FILMES

FORD VS FERRARI | CRÍTICA

14 novembro, 2019 por

Ford vs Ferrari, de James Mangold, nos traz um elenco estrelado: os vencedores do Oscar® Matt Damon e Christian Bale. O filme é baseado na história real do idealista designer de carros, o americano Carroll Shelby (Damon). Também é a história do impávido piloto britânico Ken Miles (Bale). Eles brigaram com unhas e dentes contra processos corporativos, interferências e desafetos, bem como se metem até mesmo contra as leis da física. Sem deixar de salientar suas próprias personalidades – Miles era um tanto irascível e incontrolável.

Contudo, juntos, eles construíram e desenvolveram um carro que revolucionou a história da Ford Motor Company. Dessa forma a empresa foi capaz de ir à luta por um lugar privilegiado entre os poderosos carros de corrida de Enzo Ferrari. Essa é a história das 24 Horas de Le Mans, na França (1966).

Eu não sou uma pessoa que entende de automobilismo, mas fiquei impressionada com a história do filme quando assisti o trailer antes de outra exibição na tela do cinema. Conversei um pouco sobre o assunto com um amigo entendido do assunto (alô, Fernando!), que com certeza me enriqueceu e enriqueceu esse texto com seu conhecimento de causa. Detalhe: Eu não quis saber a história real da vida dos dois personagens centrais. Então o filme foi todo e completamente uma surpresa pra mim.

A cabine de imprensa foi em sala IMAX, ou seja, Image Maximum. Fez MUITA diferença… Todo aquele som puro da trilha sonora produzida separadamente do filme nos faz viver uma realidade muito vívida. Então essa experiência foi ainda mais imersiva dada à qualidade da sala onde o longa foi exibido.

Eu me peguei diversas vezes surpresa com o enredo de Ford vs Ferrari. Literalmente de boca aberta, olhava para os lados e via a reação dos colegas tão impressionados quanto eu. Um filme que nos leva ao auge da emoção, mexe também com nosso senso de humor. Em pitadas sóbrias, foi possível dar boas gargalhadas e ficar totalmente impressionada com a velocidade alcançada durante os testes e as corridas.

Assim, o filme trata de uma decisão que Henry Ford II (Tracy Letts) teve na década de 1960. Ele queria vencer Enzo Ferrari (Remo Girone) de qualquer forma. Assim, precisariam construir um super carro de corrida, no caso, o GT40. E assim, sonhar com o primeiro lugar nas 24 horas de Le Mans. Americanos contra italianos.

Matt Damon encarna um ex-piloto que foi campeão de Le Mans – Carroll Shelby –, mas que foi afastado das pistas por condições de saúde. Entretanto, ele não abre mão de estar o mais perto das pistas o possível. Shelby é quem convence a Ford a contratar o piloto britânico Ken Miles – vivido por Bale.

Miles é muito esquentado, explode com facilidade, e na maioria das vezes faz as coisas do seu próprio modo. Porém, Miles é muito bom pilotando. Ele é um corredor nato. E tem fome de velocidade. Conhece um carro como poucos. E através de test drive ele vai redefinindo conjuntamente a Shelby, o que está faltando ou o que está errado com o GT40.


Os dois possuem uma forte amizade, e ambos transpiram o papel representado. Todos os louros no caso, eu entrego a Bale. Ele está perfeito (pra variar) em transmitir uma personalidade tão forte e única como a de Miles. Não vou adentrar as tramas paralelas nessa história, para que você possa também ter uma experiência única ao se dirigir ao cinema.
Finalizando, a trama completa me envolveu de forma a me deixar embasbacada no momento que finalmente os créditos sobem. Se atentem a imagem real da dupla de amigos no fim do filme. É muito emocionante. E eu saí do cinema com um sentimento dúbio de emoção e choque. Uma vivência que você precisa viver! Não perca a oportunidade de assistir Ford vs Ferrari em uma tela de cinema.

______________________________________________________________________________________________________________

 

 

Estreia: 14 de novembro de 2019
Duração: 2h 33min
Direção: James Mangold
Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe
Gênero: Biografia, Drama
Cinematografia: Phedon Papamichael

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

50 Comentários

  • Leitura Enigmática
    dezembro 02, 2019

    Ainda não assisti, mas desejo demais, pois estou bem curioso para saber dessa história toda que deve estar intensa e surpreendente. Espero assistir em breve.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Ah, sim. A carga dramática do filme é bem importante. Não é só a ação e adrenalina que contam não.
      Espero que seja uma boa experiência pra ti.
      Abraços

  • lilian farias
    dezembro 01, 2019

    Não conhecia o filme e achei interessante. Me parece que os dois formaram uma boa parceria, apesar do comportamento, pelo que pude entender na resenha, mais explosivo de Miles. Curti bastante a resenha, achei diferente e inusitada para mim.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      hahaha Sim, Lilian. Miles é uma figura. Só assistindo pra ter noção do quão doido ele era. Mas, essa personalidade forte dele fez ele alcançar muita coisa boa, e também inimigos poderosos.
      Valeu pelo comentário. Abraços

  • Fernanda Santos Barroso
    novembro 28, 2019

    Olá!
    Eu nem sabia que um filme assim estava pra lançar, mas normalmente não faz o meu estilo de filme, sabe. Porém, eu conheço alguém que ia amar: meu pai! Sério, a cada parágrafo só pensei nele e já anotei a dica pra passar!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Fernanda, fico lisonjeada de saber que através da minha crítica, o que dei a entender do filme, te fez lembrar de seu pai. Nossa! Espero que ele assista e se divirta tanto quanto eu. Se eu que não sou fã e não entendo não fiquei super envolvida… imagina ele?
      Abraços

  • Debyh
    novembro 28, 2019

    Eu não sou muito ligada em filmes de biografia, aliás eu raramente tenho paciência para ver filmes rs.
    Mas gostei da parte de terem balanceado humor e emoção, sempre acho chato filmes com carga muito dramática.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Debyh, eu também não me ligo muito em filmes extremamente dramáticos não. De drama, basta a vida real!!!
      Eu gostei muito da experiência com esse longa. Se um dia for assistir, desejo que tenha uma boa experiência, assim como eu.

  • Ana Caroline Santos
    novembro 27, 2019

    Olá, tudo bem? Realmente também não é um assunto que me chama tanta atenção, mas forma trabalhada me chama atenção. Não conhecia o livro, por isso com certeza dica anotada. E espero curtir o enredo. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Huummm, espero que consiga dar uma oportunidade ao filme. E que goste!
      Abraços

  • Maria Luiza Lelis
    novembro 27, 2019

    Oi, tudo bem?
    Estou muito curiosa para ver esse filme! Esse ano comecei a me interessar mais por automobilismo e esse filme chamou minha atenção. Pelo que você falou, acredito que seja ainda melhor do que eu estava esperando. Parece que é um filme muito envolvente e capaz de surpreender e emocionar.
    Adorei o post e espero conseguir assistir em breve.
    Beijos!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Maria Luiza, você é a primeira nesse post (incluindo eu mesma), que relata ser interessada no assunto automobilismo. O que posso te dizer? Você vai pirar com esse filme. Também espero que você consiga assistir em breve. E tenha uma ótima experiência.
      Beijão

  • Thayza
    novembro 27, 2019

    Olá!

    Esse é um filme que eu não consideraria assistir no cinema e talvez nem em casa, mas sua resenha me prendeu e acredito que se sua opinião já me chamou atenção o filme deva de fato falar a pena. Agradeço pela dica, espero curtir a experiência mesmo não sabendo nada do assunto.

    Beijos

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Hey, Thayza… Fico muito satisfeita em saber que meu texto chamou sua atenção e talvez, tenha chamado um pouco de interesse da sua parte em conhecer o longa. É um ótimo drama com muita adrenalina. Acho que vale a pena demais!!
      Beijocas

  • Diane Ramos
    novembro 27, 2019

    Olá…
    Assim como você, também não entendo nada nadinha de automobilismo, porém, ao ler sua crítica sobre o filme fiquei bastante interessada em assistir… Acho que vou convidar umas amigas pra ver comigo 😉
    Bjo

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Diane, pouca coisa é melhor e mais divertido do que reunir amigos para ver filme. Fiz isso no sábado, aqui em casa. E foi uma das melhores coisas dos últimos meses. Espero que o pessoal se anime para assistir com você.
      Beijocas

  • Bianca
    novembro 27, 2019

    Oi
    Eu vi o trailer desse filme e fiquei bem animada para conhecer, por mais que assim como você não entenda muito sobre automobilismo parece ser uma história rica em detalhes. Agora depois dessa crítica é que eu quero vê mesmo.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Então, Bianca. Eu fiquei muito mexida e interessada só em ver o trailer. A história por si só não me chamaria tanto a atenção assim. Mas, os atores escolhidos para protagonizá-lo já mexeu demais com meus interesses. hahahaha No fim das contas, foi ainda melhor do que eu poderia imaginar.
      Abraços

  • PS Amo Leitura
    novembro 27, 2019

    Ainda não tinha visto sobre esse filme, mas confesso que fiquei bem interessada. Deve abordar perfeitamente a amizade entre eles e toda a jornada, né? Fiquei curiosa. Pretendo dar uma chance em breve.

    Beijos,

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Fiquei feliz em saber que darás uma chance ao filme. Ele realmente é muito dramático, e nos leva beeemmm além das competições e dos carros. Vale a pena! Obrigada pela visita. Beijão.

  • Ivy
    novembro 24, 2019

    Oiii Carol

    É incrivel quando um filme nos surpreende ao ponto de nos deixar com a boca aberta, é dificil até de falar porque a gente quer que todo mundo assista e sinta o mesmo. Acredita que é a primeira vez que ouço falar sobre esse filme? Ando meio desconectada ultimamente, preciso me atualizar. Assim como vc sei nadinha de automobilismo, mas parece ser uma história que tb vai me prender.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      É verdade, Ivy. A gente acaba querendo espalhar nossa experiência para todo mundo. hahahaha Seria muito legal que outras pessoas também se surpreendessem com o longa, assim como eu me surpreendi mesmo não entendendo NADA desse universo.
      Beijocas

  • Ivi Campos
    novembro 24, 2019

    Pelo nome do filme, meu interesse seria zero, mas adorei a forma como você descreveu o enredo e fiquei master curiosa pra assistir, além é claro de adorar o Bale e querer ver tudo o que ele faz. Também não manjo nada de automobilismo, aliás, nem de carro, mas fiquei instigada.
    Beijos

  • Ivi Campos
    novembro 24, 2019

    Pelo nome do filme, meu interesse seria zero, mas adorei a forma como você descreveu o enredo e fiquei master curiosa pra assistir, além é claro de adorar o Bale e querer ver tudo o que ele faz.
    Beijos

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      Ivi, Bale tá fantástico (mas, né? isso não é novidade). O filme é muito emocionante, cheio de boas cenas, com muita ação e sentimento. Acho que vale a pena conhecer essa história. Obrigada pelo comentário, pois adorei saber sua opinião sobre meu texto.
      Beijão

  • Oi! Eu não sou o tipo de pessoa que entende e é apaixonada por carros, mas parece interessante mesmo…. e os atores são ótimos!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      dezembro 10, 2019

      hahaha Eu também não entendo nadica de carros e competições. Só sei que me emocionei pra caramba com o filme. Ótima pedida!!!

  • Cidália
    novembro 23, 2019

    Confesso que não é meu tipo de filme, mas meu marido e meu filho curtirão com certeza! Parece muito bom!!
    Dica anotada.

    Bjs

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 24, 2019

      Indica pra eles então, Cidália!! Eu adorei…

  • Eduardo Moretti
    novembro 22, 2019

    Filmaço. Já assisti e adorei. Super recomendo.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 24, 2019

      Que ótimo! Sinal que assisti direitinho e não estou exagerando. hahahhaa
      Abraços

  • Lucy
    novembro 20, 2019

    Olá!
    Eu nem tinha dado muito por esse filme quando vi o trailer e propaganda, mas adorei a sua resenha! Vou pensar a respeito quando for ao cinema! rs
    bjos
    Lucy – Por essas páginas

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Lucy, esses comentários valem todo o tempo gasto escrevendo o post, viu?
      Espero que seja uma boa experiência pra você. Porque eu ADOREI!!
      Beijocas

  • Alice Martins
    novembro 20, 2019

    Olá,

    Primeiramente, parabéns pelo post, pois está muito completo e de fato nos deixa com muita vontade de conferir essa obra. Ainda não conhecia esse filme, mas achei bem interessante toda a história, que me despertou várias coisas apenas ao ler sua resenha. A trama parece ser sensacional, já anotei a dica para ver o quanto antes. Espero mais posts como esse. Amei!

    Beijos!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Alice, que ânimo dá ler um comentário desses!!! Obrigada mesmo.
      Fico feliz que tenha se animado a conhecer essa história. Ela é bem forte e me emocionou bastante.
      Tomara que você goste do filme, e que nos visite mais vezes. Beijão

  • Rayanni Araujo
    novembro 20, 2019

    Olá, tudo bem? Li algumas criticas sobre o filme mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Gostei muito das suas considerações , com certeza irei adicionar na lista!
    Um beijo. ♥

  • Rayanni Araujo
    novembro 20, 2019

    Olá, tudo bem? Li algumas critcas sobre o filme mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Gostei muito das suas considerações , com certeza irei adicionar na lista!
    Um beijo.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Oba. Fico feliz que tenha se animado pra ver o filme! Foi uma experiência muito legal pra mim.
      Beijocas

  • Vanessa Vieira
    novembro 19, 2019

    Nossa! Há muito não tinha indicação de filme tão completa e emocionante como a sua! Eu não entendo nadica de carros, mas sempre curti filmes que dão espaço para eles! E saber que tem uma história de amizade na trama me deixou ainda mais curiosa !

    Um abraço pra ti!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Que delícia de comentário, Vanessa. Obrigada. Realmente anima a gente.
      Espero que consiga ver o filme e que se empolgue feito eu.
      Abraços

  • Suellen Souza
    novembro 19, 2019

    Olá Carol,
    Sua escrita é ótima, já me prendeu desde o inicio do texto, e me interessei para assistir ao filme, e olha que não gosto muito de automobilismo não. rsrs a não ser os filmes do Velozes e furiosos que trata mais de corrida em sim. Mas vou anotar aqui sua indicação.
    Abraços!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Hey, Su! Espero que goste do filme. Ele não tem o clima de Velozes e Furiosos, mas é muito bom. Forte, emocionante. Quem sabe você goste?
      Abraços

  • Alisson Gomes
    novembro 19, 2019

    Oi Carol!!
    Eu adoro cinema, ainda não consegui ver um filme em IMAX porque em minha cidade não tem, e sempre que vou a outra cidade que tem nunca da tempo, eu nem sabia da existência dessa concorrência “Ferrari x Ford”, esse sem dúvidas seria um filme fora da minha zona de conforto então muito provavelmente eu não iria vê-lo por livre e espontânea vontade, mas a sua resenhas fez eu me interessar, vou esperar chegar em algum streaming para ver!!

    Beijos
    https://eitajali.blogspot.com

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Hey, Alisson… a experiência na sala IMAX é muito imersiva. Imagina 3D então? ADORO!
      Mas, sobre o filme, mesmo sendo fora da minha área de conforto, eu fiquei muito feliz por ter vivenciado essa experiência. Espero que goste quando tiver a oportunidade de ver.

  • Helana Ohara
    novembro 19, 2019

    Tu assistiu um filme que estou doida para ver. Apesar de também não entender de automobilismo, o filme conta uma história de rixas e amizades bem reais!!!!!

  • Helana Ohara
    novembro 19, 2019

    Tu assistiu um filme que estou doida para ver. Apesar de também não entender de automobilismo, o filme conta uma história de rixas e amizades bem reais.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Helana, verdade!! Sabe, essas rixas acabaram por me dar muita raiva no desenrolar da história. Mas, a vida real é assim mesmo!!! Assista quando tiver oportunidade.
      Abraços

  • Raíssa Zaneze
    novembro 19, 2019

    Oi Carol! Eu tenho visto falar pra caramba sobre esse filme, até mesmo pelos grandes protagonistas que tem. Eu não me ligo muito na temática de automobilismo, mesmo com uma história baseada em fatos reais, que costuma me ganhar. Mas, sei que verei pelo Bale e o Damon. Admiro muito os dois e sempre tento ver os filmes em que eles estão. Adorei a crítica, porque me fez entender mais da trama, que não tinha nada a ver com o que eu tinha pensado no início rs. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      novembro 22, 2019

      Oi Raíssa. Eu confesso que não entendo nada de automobilismo também. Porém, eu me interessei pela história ser real, ser forte e ter esses dois excelentes atores. Resumindo, deu pra perceber que eu não me arrependi!!!
      Tomara que você tenha uma boa experiência também.
      Beijão

  • […] FORD VS FERRARI | CRÍTICA […]