Annie, o Musical

Em minha maratona de musicais em São Paulo, tive a oportunidade de assistir o lindo musical Annie, que marcou a infância de muita gente por causa do doce e antigo filme de 1982. Inspirada na HQ “Little Orphan Annie”, a história aborda uma realidade dura e hostil, problemas sociais e políticos, mas tudo com uma sensibilidade e sutileza, sob os olhos de uma esperta garotinha de 11 anos.

Annie (Luiza Gattai) é uma das crianças do orfanato da Srta Hannigan (Ingrid Guimarães), e juntamente com as outras órfãs vive dias intermináveis de trabalho pesado e maus tratos. Mas isso não é o suficiente para acabar com a esperança da jovem que foi deixada na porta do local ainda bebê, com um colarzinho de metade de um coração. Ela sonha com a chegada de seus pais para retirá-la daquele inferno.

Inesperadamente, para as festas de fim de ano, o bilionário Oliver Warbucks (Miguel Falabella) decide receber uma criança órfã em sua casa e através de seu carisma Annie é escolhida. Em meio a tanto luxo e maravilhas, ela conquista o coração do dono da casa que deseja adotá-la. Porém, ela ainda espera que seus pais a encontrem e pede ajuda para que Oliver, com tamanha influência, a ajude. Essa será a grande oportunidade para pessoas mal intencionadas, inclusive a dona do orfanato, tentarem ganhar a vida em cima do desejo da menina.

Este musical foi muito lindo de assistir! Estrutura, produção, texto e elenco se encaixam de uma forma que o resultado não poderia ser outro. O cenário dá um show à parte, pois você realmente se sente no precário orfanato, nas ruas de NY ou na mansão de Oliver. O elenco possui nomes consagrados no teatro musical e da TV, como Miguel Falabella, Sara Sarres, Cleto Baccic, Ingrid Guimarães, mas quem realmente rouba a cena são as garotinhas que fazem as Annies e as demais órfãs.

Devido à idade e compromissos escolares, foram montados três elencos infantis compostos por Annie e suas 05 colegas de orfanato. A seleção de todas as garotas foi transmitida através de uma websérie chamada “Procurando Annie” (confira a final AQUI) onde já era possível perceber o nível altíssimo de talento envolvido. As três escolhidas para Annie foram: Luiza Gattai (participante do The Voice Kids), Maria Clara de Rosis e Siena Bellle. Eu assisti com o elenco da Luiza Gattai, que é um doce de garota, muito espontânea e verdadeira no palco, além de ser dona de uma voz incrível (do que se alimentam essas crianças?!).

Gostaria muito de ter conseguido assistir também com as outras garotas, principalmente com a Maria Clara que me emocionou absurdamente em poucos segundos das audições. Quem sabe até o fim da temporada, né?! Outro destaque do elenco infantil do meu dia foi a pequena Ashley, que é um absurdo de talento.

Sobre o elenco adulto, Falabella já é um nome carimbado nos bastidores do teatro musical, mas nessa peça ele nos presenteia com sua competência e espontaneidade. Inclusive, no dia ele estava inspirado, pois arrancou risadas dos seus próprios colegas de cena em vários momentos com seus improvisos (Por coincidência a produção postou uma das cenas deste dia no instagram e vou deixar o link aqui). Ingrid Guimarães não é cantora e nem possui histórico nessa área, mas isso não fez a menor diferença para sua excelente Srta Hannigan, que cativou a platéia com sua vilania atrapalhada.

Sara Sarres é de uma classe, de um controle e talento que poderia ficar elogiando seu trabalho aqui por horas. Aliás, eu acredito que ninguém possa falar nada negativo sobre o trabalho desta mulher, um cristal sem defeitos. Cleto Baccic é um artista completo, canta, dança e atua muito bem. Junto à Carol Costa, com um misto de sotaques, coreografias e afinação, os dois deram um show em todas as suas cenas. E claro, é necessário exaltar todos os talentosos artistas do ensemble, com destaque para Ludmillah Anjos que é um estouro. Mas calma aí, preciso falar de um super astro da noite, o cachorrinho Scott!!! Esse lindo arrancou suspiros de toda a platéia com sua disciplina e fofura!

“Annie” infelizmente ficará em cartaz apenas até dia 27 de janeiro e estou aqui para incentivar você que está ou estará em SP neste período para que não deixe de conferir essa lindeza. Vá sem medo, pois seja qual for o elenco infantil do dia será uma ótima experiência. E para aqueles que não poderão participar, fica a dica dos dois filmes da pequena órfã corajosa, ambos com o título “Annie”, sendo um de 1982 e o outro 2014.

“O amanhã está perto, finque o pé no chão e esteja certo que ele vem…”

___________________________________________________________________________________________________________

Peça: Annie
Local: Teatro Santander (Av. Juscelino Kubtscheck, 2041 – SP)
Gênero: Drama, Comédia
Período de Apresentações: Até 27/01/2018
Ingressos: De R$37,50 a R$310,00
Canais de venda: Bilheteria do teatro ou www.ingressorapido.com.br