CRÍTICA | ORDEM EM CASA – UM GRANDE SUCESSO NOS LIVROS AGORA NA NETFLIX.

20 janeiro, 2019 por
CRÍTICA NETFLIX | ORDEM EM CASA
Distribuidora: NETFLIX | Gênero: Estilo de vida, Reality Shows, Séries dos EUA, Reformas de casas | Duração:  1 temporada

“Quando você coloca sua casa em ordem, você coloca seus negócios e seu passado em ordem também. Como resultado, você pode ver claramente o que você precisa e o que você não precisa e o que você deve e não deve fazer.”
Kondo em seu livro de 2014, A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida.

Mais do que arrumar as coisas em casa a série “Ordem em casa” mostra que a mente limpa está relacionada a uma vida organizada. Estrelada pela japonesa Marie Kondo, especialista em organização pessoal e escritora de um dos seus livros mais famosos da atualidade  “A Mágica da Arrumação”, a série ensina a  pensar em tudo o que tem dentro de casa e o que realmente é necessário para uma vida tranquila.
O reality show com 35 a 47 minutos cada episódio, apresenta a vida de 8 famílias americanas, que geralmente são mega bagunceiras e acumuladoras e que recebem a visita de Marie e sua fiel ajudante a tradutora para classificar e dobrar tudo que é necessário para se sentir bem dentro do ambiente “escolhido” para eles.
A série é muito gostosa de assistir, não só para vê as bizarrices de cada episódio, mas também para ver a reverência e respeito que a apresentadora tem pelo lar das pessoas e pelos objetos que elas têm e que muitas vezes não dão o verdadeiro valor. Valor esse não só financeiro, mas também o sentimental e pelo história de cada objeto que já tivemos, temos e teremos nas nossas vidas.
“Ordem em casa” apresenta os diversos passos do Método KonMari, método de organização em que as pessoas devem separar seus pertences em diversas categorias como: roupas, livros, papelada (documentos e afins), komono (que são itens variados) e por último mas não menos importantes aqueles de valor sentimental. Sério, você aprende muito com a série, até a agradecer os objetos e tratá-los com respeito.
De início você acha que terão diversas dicas sobre organização, mas depois você percebe que o processo apresentado na série vai muito além disso, sem contar que Kondo é fofa e em todos os episódios está sorrindo com seu discurso amoroso, afetuoso, cheio de empatia e carinho. Ela senta sobre os joelhos (como os japoneses sentam mesmo) no chão de cada casa que visita para agradecer o espaço por acolher aquela família. Muito amorzinho!
E se você acha que sua casa está pequena para as suas coisas, uma boa ideia é ver os episódios e ter um leve choque de realidade e motivação extra para organizar a casa e evitar acúmulos futuros com sabedoria e sobriedade.
Curiosidades sobre a série
  • Se você ainda não ouviu falar de Marie Kondo, 34, não demorará muito para que você ouça esse nome.
  • Desde 2011, o ensaísta japonês encontrou um sucesso global com seu método de armazenamento minimalista. Com o seu programa “A Magia da Arrumação”, a guru japonesa se tornou a mulher do momento rainha do mundo do armazenamento;
  • Segundo sua editora, a japonesa se apaixonou pela arrumação aos cinco anos de idade lendo “revistas domésticas” .
  • No twitter muitas pessoas que assistiram à série A Magia da Arrumação, de Kondo, decidiram se livrar de cerca de um terço dos pertences em sua;

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Carol Campos
    fevereiro 01, 2019

    Já ouvi falar dela, seu livro e também da série mas, tenho que confessar que não me interessou não. Eu sou organizada, um pouco chata com algumas coisas, certeza que ao assistir encontrarei algo para ficar mais chata, kk Então, por enquanto é melhor não.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1091137747916595201?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

  • RUDYNALVA
    fevereiro 01, 2019

    ANA!
    Nossa! parece bem interesante e ando precisando de dicas úteis como e3ssas porque aqui as vezes a desarumação impera.
    cheirinhos
    https://twitter.com/rudynalvasoares/status/1091132876865843207
    Rudy

  • Wagner Luiz
    janeiro 25, 2019

    Não li o livro da Marie e nem comecei a assistir o programa dela, mas já vi algumas entrevistas com ela e fiquei apaixonado pelo carisma e pelo jeitinho dela!
    Com toda certeza vou tirar um dia e me dedicar somente ao programa dela e depois comprarei o livro pra deixar na cabeceira!
    Adorei a indicação, beijos!

  • Gislaine Lopes
    janeiro 23, 2019

    Oi Ana,
    A Mágica da Arrumação é um livro que sempre vejo na lista de recomendações, mas por não ser o tipo de leitura habitual para mim, nunca tive muito interesse na obra. Por isso Ordem em casa passou batido por mim, mas estou feliz por estar sendo apresentada ao programa (pois adoro reality show). Para fazer esse tipo de serviço precisa ter muita paciência e respeito, algo que fica bem claro só de olhar para Marie e pelo seu modo de agir. Mas olha separar as coisas em casa é mesmo difícil, pois nos apegamos muito facilmente a objetos que muitas vezes não tem nem valor sentimental. Vou procurar o programa para assistir e quem sabe até me inspiro na arte da organização, pois vou te confessar que tem épocas que a situação fica bem crítica…hehehehhe.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1088185566280273920

  • Michelli Prado
    janeiro 22, 2019

    Este é um seriado que já tenho adicionado a lista de desejados, confesso que sou um pouco bagunceira para as coisas e nunca olhei um seriado nesse tipo, então creio que vá me inspirar para começar o ano mais organizada!Espero começar a olhar em breve!

  • O Vazio na Flor
    janeiro 21, 2019

    Puxa, eu tenho ouvido e lido tanto a respeito do seriado, mas confesso que não tinha me interessado muito não!
    Primeira crítica que leio assim e vou confessar que adorei!!! Sou o tipo de pessoa organizada, chata mesmo.rs mas sei que se ver a série, vou encontrar algo para mexer e organizar ainda mais!
    Por isso, assim que der uma folga na minha extensa fila, vou dar uma chance a esta!!!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1087460969113153537

  • Fabiana Scola
    janeiro 21, 2019

    A algum tempo atrás fui apresentada ao livro da Marie, fiquei super curiosa, pois não chego a ser acumuladora (longe disso) mas adoro guardar fotos e diários da minha adolescência ou coisas "se um dia eu precisar" ahahahah, e sei que esse é o um dos erros mais cometidos e comentados por ela. O livro em sim me ajudou a ver como as coisas funcionam, mas não a ponto de eu desapegar facilmente. Lembro que na época eu estava me mudando para um apartamento bem menor, precisei e aproveitei a ocasião para fazer um boa limpa em roupas e objetos, mas foi isso, não consegui ir adiante. Gostei das dicas de feng shui e do carisma que ele demostra no livro e que tu confirmou. Preciso aprender a desapegar e deixar a energia fluir, que é o tema principal que ela enfatiza muito. Não sabia que tinha reality e vendo que os episódios são curtinho, me animou mais ainda. Baita dica do blog