O Escaravelho do Diabo foi um grande sucesso literário da série Vagalume entre os anos 80/90 e recentemente a adaptação  estreou nos cinemas.

Com mudanças bem significativas, como a idade de Alberto, que originalmente era um jovem adulto, na adaptação ele aparece como uma criança de 13 anos. Creio que o motivo seja buscar o mesmo público jovem que tinha nos anos 80. Sem falar que ao situar a história nos dias atuais alguns detalhes se perdem, principalmente nos diálogos e em partes da investigação realizada por Alberto e o delegado Pimentel.

Pra quem não conhece a história dá so uma olhada na sinopse:
     A pequena cidade de Vale das Flores é marcada por um crime surpreendente: o jovem Hugo Maltese  é encontrado morto com uma antiga espada encravada no peito. O detalhe é que, antes de morrer, ele recebeu uma estranha caixa com um escaravelho dentro. Logo outra vítima é morta, após receber uma caixa semelhante. O delegado Pimentel e o garoto Alberto Maltese começam a buscar este assassino em série, que escolhe seu alvo com uma característica em particular: são todas pessoas ruivas legítimas.

O Escaravelho do Diabo ao transportar para as telas uma história consagrada, merece ser assistido não apenas por uma nova geração, mas por todos os brasileiros que já leram a história. Lembrando que a classificação do filme é 12 anos.