Especial Halloween: oito países e suas comemorações para a época

02 novembro, 2018 por

Esse post faz parte do Especial Halloween que criamos aqui no blog, para conferi o primeiro post clique aqui 

Este mês o blog está fazendo um especial de Halloween, por isso me veio a ideia de buscar os lugares em que a data é comemorada e como é feita essa comemoração, para trazer para vocês. Mas antes de falar sobre os lugares, vamos primeiro entender o que é essa data. Curtiu a ideia? Então vamos lá!

Origem do “Dia das Bruxas”
O Halloween ou “Dia das Bruxas” é comemorado no dia 31 de outubro. Apesar de ter uma presença forte nos Estados Unidos, onde é feriado e o dia é comemorada avidamente, muitos acreditam que a data nasceu na Escócia e na Irlanda. A palavra Halloween tem origem da expressão “All Hallows Eve”, que na tradução significava ‘véspera de todos os santos’ (já que ‘hallow’ é um termo antigo para santo), ou seja, a noite anterior do Dia de Todos os Santos.

> TOP 5 } ESPECIAL HALLOWEEN

Mas essa é só a origem do nome. Por muito tempo, historiadores diziam sobre um antigo festival pagão celta, chamado Samhain. As festividades duravam três dias, tendo o início no dia 31 de outubro e o término no do 2 de novembro. O Samhain era uma homenagem ao Rei dos Mortos, por isso a escolha da data. 
Mas vamos falar de alguns lugares em que a data é comemorada?

Estados Unidos



A festividade chegou nos Estados Unidos quando um milhão de pessoas tiveram que imigrar ao país devido ao período da Grande Fome, que ocorreu na Irlanda em 1945. O Halloween hoje, é o maior feriado não cristão do país, e foi ganhando toda uma versão estadunidense com o passar dos anos. Fogueiras, enfeites e o famoso passeio de porta em porta fazendo a pergunta “doce ou travessuras” fazem parte da nova tradição.

Irlanda 


Na Irlanda, fogueiras, fantasias e o “doce ou travessuras” também acontece. Mas, no país existe uma tradição bem típica: o Barnbrack, um pão de Halloween bem parecido como o panetone, a diferença é que ele possui objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Por exemplo, caso a pessoa achasse uma moeda, era sinal de boa fortuna, caso encontrasse um pedaço de pano significava que teria má sorte.

Áustria

No país, o costume é deixar comida, água, lanterna, ou objetos que possam ajudar as almas que voltariam para a Terra nessa noite. Além disso, algumas famílias enfeitam os túmulos dos entes queridos com velas dentro de vasos e copos.

Bélgica


Na Bélgica também existe a tradição de acender velas nos túmulos de pessoas queridas. Mas, no país existe também uma superstição de que um gato preto cruzar seu caminho ou entrar em sua casa, é sinal de má sorte.

Alemanha


Na Alemanha a época é comemorada como se fosse o dia de todos os santos, e o período dura até o dia 8 de novembro. Durante todo esse tempo, as pessoas vão à igreja rezar por aqueles que já se fora, e visitam seus túmulos. Outra tradição é esconder as facas, para se protegerem dos espíritos que estarão na terra nesta época do ano.

China


Os chineses também lembram dos mortos nessa época do ano, chamada de Teng Chieh, a tradição é colocar comida e água na frente da fotografia daqueles que já se foram, além de acender velas e lanternas, com o intuito de guiar e libertar os espíritos que estão presos na terra.

Inglaterra


Os ingleses possuem tradições bem parecidas com os norte-americanos, a diferença é que ao invés de esculpir uma abóbora, eles utilizam a beterraba. Outra tradição deles é a de jogar objetos na fogueira para espantar maus espíritos.

México

E eu não podia de deixar de falar dos mexicanos, não é mesmo? No país a comemoração também é para os mortos, entre os dias 31 e 2 de novembro há grandes festas, com música, comida e muitas cores. Os mexicanos acreditam que esse é o período em que as pessoas que já se foram voltam para a terra, e a intenção é recebê-las com muita alegria.
E aí, curtiu alguma comemoração em particular? Tenho que confessar que sempre quis passar um Halloween nos Estados Unidos, por causa de tudo o que vemos no entretenimento que consumimos de lá, mas também sempre quis visitar o México nesse período pela alegria que parece ter.
Contem nos comentários qual é lugar gostariam de ir!

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

8 Comentários

  • Carol Campos
    novembro 03, 2018

    Aaaah! Amo essa época mas, toda vez que ela chega fico pensando… Uma pena que aqui não tem, as fotos dos gringos são tão massa, olha essas fantasias que legais e o máximo que temos é nos mesmos reclamando que não temos Halloween, hahaha Fora esse pensamento particular compartilhado, EUA e México são os locais ideias que gostaria de passar. EUA por ter dado seu toque na parte de customização de fantasias não sendo somente "assustadoras" sem falar que é o EUA né?! (Quando mais nova achava que lá era um data em particular deles logo achava sensacional) e México por trazer toda essa alegria, músicas, cores, danças e claro, comida.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1058535937158926336

    • Ana Elisa Monteiro
      dezembro 26, 2018

      Ei Carol, quando era pequena queria comemorar como nos EUA, mas quando fui crescendo e conhecendo a cultura mexicana, tudo mudou. Fico feliz que tenha gostado do post viu?

      Obrigada pelo comentário. 😉

  • Gislaine Lopes
    novembro 03, 2018

    Oi Ana,
    Sempre curti o Halloween através dos filmes e achava a ideia tão legal e lamentava que a comemoração não acontecesse por aqui. Fato que nos últimos anos mudou e agora as crianças brasileiras desfrutam das comemorações nas escolas e com grupos de amigos e, honestamente, acho lindo de ver a dedicação não só delas, mas de seus responsáveis em criar fantasias e figurinos. Analisando a origem da data, faz muito sentido todo o conceito por trás da criação, principalmente porque o dia 31 se emenda ao dia de todos os santos. Mas é engraçado que, para mim quando criança, era algo exclusivo do EUA. Eu conhecia a tradição Mexicana, mas não tinha associado ao Halloween, achando que se tratava de uma comemoração isolada do país. Adorei saber mais sobre a data e bem que eu gostaria de voltar a ser criança e viver um pouquinho daquilo que muitos filmes me fizeram imaginar.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1058517451665743872

    • Ana Elisa Monteiro
      dezembro 26, 2018

      Ei Gislaine, a vontade de voltar no tempo e viver tudo o que os filmes mostram, é imensa, haha. É bacana mesmo ver a dedicação que alguns brasileiros estão tendo com a data. Fico feliz que tenha gostado do post.

      Obrigada pelo comentário. 😉

  • Luana Martins
    novembro 02, 2018

    Olá, Ana Elisa
    Nossa tenho muita vontade de passar u Halloween nos Estados Unidos, Inglaterra e no México.
    Gostei muito de saber como é comemorado em outros países que dedicam sua fé e oração aos seus mortos.
    Na minha cidade tem uma escola de inglês que todo ano faz uma festa de para comemorar o Halloween e nas creches e escolas as professoras estão comemorando com as crianças.
    https://www.facebook.com/luana.martins.7773/posts/2084013891659067
    Beijos

    • Ana Elisa Monteiro
      dezembro 26, 2018

      Ei Luana, fico feliz que você tenha gistado do post. E bem legal ver que em alguns lugares, aqui no Brasil, as pessoas começaram a comemorar a data.

      Obrigada pelo comentário. 😉

  • O Vazio na Flor
    novembro 02, 2018

    México!!!Sem sombra de dúvidas este é o lugar onde mais queria conhecer, ainda mais nesta época dedicada aos mortos!
    Andei lendo e vendo muita coisa sobre as comemorações lá e fiquei encantada com a infinidade de cores, músicas e alegria sim, para estes dias!
    Eu vejo a morte assim, como algo bom, apenas um passar de fase e por isso, o México é o mais próximo do que acredito.
    E oh, no Brasil esta data tem aparecido com mais frequência, até aqui pelo interior.rs onde o povo é de uma mente fechada danada, neste ano, vi muitas crianças fantasiadas em busca de doces e travessuras!
    Show de post!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1058395756720209920

    • Ana Elisa Monteiro
      dezembro 26, 2018

      Ei, fico feliz que tenha gostado do post. Também sou louca para ir no México nessa época do ano. Será que essas comemorações vão começar a ser frequentes por aqui? Podia né.

      Obrigada pelo comentário. 😉