LIVROS

DE SANGUE E OSSOS – NORA ROBERTS | RESENHA

18 maio, 2020 por

DE SANGUE E OSSOS - NORA ROBERTS

De sangue e ossos é o segundo livro da trilogia Crônicas da Escolhida, publicadas pela editora Arqueiro, da autora Nora Roberts. Em Ano um, acompanhamos as consequências das ações de Ross MacLeod, que sem saber, ao comemorar a passagem de ano com sua família, acabou por despertar uma magia antiga e maligna, dando início a uma pandemia que foi denominada A catástrofe, responsável por acabar com mais da metade da população da terra através de um vírus que rapidamente se espalhou.

“A catástrofe não poupou democracias, ditadores, parlamentos nem reinos. Alimentou-se de presidentes e camponeses com a mesma avidez. Nessa escuridão, as luzes que estavam apagadas por milênios acordaram. A ascensão das magias, a boa e a maléfica, foi um dos produtos do caos. Poderes despertos ofereceram uma escolha entre o bem e o mal, entre a luz e a escuridão.”

Os sobreviventes eram imunes ou viveram o despertar da magia neles mesmos. Algumas dessas pessoas deixaram o pior de si virem à tona, o que levou à destruição da humanidade como até então a conhecíamos. Entre esses sobreviventes estavam Lana e Maxon, um casal que descobriu a magia e a gravidez, e que tiveram de fugir para garantir a sobrevivência deles e de seu bebê. Então, após um ataque sobre Nova Esperança, acompanhamos a fuga de Lana e o nascimento de seu bebê.

DE SANGUE E OSSOS - NORA ROBERTS 02

Em De sangue e ossos, a história se inicia no ano quatro, e voltamos à Nova Esperança, para entender que os ataques dos Incomuns sombrios e dos Guerreiros da Pureza continuam. Depois, mais um salto até o ano 12, com os mesmos problemas, mas com a esperança do crescimento d’A Escolhida.

Fallon Swift está prestes a completar o seu 13º aniversário. Ainda é apenas uma menina, que ajuda a mãe e o pai e briga muito com os irmãos mais novos, como toda adolescente, mesmo sabendo que um dia deverá fazer a escolha sobre se tornar aquela que lutará contra as forças do mal. Para que ela aprimore seus poderes, vai passar dois anos com o feiticeiro Malick, que tem a missão de treiná-la para que se torne uma guerreira à altura de seus antecessores – os Tuatha de Danan. Então ela se aprimorará em métodos antigos de cura, técnicas de luta, como se relacionar com elfos, fadas, metamorfos.

Enquanto Fallon está em seu treinamento, a comunidade de Nova Esperança aguarda seu retorno, mas não de braços cruzados. Eles constituem um esquadrão que buscará incomuns que estão sendo caçados por grupos militares, e para isso se organizam e treinam táticas de combate, formando uma força que será crucial para o retorno de Fallon.

“Então o mundo acabou. Tudo o que ela considerava normal e seguro se transformou em fumaça, sangue e gritos de corvos voando em círculos. Com a vida que despertou dentro dela naquela noite de janeiro, um outro mundo começou.”

TRILOGIA CRÔNICAS DA ESCOLHIDA

Primeiro, é preciso reforçar que esse foi um timing doloroso – afinal, é um vírus que rapidamente se transforma numa pandemia, acabando com grande parte da população mundial. Então, dessa vez, a ficção poderia acabar se tornando realidade. Claro que, no livro, temos a magia ressurgindo, então nos distanciamos bastante dos acontecimentos recentes.

Vamos acompanhar basicamente o treinamento de Fallon, que é apenas uma menina, mas que tem sobre si a missão de salvar o mundo. Por isso, sabendo que se trata apenas de uma menina, muitas das ações dela podem ser desculpadas – em muitos momentos, ela poderia parecer alguém muito frio, mas é apenas a responsabilidade pesando. E tem o fato de acreditar que o fardo da salvação pesará apenas para ela, que tem dificuldade de dividir funções. Mas, acredito que ela tem potencial de crescimento, pois temos aqui a passagem de cerca de dois anos.

“— Algumas vezes, você pensa, planeja e avalia. Outras vezes, você sente e age. E sempre, sempre, confie no que está dentro de você. Confie no que você é.”

De Sangue e ossos

Sua interação com Malick se torna um ponto alto do livro, afinal ele é um ancião, que tem muito conhecimento, mas tem de aprender a lidar com uma adolescente. Os dois formam uma dupla impagável. Foi muito legal voltar à Nova Esperança, reencontrar velhos “amigos”, personagens secundários que forma muito importantes no primeiro livro, e que permanecem unidos. Mais ainda reencontrar algumas das crianças que eram apenas bebês, e casais que se formaram e viraram pais – sim, é uma comunidade bem ativa…

Os gêmeos de Katie, Duncan e Antônia possuem poderes mais desenvolvidos, provavelmente por serem descendentes dos MacLeods. E parece que os dois formarão um trio bem poderoso ao lado de Fallon. De sangue e ossos traz a formação d’A Escolhida, e foi bem interessante que é uma história onde a protagonista não nasce pronta, mas que vai aprender a confiar em si e nos outros.

A ascensão da magia, que finalizará a trilogia, tem previsão de lançamento para agosto de 2020.

________________________________________________________________________________________________________

TRILOGIA CRÔNICAS DA ESCOLHIDA

Série: TRILOGIA CRÔNICAS DA ESCOLHIDA
ANO UM – #01 
DE SANGUE E OSSOS – #02
Autor: Nora Roberts
Ano: 2020
Páginas: 432
Editora: Arqueiro
Gênero: Distopia / Fantasia
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário