SÉRIES

DEUSES AMERICANOS | CRÍTICA

04 junho, 2020 por

Deuses Americanos

Temos várias opções de entretenimento nos canais de streaming, nesse período que ficar em casa é uma excelente escolha. E para quem quer se aventurar em um mundo mágico, cheio de deuses e uma guerra, Deuses Americanos  (American Gods) é uma excelente opção disponível na Amazon (Prime Vídeo). A série possui todos esses elementos, sendo uma série homônima de um livro do autor Neil Gaiman, que é o maior escritor de fantasia vivo de acordo com a crítica (e por mim também que tenho várias publicações dele).

A série produzida pela Starz e desde 2017 sendo composta por duas temporadas, cada uma com 8 episódios de aproximadamente uma hora de duração inspirada no livro que foi publicado em junho de 2001 sendo o mais conhecido e aclamado do autor. Ganhou os prêmios: Bram Stoker em 2001, Hugo em 2002 e Nebula em 2003 (os mais prestigiados prêmios para livros do gênero de fantasia e ficção científica) na categoria de “Melhor Romance”. Vale muito a pena a leitura!

Gaiman é o mestre em misturar fantasia com vida real, logo Deuses Americanos não fugiria disso. Deuses caminham livremente sobre a Terra e vivem suas vidas como qualquer ser humano, somos confrontados com questões complexas presentes em nossas vidas. Então, podemos ser atendidos naquela lanchonete que frequentamos por uma dessas divindades, já que que nesse cenário, elas imigraram para os Estados Unidos e vivem como nós, mortais.

Foi realizada uma pesquisa incrível pelo autor, que trouxe para nós muitos deuses esquecidos. Um exemplo é Chernobog, uma entidade eslava mencionada de forma menor em textos do século XII, outro exemplo é Bilquis, a deusa do amor/sexo, dentre outras divindades, cada episódio começa com contos épicos que explicam a origem dos deuses, bem como ajudam a explicar suas personalidades, poderes e principais características. Dessa forma, os episódios nunca ficam estagnados, pois, em todos eles, o expectador recebe novas informações que auxiliam a compreender essa intrincada e complexa trama.

Shadow Moon (Ricky Whittle), o protagonista da história, sai da cadeia alguns dias antes de finalizar sua pena e na “volta para casa” conhece um senhor muito icônico chamado Mr. Wednesday (Ricky Whittle) que o convida para ser seu guarda-costas. Um guarda-costas muito útil para o momento, pois Shadow acabou de aceitar um emprego de alguém que está no meio de uma guerra. Wednesday está reunindo todos os velhos deuses que se sentem relativamente mais fracos por terem cada vez menos fiéis, pessoas que acreditam em sua existência, para enfrentar os novos deuses, que são os deuses relacionados à mídia e a tecnologia, que estão se fortalecendo nos dias de hoje. E é para o meio desse conflito que o protagonista Shadow Moon é sugado.

Duas cenas que me marcaram demais logo na primeira temporada foram, a apresentação da deusa Bilquis (Yetide Badaki) muito bem representada na sua atual profissão, me fez vibrar ao assistir e também não poderia deixar de citar a atriz Gillian Anderson que representou a Mídia na série que ficou fantástica Lucille Ball – I Love Lucy. A fotografia e maquiagem da série estão simplesmente fantásticas!

DEUSES AMERICANOS

Em sua primeira temporada Deuses Americanos teve como showrunners (termo em inglês que define um encarregado do trabalho diário de um programa ou série de televisão, e que visa, entre outros, dar coerência aos aspectos gerais do programa) Bryan Fuller (Hannibal) e Michael Green (Blade Runner), que deixaram a função logo após o fim da primeira temporada devido a projetos individuais. Mesmo que Craig Cegielski, o novo showrunner da série, tenha se esforçado para manter a identidade visual criada por Fuller, é possível notar como a saída do aclamado diretor influenciou nas decisões da segunda temporada.

A série se mantém bastante fiel ao livro e, no geral, há uma certa falta de momentos visualmente marcantes em sua segunda temporada, o que faz com que perca um pouco da qualidade mostrada quando estreou. Mesmo que o visual ainda seja extremamente bonito e consiga manter com perfeição a paleta de cores definida por Fuller para este mundo, há uma falta de cenas não apenas belas, mas poéticas — cenas essas que ajudaram a destacar Deuses Americanos das outras produções de sua época, por isso a leitura do livro fará uma certa diferença.

Por fim, minha dica é: leia o livro antes de assistir a série, dessa forma irá entender mais desse mundo mágico de Deuses Americanos e ser tão apaixonada pelo Gaiman como eu, mas, se você decidiu ver a série antes de se aventurar na leitura, não fique tão assustado e agarre-se ao Shadow Moon (o belíssimo Ricky Whittle), que entra na história entendendo nada. Ele é um sujeito bruto, basicamente ateu, vendo todo um novo mundo surgir diante de seus olhos. Nem ele mesmo sabe se acredita em tudo que está vendo.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

47 Comentários

  • Pedro Octávio
    agosto 02, 2020

    Amei a crítica. Grazi me convenceu com pouco a me aventurar. Palavras espetaculares. Parabéns!

  • Karina Rodrigues
    Karina Rodrigues
    junho 09, 2020

    Chegou arrasando, Grazi! E não esperaria menos. Ainda mais de uma fã de Gaiman. Eu tenho uma relação complicada com a série, pq ainda não li o livro, mas quero conseguir ler antes. Então tem dias q eu desisto e assisto um episódio… arrependo e falo q vou ler. Depois q vou ver… e assim estou ate hj!

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Karina querida, leia sim, fica um pouco mais fácil de entender esse mundo fantástico dos deuses!

  • Aruom Fênix
    junho 08, 2020

    Já vi essa série várias vezes do prime e já estava na minha lista para assistir, mas agora com seu post vou pegar a dica e ler os livros primeiro e conhecer a escrita do autor

    Parabéns pelo seu trabalho
    Bjs Aruom Fênix
    Blog Leituras de Aruom

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Obrigada Aruom! Leia antes sim, é mais fácil para entender o mundo mágico dos deuses.

  • Lucas
    junho 08, 2020

    Eu quero muito ler o livro Deuses americanos! Eu tenho uma amiga que é apaixonada nesse livro e vive me indicando, vou comprar e vou ler! E depois dessa crítica bem feita eu com certeza já vou querer conferir a série também! Eu tenho Amazon prime mas quase não uso, vai ser uma boa dica agora <3

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Você tem uma amiga muito inteligente kkkkk. Brincadeira Lucas, você gosta de uma leitura fantástica, vi isso em sua resenha do Menina Submersa, acredito que Deuses Americanos irá te agradar demais! Depois de ver a série venha me contar se não tenho razão?

  • Erika Monteiro
    junho 08, 2020

    Oie, tudo bem? Nunca penso na sequência livro – filme ou vice-versa. As vezes assisto algum filme e depois descubro que é uma adaptação. Então não tinha como ler o livro antes. Um exemplo é À espera de um milagre com Tom Hanks, depois de anos descobri que é adaptação de uma obra do Stephen King. Essa série ainda não vi. Um abraço, Érika =^.^=

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Olá Erika, adorei seu comentário. Algumas vezes eu tenho essa surpesa com livro-filme, no caso do Espera de um milgare eu já vi o filme e ainda não li o livro mas, se tratando das obras do Niel Gaiman com certeza eu terei lido o livro antes de ver a adaptação, série do Deuses Americanos foi bem trabalhada para nos situar mas com a leitura prévia ajudaria um pouquinho.

  • Cibele
    junho 08, 2020

    Olá!
    Eu nunca li o livro e nem assisti a série. Gostei da dica, eu ainda não tenho o Amazon prime, mas assim que eu assinar vou lembrar de você. Eu acho que olharia a série primeiro, pois não tenho muito interesse de ler o livro. Kkk mas quem sabe, se eu tiver a oportunidade de ler, posso me surpreender
    Eu gosto bastante desses temas em séries, por isso acredito que iria gostar bastante de assistir.
    Beijo

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Oiê Cibele, se joga! A série foi bem feitinha para nos ajudar a situar acredito que você vá gostar e depois ler o livro!

  • Cibele
    junho 08, 2020

    Olá!
    Eu nunca li o livro e nem assisti a série. Gostei da dica, eu ainda não tenho o Amazon prime, mas assim que eu assinar vou lembrar de você. Eu acho que olharia a série primeiro, pois não tenho muito interesse de ler o livro. Kkk mas quem sabe, se eu tiver a oportunidade de ler me surpreender
    Eu gosto bastante desses temas em séries, por isso acredito que iria gostar bastante de assistir.
    Beijos

  • Yasmine Evaristo
    junho 07, 2020

    Eu sou encantada com o livro e adoro a primeira temporada. Preciso assistir a segunda, mas meu amigo disse que coma troca da equipe ela ficou muito prejudicada. Vou aproveitar o tempo livre, por agora, e assistir pra ver se concordo com ele.

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Deu uma diferença sim, a saída da atriz Gillian Anderson também fez falta.

  • Debora Sapphire
    junho 07, 2020

    Muito bacana! Eu gosto bastante de me aventurar em um mundo mágico, cheio de deuses, além de uma guerra. Porque acho que são experiências incríveis e muito enriquecedoras. Então, com certeza, irei conferir essa excelente opção que é Deuses Americanos, lá na Amazon Prime Vídeo. Curto os livros de Neil Gaiman. E fiquei super interessada na série.

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Me dê um abraço aqui Débora! Eu adoro o mundo mágico do Neil Gaiman. Assista a série sim e depois venha me contar 😉

  • Débora Vicente
    junho 07, 2020

    Eu não gostei muito porque a série demora muito para se desenrolar e acontecer alguma coisa, isso é algo que me deixa muito sem paciência para assistir a série, mas é um tema muito bom e os trailers são ótimos, mas não consigo assistir kkk

  • Lilian de Souza Farias
    junho 07, 2020

    Oi. eu tenho certa expectativa com essa série quando tiver oportunidade de acompanhar, porque tudo o que li até o momento, reforçou minha teoria de que vou gostar muito, eu sou apaixonada por esse universo de Deuses, mitologia, etc., quando bem explorado. Se não está fácil para os humanos para Terra, imagina par aos Deuses hahahahaha encantada.

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Bem verdade Lilian, não está fácil para ninguém! Assista e me conta depois, acredito que você irá gostar.

  • Maria Valéria
    junho 07, 2020

    Ah eu sou apaixonada pelo Neil Gaiman mas ainda não tive a oportunidades de ler Deuses americanos. E como você falou, eu só vou assistir a série depois que ler a obra. Mesmo com essas diferenças entre a primeira e segunda temporadas, acredito que eu vou curtir a série, e a leitura tbmm
    Gillian Anderson amoooo

    Küss

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Uma pena a Gilian não estar na segunda temporada mas, você irá amar as aparições dela na série. Leia Deuses Americanos e assista a série, tenho certeza que você vai adorar!

  • Confesso que tentei ver essa série duas vezes e não consegui passar do quarto episódio. Tentei ler os quadrinhos, e também parei na mesma parte. Não sei o que aconteceu, mas travei ali e não avancei mais, por entender xongas do que se tratava… =/ Quem sabe com o livro eu consigo entender a ideia e dar uma nova chance pra obra.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 11, 2020

      Hanna, acredito que isso irá ajudar sim. A série funciona muito bem se você conhecer um pouco sobre mitologia, no livro Gaiman nos ensina bem sobre o assunto.

  • Leopoldo Costa
    junho 06, 2020

    Muito interessante. Gostei do estilo. Sem muitos adjetivos e bem objetivo. É o mais difícil dessa tarefa. Trouxe um motivo bem fundamentado para quem tem a intenção de se informar sobre a série, concatenando com a obra escrita.

  • Wânia Cris
    junho 04, 2020

    Uau, que frutica maravilhosa!! Eu nem gosto de série e já quis ver. Amei!

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 05, 2020

      Veja Wânia querida, sou suspeita em falar mas acredito que você vá gostar

  • Marilene
    junho 04, 2020

    Obras de fantasias não é muito meu forte, prefiro assistir as adaptações, as vezes assisto sem saber que foram adaptações.Esse na minha lista lá no Prime, agora então,depois da resenha, desejei mais. Parabéns,Grazi!

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 05, 2020

      Mari, veja sim! Dá uma chance para a fantasia, você vai adorar. Obrigada!

  • Vanessa
    junho 04, 2020

    Muito bom ,meus parabéns ..
    Espero ler mais

  • jessica de freitas vasconcelos
    junho 04, 2020

    Excelente crítica.♥️

  • Stefany
    junho 04, 2020

    Eu já li o livro e estava receosa de assistir a série. acho que é agora o momento.

  • Pérola Krissia
    junho 04, 2020

    Adorei! Parabéns! Curiosa para assistir!

  • Bárbara Reis
    junho 04, 2020

    Muito bom!!

  • Regiane
    junho 04, 2020

    Preciso assistir! Eu amei o livro e adoro o Ricky!

  • Leila
    junho 04, 2020

    Que maravilha, amiga! Amei e já quero ver!

  • Leila
    junho 04, 2020

    Que maravilha, amiga! Amei e já quero ver!

  • Carol Nery
    junho 04, 2020

    Amore mio, gêmea amada!
    Ter você aqui com a gente é motivo de eu amar o blog mais ainda, se isso tem jeito!!!
    E falar sobre algo e/ou alguém que a gente ama é tão bom, tão libertador, né??
    Parabéns por sua crítica, a qual comungo com tudo que escreveu… Gêmea que chama, né???
    Parabéns!!!!!
    Te amo

    • Graziela Costa
      Graziela Costa
      junho 05, 2020

      Minha gêmea, você é minha inspiração em vários momentos de minha vida. Obrigada pela amizade e por me ensinar.
      Amo falar do Gaiman assim como você ama falar do King. Temos gostos parecidos e damos match na vida.
      Obrigada por me receber no blog e me ajudar nesse mundo novo para mim.
      Amo mais…