LIVROS

GAROTA EXEMPLAR – GILLIAN FLYNN | RESENHA

05 junho, 2020 por

GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

“Garota Exemplar” está em destaque na lista dos melhores thrillers que eu já li! Lançado em 2013 pela Editora Intrínseca, aborda a vida de um “casal perfeito”, onde de repente a esposa desaparece e tudo se complica. Mas se você acha que muitos já utilizaram este mesmo tema, te digo que naquela época não, e até hoje ninguém soube criar reviravoltas com tanta maestria.

Amy se esforça para ser perfeita. Criada em uma família rica, onde a fama de seus pais veio através da série de livros inspirada em histórias da sua infância chamada “Amy Exemplar”, mora em Nova York e trabalha em uma revista. Até que conhece Nick e projeta seu futuro com ele. Nick encontra em Amy tudo aquilo que procurava e eles se casam.

Devido a um problema familiar, eles precisam se mudar para a cidade natal do rapaz, no Missouri, onde demonstram para todos a vida de casal exemplar que mantém. Entretanto, no dia do quinto aniversário de casamento dos dois, ele chega em casa e encontra sangue pelo chão e os móveis espalhados. É iniciada uma investigação, mas tudo aponta para Nick como grande culpado. O que será que acontecia entre aquelas quatro paredes?

“Como passar por uma porta. Nosso relacionamento imediatamente se transformou em tom sépia: o passado.”

GILLIAN FLYNN

Como eu já disse, este livro é um dos melhores thrillers psicológicos que eu já li. E olha que eu leio muito neste gênero. Acredito que a primeira grande responsável pelo sucesso seja a estrutura de escrita da história, sua forma de ser conduzida. Vamos acompanhando alternadamente a visão de Amy e Nick, porém sendo a dele iniciada no dia do desaparecimento da esposa, enquanto a dela é através de um diário que conta desde o dia em que se conheceram até a data de seu sumiço.

Com o relato de cada personagem, vamos conhecendo a história do casal e percebendo que nem tudo era tão exemplar assim neste relacionamento. E aí entra a parte complicada, pois a escrita é em primeira pessoa e ambos são extremamente envolventes. Enquanto ela narra as mudanças sofridas no relacionamento ao longo do tempo, ele tenta encontrar uma forma de se inocentar das acusações.

“‘Caramba, Nick. Por que você é sempre tão maravilhoso pra mim?’ Era pra ele dizer: Você merece, eu te amo. Mas ele disse: porque eu sinto muito por você. Porque toda manhã você tem que acordar e ser você.”

GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

Ao cruzar os dois relatos você percebe que os dois são muito pouco confiáveis, mas não consegue evitar ficar do lado de cada um ao terminar o seu capítulo. Eu perdi as contas de quantas vezes achei Nick um mentiroso, agressivo e manipulador. Ou achei Amy mesquinha, intolerante e chata. E no fundo de tudo isso existe um sequestro ou assassinato, ou seja, é muito grave!

Aqui está o grande poder da autora Gillian Flynn. Ela criou uma trama cheia de detalhes, porém real. Com uma escrita bem fácil, ela trouxe à tona toda a sujeira que pode estar escondida atrás de uma “fachada brilhante” que todos veem. No entanto, não se engane. A solução do crime é apenas uma das várias reviravoltas chocantes que ela vai te oferecer!

“É um tanto perturbador recordar uma lembrança calorosa e sentir-se profundamente frio.”

“Garota Exemplar” aborda o problema da necessidade em ter que ser outra pessoa para agradar ou conquistar alguém. A frustração em se vestir de um personagem, pois apenas o seu “EU” não é suficiente. E também como às vezes você realmente não conhece quem está à sua frente, ainda que anos tenham se passado. O livro fala sobre a fragilidade dos relacionamentos e a necessidade de perfeição perante à sociedade.

Essa história foi muito bem adaptada para o cinema em 2014, também com o título de “Garota Exemplar”, sendo indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz para Rosamund Pike, que interpretou Amy. Também foi indicado ao Globo de Ouro em quatro categorias: Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Com o elenco e direção que tem, não dava para ser diferente (David Fincher, né amores!).

“Tem uma grande diferença entre realmente amar alguém e amar a ilusão dela.”

GAROTA EXEMPLAR - GILLIAN FLYNN

Bom, não é possível dar muitos detalhes da história pelos motivos que já falei: Muitas reviravoltas, narradores nada confiáveis, manipulação, fingir ser o que não é… É difícil desviar de um spoiler. Então se você não leu ainda, te aconselho a começar sem procurar mais informações e sem assistir o filme. Agora se você já assistiu, aconselho a leitura da mesma forma. Algumas surpresas serão quebradas, porém o mergulho na mente dos personagens será mais profundo.


garota exemplar

Titulo: Garota Exemplar
autora: Gillian Flynn
Ano: 2014
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Gêneros: Suspense e Mistério
Adicione a sua lista de Skoob
Compre usando nosso link do AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

14 Comentários

  • Erika Monteiro
    junho 29, 2020

    Oi Karina, tudo bem? O que dizer dessa autora? Criou uma história que para muitos leitores se tornou inesquecível. Tem um tempo que li o livro mas confesso que gostei bem mais do filme. Talvez pela escolha dos personagens, pelas reviravoltas, e claro pelo Ben Affleck (um ator que admiro muito). Quanto ao livro seu detalhamento de cenas nos faz imaginar cada cena como se estivéssemos com os personagens. É surreal! Um abraço, Érika =^.^=

  • Maisa Gonçalves
    Maisa Gonçalves
    junho 29, 2020

    Karina, acredita que ainda não li o livro? E sou fã de suspense… gosto muito dessas tramas, onde nem tudo está as claras, e vamos descobrindo as coisas em camadas. Vou seguir sua sugestão, afinal não assisti o filme, e vou fugir de qualquer referência para não estragar minha experiência. Adorei sua resenha – sempre arrasando, e adorei as fotos!

  • Yasmine Evaristo
    junho 29, 2020

    Gillian é uma das minhas autoras preferidas da última década. Ela sabe estruturar seus livros tão bem, de uma maneira tão cinematográfica, que eu não consigo largar eles depois que começo a ler. Amo a maneira como o plot central de “Garota Exemplar” é dado. Uma das maiores surpresas que já tive na minha vida de leitora. Apenas amo demais.

  • Olá! Me impactou quando disse aqui que o livro aborda essa necessidade que algumas pessoas têm em ter outra pessoa para agradar ou conquistar. Pra te falar a verdade, nem sabia que era um Thriller psicológico! Mas fiquei bem interessada em ler, admito. Até mesmo pelo fato de notar o seu entusiasmo pela obra aí longo da resenha. Fica pra mim uma super dica!

  • Debora Sapphire
    junho 28, 2020

    Acho “Garota Exemplar” um excelente thriller e é ótimo que ganhou muito destaque entre os mesmos do gênero. E que pra você, é um dos melhores thrillers que já leu. É muito intrigante e interessante essa problemática abordada nesse livro e essa construção deturbada da visão da família perfeita, que por trás dos panos, vemos que nada é o que aparenta ser.

  • Leticia Rodrigues
    junho 28, 2020

    o livro em si nunca li, mas o filme ja revi 2 vezes e adoro, sinceramente a obra me surpreendeu muito a personagem principal é muuto bem elaborada.

  • Valéria
    junho 28, 2020

    Oi, Karina. Eu vejo muita gente falando tão bem desse livro que sinto certa curiosidade em ler. O filme ainda não assisti. Queria fazer a leitura primeiro. Realmente, Fincher é mestre. Acredito que o trabalho tenha feito jus a obra escrita.
    Curiosa essa narrativa alternada dessa maneira, com a inserção de um diário…

    Tschüss

  • Graziela Costa
    junho 28, 2020

    Esse livro também é um dos melhores thrillers psicológicos que eu já li, tanto que vou reler agora em julho! Arrasou na resenha amiga 😉

  • Lilian Farias
    junho 28, 2020

    Eu li esse livro faz um tempinho, achei um juvenil bobinho, mas que cumpre seu papel diante do público alvo, não vou dizer que foi de minhas melhores leituras, mas não é ruim, apesar disso, não vi o filme e acho uma boa para hoje e talvez tenha outra visão e até releia o livro.

  • Joyce
    junho 28, 2020

    Eu assisti ao filme e gostei. Pretendo ler o livro em breve, pois ainda não li nada da autora. Resenha linda.

  • Ramonielle
    junho 14, 2020

    Adorei esse livro. Quando li já havia assistido ao filme, mas é muito melhor!

  • Stephanny Manini
    junho 08, 2020

    Adoro a escrita da Gillian Flynn, gosto muito da temática de thrillers psicológicos e esse livro da autora ainda não li, mas depois dessa resenha sem duvidas irei ler o mais rápido possível.

    Obrigada por essa resenha linda.

  • Esse é um dos meus livros favoritos do gênero, por ser meu primeiro contato com thriller psicológico e, também, com as obras de Gillian Flynn. A escrita dela é incrível, daquela que você fica com medo até da sombra, mas ao mesmo tempo, com muita curiosidade para saber o que vai acontecer. E esse livro mexeu bastante comigo, principalmente por se tratar do quanto as pessoas podem ser apenas aparências, e no fundo, você se surpreende.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

  • Leila
    junho 06, 2020

    Adoro o livro e o filme, uma das poucas adaptações que faz jus ao livro!!!