LIVROS

ENRAIZADOS – NAOMI NOVIK | RESENHA

21 agosto, 2019 por

ENRAIZADOS - NAOMI NOVIK

“Enraizados”  da autora Naomi Novik  é um livro da editora Rocco lançado em 2017, é uma publicação que mistura contos de fadas, romance, fantasia e muita aventura. Na história Agnieszka é uma jovem que ama sua vila e sua casa, mesmo com uma floresta corrompida a espreita do seu lar. As pessoas que vivem no vale só podem contar com um mago frio, conhecido como Dragão para apaziguar a ira da floresta e impedir seu avanço.

Para fazer isso, o mago cobra seu preço: a cada dez anos, uma jovem é entregue para servi-lo, um destino que todos temem. O dia da escolha está chegando, mas todos acreditam que o Dragão vai escolher Kasia, uma menina corajosa, graciosa, talentosa e que é sua melhor amiga. Agnieszka teme esse dia, mas ela o teme por motivos errados.

Essa é a sinopse da história. Devo dizer que esse foi um livro difícil para mim. Às vezes, algumas histórias simplesmente não funcionam para mim, mesmo tendo todas as coisas que eu gosto em um bom livro. E “Enraizados” foi uma dessas histórias. Eu demorei muito para terminá-lo, não conseguia avançar na leitura, achava ela bem cansativa e não conseguia “entrar” no enredo.

Acho que isso foi o que não funcionou. Quando leio um livro, acabo esquecendo o mundo e mergulhando nas páginas e palavras, e não aconteceu isso. Apenas nas últimas 100 páginas a leitura conseguiu fluir de uma forma mais fácil para mim.

“Nosso Dragão não come as meninas que captura, não importam as histórias que contem fora do vale. Nós às vezes as ouvimos por conta dos viajantes que passam por aqui. Eles falam como se estivéssemos sacrificando um ser humano e ele fosse um dragão de verdade.”

Agnieszka não é como aquelas personagens perfeitas. Ela é desastrada, teimosa e forte de uma maneira só dela. Ela cresceu sabendo que sua geração, seria aquela que teria uma garota levada pelo Dragão. Com a melhor amiga sendo tão graciosa e talentosa, e ela toda desastrada, ela cresceu com a certeza e com o medo de que não seria escolhida, mas nesse dia, perderia sua melhor amiga.

Já na primeira linha, ela conta que o Dragão do vale, não come as meninas e que aquelas que são pegas até voltam para o vale, mas não conseguem mais ficar no antigo lar e vão atrás de coisas maiores.

Kasia, por sua vez, cresceu sendo incentivada a ser corajosa, graciosa e talentosa. Mesmo em momentos de fragilidade, sua mãe fazia a garota ter coragem, para que quando chegasse a hora da escolha, ela se saísse bem longe da família.

Já o Dragão com todo seu poder e frieza, é uma pessoa distante do vale. Só aparece quando é chamado para combater a floresta ou nos festivais para receber seu tributo e escolher a menina. Reservado em sua torre, o Dragão também só vai à corte quando é solicitado.

No entanto, a história não fica apenas nesses personagens. Posso adiantar que temos vários magos, não apenas o Dragão, príncipes, princesas, reis e rainhas. Muita intriga de corte, criaturas mágicas e as histórias que Agnieszka acredita e canta em suas canções. Sim, todas as histórias e acontecimentos acabam virando canções no reino, que são cantadas de vilarejo em vilarejo.

Além disso, como disse no início, em “Enraizados” temos um toque de romance com cenas mais quentes. Mas a autora não foca tanto assim nele, afinal, tem muita história no enredo. Não darei spoiler sobre a trama, mas preciso dizer que seu final, em minha opinião, foi perfeito. Naomi conseguiu dar um desfecho para os personagens sem deixar com que dúvidas ficassem, pelo menos para mim.

“Claro que não é assim: ele pode ser um mago imortal, mas continua sendo um homem, e nossos pais se uniriam e o matariam se a cada dez anos ele quisesse usar uma de nós como comida. Ele nos protege contra a Floresta, e somos gratos; mas não tanto assim.”

Sobre a capa: MEU DEUS QUE COISA LINDA. Sério? Quem não pegaria esse livro, apenas por causa da capa? Eu com certeza pegaria. E ela possui de uma forma simples, coisas que remetem a história: uma torre, a vila e traços de uma floresta, com árvores e raízes. “Enraizados” é um título perfeito para a história, que você poderá descobrir se ler o livro.

Naomi Novik nasceu em Nova York, mas cresceu com contos de fadas poloneses, Baba Yaga e Tolkien. Novik se graduou em Literatura Inglesa na Universidade de Brown e se pós graduou em Ciência da Computação na Universidade de Columbia. Seu primeiro romance, “O Dragão de sua Majestade” foi publicado em 2006 e traduzido para mais de 20 idiomas. No Brasil, ele foi lançado em 2010 pela Galera Record.

Novik ganhou o Prêmio John W. Campbell de Melhor Autora Revelação, o Prêmio Compton Crook e o Prêmio Locus de Melhor Primeiro Livro. Além disso, a autora foi indicada ao Hugo Award em 2016 e venceu o Nebula Award de 2015. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a autora, clique aqui e entre no site dela.

___________________________________________________________________________________________________________________

Título: Enraizados de Naomi Novik
Ano: 2017
Páginas: 384
Editora: Rocco
Gênero: Fábula, Fantasia, Jovem Adulto, Ficção
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

22 Comentários

  • Flavia
    setembro 03, 2019

    Nossa, amei essa indicação e acho que vou amar esse livro. Já salvei aqui na minha lista e espero conseguir lê-lo o quanto antes.

  • Jaqueson Pimenta
    setembro 03, 2019

    Oba! Amo livro de fantasia!
    A capa dele lembra aquelas de literatura de cordel pelo traço simples.
    O enredo é bem interessante e parece mais uma viagem interna e crescimento pessoal do que uma jornada por terras distantes em busca de aventura.

  • Jéssica Nobre
    setembro 03, 2019

    Me convenceu na palavra “dragões”!! Amo histórias que possuem culturas diferentes como plano de fundo e acho que preciso ler menos coisas americanizadas. Mas você disse que a leitura foi um pouco dificil, então tô com um pouco de medo mas vamo que vamo hahaha

  • Klauze
    setembro 02, 2019

    Livro instigante.

  • Joao Victor
    setembro 02, 2019

    Livros de fantasia não é a minha praia, mas pela resenha animei de ler

  • Ana Lúcia Pimenta
    setembro 02, 2019

    Gostei,acho que leriabpela capa .

  • Ana Clara
    setembro 02, 2019

    Gênero “Fantasia “? Já ganhou toda a minha atenção kk

  • Isabelle Lima Magalhães
    setembro 02, 2019

    P.S:
    Essa capa é simplesmente incrível!
    O livro já me ganharia por ela, com essa resenha aí parece que eu vou amar!

  • Ana Carolina Oliveira
    setembro 02, 2019

    Uma bela mistura de contos de fadas, aventura. Um pouco de tudo, adoro fantasias, principalmente magos e dragoes.

  • Cristiane I Cheng Li
    setembro 02, 2019

    Com certeza lerei o livro, uma mistura boa de fantasia e aventura, a la Tolkien e Percy Jackson. Acredito q tbem tem um direcionamento mais juvenil, mas interessei.

  • Isabelle Lima Magalhães
    setembro 02, 2019

    Fantasia é meu gênero favorito, amei a dica!

  • Karyne
    setembro 02, 2019

    Te entendo! Tem livros que são difíceis de terminar, leva tempo eu estou lendo um que me sinto assim, parece que não acaba nunca. Agnieszka? Gente nem sei pronunciar isso kkkkk nunca tinha ouvido falar desse livro e concordo com vc: capa linda!

  • Nicole Ferreira Soares
    setembro 02, 2019

    Não sou uma leitora que ama fantasias e contos de fadas mas estou tentando mudar isso pois é tudo tão mágico!

  • Ana Carolina Oliveira
    setembro 02, 2019

    Mistura um pouco de tudo, adorei ser uma fantasia, adoro magos e dragoes.

  • Fátima Cristina Amaral
    setembro 02, 2019

    Contos de fadas, romance, fantasia e aventura. Ameeeii, tudo que eu amo e mais prezo em um livro.

  • Jéssica Cristina Fontoura Amaral
    setembro 02, 2019

    Livro bacana para sair da vibe dos livros de terror, achei interessante e vou dar uma conferida.

  • Ketherine Gomes Loregian
    setembro 02, 2019

    Capa é linda e não conhecia a história. Achei interessante e vou dar uma chance e ver como funciona. Vc arrasa sempre.

  • JANIS CRISTINA SOUZA E COSTA
    setembro 02, 2019

    A capa e linda !!

  • Ana Maria
    setembro 02, 2019

    Nem lembro o último livro de magia que li

  • Júlia
    setembro 02, 2019

    Adoro livros de fantasia, é meu gênero preferido da vida ❤️. Vou colocar esse na minha lista.

    • Júlia
      setembro 02, 2019

      Essa Agnieszka parece comigo kkkkkkk, já quero ler esse livro

  • Layla
    setembro 02, 2019

    Menina, super concordo com você! Que capa maravilhosa! E aquele que você fez das capivaras também! Nossa, que capas lindaaas! Não tem jeito, a gente não pode julgar um livro pela capa, mas que ela conta muito ela conta!