moeda, era sinal de boa fortuna, caso encontrasse um pedaço de pano significava que teria má sorte.

Áustria

No país, o costume é deixar comida, água, lanterna, ou objetos que possam ajudar as almas que voltariam para a Terra nessa noite. Além disso, algumas famílias enfeitam os túmulos dos entes queridos com velas dentro de vasos e copos.

Bélgica


Na Bélgica também existe a tradição de acender velas nos túmulos de pessoas queridas. Mas, no país existe também uma superstição de que um gato preto cruzar seu caminho ou entrar em sua casa, é sinal de má sorte.

Alemanha


Na Alemanha a época é comemorada como se fosse o dia de todos os santos, e o período dura até o dia 8 de novembro. Durante todo esse tempo, as pessoas vão à igreja rezar por aqueles que já se fora, e visitam seus túmulos. Outra tradição é esconder as facas, para se protegerem dos espíritos que estarão na terra nesta época do ano.

China


Os chineses também lembram dos mortos nessa época do ano, chamada de Teng Chieh, a tradição é colocar comida e água na frente da fotografia daqueles que já se foram, além de acender velas e lanternas, com o intuito de guiar e libertar os espíritos que estão presos na terra.

Inglaterra


Os ingleses possuem tradições bem parecidas com os norte-americanos, a diferença é que ao invés de esculpir uma abóbora, eles utilizam a beterraba. Outra tradição deles é a de jogar objetos na fogueira para espantar maus espíritos.

México

E eu não podia de deixar de falar dos mexicanos, não é mesmo? No país a comemoração também é para os mortos, entre os dias 31 e 2 de novembro há grandes festas, com música, comida e muitas cores. Os mexicanos acreditam que esse é o período em que as pessoas que já se foram voltam para a terra, e a intenção é recebê-las com muita alegria.
E aí, curtiu alguma comemoração em particular? Tenho que confessar que sempre quis passar um Halloween nos Estados Unidos, por causa de tudo o que vemos no entretenimento que consumimos de lá, mas também sempre quis visitar o México nesse período pela alegria que parece ter.
Contem nos comentários qual é lugar gostariam de ir!