CRÍTICA NETFLIX | ORDEM EM CASA
Mais do que arrumar as coisas em casa a série “Ordem em casa” mostra que a mente limpa está relacionada a uma vida organizada. Estrelada pela japonesa Marie Kondo, especialista em organização pessoal e escritora de um dos seus livros mais famosos da atualidade  “A Mágica da Arrumação”, a série ensina a  pensar em tudo o que tem dentro de casa e o que realmente é necessário para uma vida tranquila.

“Quando você coloca sua casa em ordem, você coloca seus negócios e seu passado em ordem também. Como resultado, você pode ver claramente o que você precisa e o que você não precisa e o que você deve e não deve fazer.”
Kondo em seu livro de 2014, A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida.

O reality show com 35 a 47 minutos cada episódio, apresenta a vida de 8 famílias americanas, que geralmente são mega bagunceiras e acumuladoras e que recebem a visita de Marie e sua fiel ajudante a tradutora para classificar e dobrar tudo que é necessário para se sentir bem dentro do ambiente “escolhido” para eles.

A série é muito gostosa de assistir, não só para vê as bizarrices de cada episódio, mas também para ver a reverência e respeito que a apresentadora tem pelo lar das pessoas e pelos objetos que elas têm e que muitas vezes não dão o verdadeiro valor. Valor esse não só financeiro, mas também o sentimental e pelo história de cada objeto que já tivemos, temos e teremos nas nossas vidas.

“Ordem em casa” apresenta os diversos passos do Método KonMari, método de organização em que as pessoas devem separar seus pertences em diversas categorias como: roupas, livros, papelada (documentos e afins), komono (que são itens variados) e por último mas não menos importantes aqueles de valor sentimental. Sério, você aprende muito com a série, até a agradecer os objetos e tratá-los com respeito.

De início você acha que terão diversas dicas sobre organização, mas depois você percebe que o processo apresentado na série vai muito além disso, sem contar que Kondo é fofa e em todos os episódios está sorrindo com seu discurso amoroso, afetuoso, cheio de empatia e carinho. Ela senta sobre os joelhos (como os japoneses sentam mesmo) no chão de cada casa que visita para agradecer o espaço por acolher aquela família. Muito amorzinho!

E se você acha que sua casa está pequena para as suas coisas, uma boa ideia é ver os episódios e ter um leve choque de realidade e motivação extra para organizar a casa e evitar acúmulos futuros com sabedoria e sobriedade.

Assista ao trailer:

Curiosidades sobre a série
  • Se você ainda não ouviu falar de Marie Kondo, 34, não demorará muito para que você ouça esse nome.
  • Desde 2011, o ensaísta japonês encontrou um sucesso global com seu método de armazenamento minimalista. Com o seu programa “A Magia da Arrumação”, a guru japonesa se tornou a mulher do momento rainha do mundo do armazenamento;
  • Segundo sua editora, a japonesa se apaixonou pela arrumação aos cinco anos de idade lendo “revistas domésticas” .
  • No twitter muitas pessoas que assistiram à série A Magia da Arrumação, de Kondo, decidiram se livrar de cerca de um terço dos pertences em sua;

________________________________________________________________________________________________________________

Distribuidora: NETFLIX
Gênero: Estilo de vida, Reality Shows, Séries dos EUA, Reformas de casas
Duração:  1 temporada