CRÍTICA DE ESTREIA | BLADE RUNNER 2049 – 2017

05 outubro, 2017 por

Filme: Blade Runner 2049 | Distribuidora: Sony Pictures | Estreia: 05/10/2017 | Gênero: Ficção | científica, Suspense | Duração: 2h 32min | Orçamento: US$ 185 milhões

Essa semana estreia o tão aguardado Blade Runner 2049, longa sobre ficção científica e suspense do diretor canadense Denis Villeneuve, conhecido por “A Chegada”. No elenco contamos com grandes nomes como Ryan Gosling (La La Land), Harrison Ford (Star Wars), Jared Leto (Clube de Compras Dallas), Ana de Armas (Cães de Guerra), Sylvia Hoeks (O melhor lance), Robin Wright (Mulher Maravilha), Dave Bautista (Guardiões da Galáxia vol.2).

Para nos ambientarmos, vou colocar a sinopse do primeiro filme, uma vez que creio que quase ninguém assim como eu, assistiu ou não recorda dele.

Blade Runner, O Caçador de Androides: “No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.”

A história se passa em Los Angeles, 30 anos após os acontecimentos do primeiro filme. Temos novamente a caçada dos Blade Runner aos replicantes que se rebelaram conta a humanidade e o perigo dessa vez pode ser maior do que foi no passado. K (Ryan Gosling) é um dos caçadores enviados para “aposentá-los” e manter a ordem das coisas.

Já na primeira parte do filme vemos K, em ação, que faz seu trabalho bem, (bem até demais), pois encontra algo que poderá desencadear grande caos sobre a humanidade. Quando este leva o que achou para seu superior, A Chefe(Robin Wright) esta o instrui a destruir tal “problema”, pois precisam manter a ordem na cidade. K, então vai cumprir sua tarefa reunindo informações e nesse meio tempo, atraindo para sua investigação olhares que não estão jogando do mesmo lado que ele.

No meio da investigação ele tem acesso a algumas informações na empresa Wallace, que pertence a Naider Wallade (Jared Leto), onde sua funcionária Luv (Sylvia Hoeks) fornece informações que irão ajudar no caso. Só que nem tudo é o que parece. Luv não é tão boazinha quanto tenta mostrar pra K, porém esse nem desconfia… Vemos um K em conflito consigo mesmo, a respeito de suas memórias, que ele não sabe se são reais ou implantadas. O desejo de descobrir a verdade o leva até San Diego, onde encontra Deckard (Harrison Ford), um ex Blade Runner, que guarda um grande e enigmático segredo, este pode fazer com que a humanidade tema os replicantes muito mais do que já teme.

Locais como Tóquio, Los Angeles e San Diego são retratados no filme com uma fotografia marcante, vemos cidades com muitos letreiros em neon, principalmente Tóquio, por ser considerada uma cidade futurística. Cidades extremamente populosas e com cenários pós-apocalípticos, com cenários devastados por bombas e radiação.

Atuação dos atores foi muito boa, no meu ponto de vista, pois conseguiu prender minha atenção, principalmente a do Ryan Gosling, foi uma que me deixou bem ligada na trama. Harrison Ford, também teve uma boa atuação, me surpreendi com a atriz Sylvia Hoeks, pois no começo achei a personagem dela bem gentil, porém me enganei redondamente, a atuação dela, conseguiu me enganar… O filme conta com muita ação, existem também cenas mais lentas, tem duração de mais de 2 horas, então recomendo que prestem muito atenção, tem vários detalhes e algumas referências, como quando A Chefe diz para K, que “ele não tem alma, sendo assim eles são escravos” (isso foi usado pela igreja católica para apoiar a escravidão).

No geral o filme te prende e faz com que tenha várias teorias sobre os acontecimentos (eu tive duas e no fim vi que estava muito enganada…). Me surpreendi com a história, uma vez conseguiram manter o foco do primeiro filme, mesmo tendo como intervalo de tempo, de 30 anos. Apesar de longo, eu achei interessante, fui sem saber quase nada sobre ele para a sala de cinema, dei uma lida rápida na sinopse que publiquei no começo do post para não ficar tão perdida, durante a exibição. Confesso que tiveram partes lentas, mas que mesmo assim me fizeram prestar muita atenção na história.

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

34 Comentários

  • Jois Duarte
    outubro 29, 2017

    Não me lembro de ter visto o primeiro filme, esse não me interessou. Li bastante quando estava em produção, mas não vi nada de mais.

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Jois!
      Eu ainda não assisti ao primeiro até hoje…
      As vezes os filmes não nos cativam mesmo, sei bem como é isso.
      Obrigada pelo comentário.

  • Ketherine Gomes
    outubro 15, 2017

    Amando as suas resenhas.
    Esta na lista pra ler e agora é correr.
    Muito empolgada. /

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Ei Keth!!!
      Obrigada pelo elogio, fico feliz que esteja gostando!!
      Conseguiu assistir? Gostou?
      Obrigada pelo comentário.

  • Lanna Martins
    outubro 08, 2017

    Pra quem é acostumada com séries como eu tem certa dificuldade com filmes. Vou tentar assistir aos dois porque ficção científica é incrível e o elenco ainda mais hehe

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Lanna!
      Eu sou a louca das séries e consegui assistir de boa, meu problema é quando leio algum livro que virou filme ou série. Menina, fico comparando feito louca… Já teve vezes que deixei de assistir porque tava muito diferente do que havia lido nos livros. Mas agora tô tentando ser mais aberta a isso hahaha
      Assistiu? Gostou?
      Obrigada pelo comentário.

  • Herica Lima
    outubro 07, 2017

    Não sabia desse filme e gostei bastante quando vi o trailer.
    Adoro filmes que mexe muito com tecnologia.Gosto de saber o ponto de vista das pessoas sobre um mundo pós apocalíptico.
    Achei a o elenco muito maravilhoso.
    Não vejo a hora de ver.

    https://twitter.com/Of_Watson/status/916802634971013121

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Herica!
      Filmes que mexem com tecnologia sempre me deixam curiosa, pois fico pensando de onde esse povo tira tanta ideia legal e as vezes mirabolante rs
      O elenco tá ótimo!!
      Conseguiu assistir ao filme? O que achou?
      Obrigada pelo comentário.

  • RUDYNALVA
    outubro 07, 2017

    Raquel!
    Tive oportunidade de assistir o primeiro filme dirigido pelo fabuloso Ridley Scott e como boa aficionada por ficção, não posso deixar de ir assistir essa segunda versão atualizada, ainda mais tendo o maravilhoso Harisson Ford, de quem sou bem fã e dos excepcionais Ryan Gosling e Jared Leto.
    Com toda tecnologia atual, imagino o quanto o filme deve ter ficado bem melhor que o primeiro, devido aos efeitos especiais.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    https://plus.google.com/111194092799975896009/posts/f2XAzdBhSuY

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Rudynalva!
      Os efeitos ficaram sensacionais! Eu amei! Sou fã do Jared Leto e ele encara o personagem de corpo e alma, acho isso bem bacana da parte dele.
      Assistiu? O que achou?
      Obrigada pelo comentário.

  • Nicole Longhi
    outubro 06, 2017

    Não assisti ao primeiro filme, mas tenho que concordar que esse elenco ta sensacional.
    Exatamente o tipo de filme que eu gosto, e to bem curiosa para assistir.
    Acho a atuação do Ryan sempre ótima e pelo visto dessa vez não foi diferente.
    Ótimo ponto eles conseguirem manter o foco mesmo depois de tantos anos.

    beijos
    She is a Bookaholic

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Nicole!
      Foi muito bom eles não terem perdido o foco depois de tantos anos mesmo. Fiquei com receio de que isso fosse acontecer. Ryan é um ótimo ator, gosto muito dele.
      Obrigada pelo comentário.

  • Jessica Borges
    outubro 06, 2017

    Olá! Não assisti ao primeiro filme, mas gostei muito do trailer desse. Adoro o diretor desse filme, ele é ótimo, então é mais um motivo para eu ir assistir, mas mesmo não sendo estritamente necessário ver o primeiro quero assisti-lo antes para já ficar por dentro do contexto da história. Bjos!

    twitter: https://twitter.com/Jeje__Borges/status/916288621099044865

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Jessica!
      Conseguiu assistir? Se sim me diz o que achou.
      Eles fazem um mini resumo durante algumas partes pra nos situarmos na história isso foi bom.
      Obrigada pelo comentário.

  • Marta Izabel
    outubro 06, 2017

    Oi, Raquel!!
    Mais uma indicação de filme maravilhoso para curtir nesse final de semana!! Adoro filmes com estórias pós-apocalípticas e de um mundo futurista. É uma pena que ainda não assisti o primeiro filme para poder acompanhar a estória, mas sem duvida vou remediar isso muito em breve!!! O trailer é excelente!!
    Bjoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/916130647479111681

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Marta!
      Assistiu aos filmes, gostou?
      Também sou fã desse tipo de filme e você não está sozinha por ainda não ter assistido ao primeiro, eu ainda não assisti também…rs
      Obrigada pelo comentário.

  • Samanta Samy
    outubro 06, 2017

    Eu realmente não lembro do primeiro filme.
    Apesar de teriam elenco maravilhoso, meu interesse para assistir não foi despertado.
    Quem sabe um dia…

  • pamela mendes
    outubro 05, 2017

    Eu nunca tinha ouvido falar do primeiro filme, e nem desse filme. Essa história realmente não me interessa muito, e eu nem gosto muito de filmes pós-apocalípticos. Mas eu adorei esse elenco! Gosto muito desses atores, e amei saber que ele atuaram muito bem. Agora estou querendo ver o filme só por causa desse elenco hahaha
    Bjss ^^

    Divulgação: https://www.facebook.com/pamela.mendes.39395/posts/863195393857824?pnref=story

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Pamela!
      Muitas vezes eu já assisti o filme pelo elenco e não pela história hahaha, esse vale a pena. Conseguiu assistir, o que achou? Obrigada pelo comentário.

  • Maria Alves
    outubro 05, 2017

    Fiquei me perguntando se assisti o primeiro, não lembro rs, vou ter que assistir para saber. Mas também quero assistir esse gostei do elenco e tem ação que gosto mesmo tendo algumas partes lentas parece ser uma produção interessante e com segredos que parecem surpreender.

    https://plus.google.com/u/0/114899941175222336857/posts/eXn5UHhsDeG

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Olá Maria!
      Eu realmente ao assisti o primeiro até hoje (vergonha rs).
      Eu gostei tanto do elenco quanto da parte da trama que tem ação, pois gosto muito desse tipo de cena e segredos sempre nos surpreendem… Obrigada pelo comentário.

  • Isabela Carvalho
    outubro 05, 2017

    Olá Raquel 😉
    Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer o longa, e estou espantada que não sabia que ia ter esse filme, com atores tão incríveis como o Ryan Gosling e o Jared Leto!
    Não costumo assistir muito filmes de ficção científica, mas como você elogiou o filme e as atuações, sem falar que atores que au adoro estão envolvidos, com certeza vou dar uma chance ao filme! Vou ver se consigo ir no cinema esse fim de semana assistir, obrigada pela indicação 😉
    Bjos

    Divulgação: https://www.facebook.com/isabelacarvalho.isabela/posts/1521119824635997

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Isabela!
      E ai conseguiu assistir,se sim o que achou?
      Eu sou meio suspeita pra opinar sobre esse tipo de filme porque é um dos gêneros que gosto bastante! Obrigada pelo comentário.

  • Gislaine Lopes
    outubro 05, 2017

    Oi Raquel,
    Nunca tinha ouvido falar de Blade Runner e quando assisti ao trailer achei interessante, tanto pelas cenas de ação quanto pelos atores. Ficção científica não é meu forte, mas de vez em quando me aventuro em algum longa do gênero. Sempre que uma história se passa no futuro temos que estar abertos a tudo que nos é apresentado, como tecnologia avançada, carros voadores ou robôs e, neste ponto, o filme cumpre bem a ideia de uma cidade futurista. Mas, também, é possível ver referências a coisas do passado como a escravidão e a ideia de que não importa o quão evoluída um sociedade possa ficar, sempre terá uma parte da população que será tratada como tal. Se eu estiver afim de assistir a um filme com mais ação darei uma chance a Blade Runner.

    Twitter: https://twitter.com/GisahSLopes/status/916034667228356608

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Gislaiine!
      Eu ouvi falar, mas nunca tinha tido curiosidade de assistir ao primeiro filme. Gosto desse tipo de história porque gosto de ver como a imaginação dos autores viaja. As referências ao passado são sempre bem vindas pois nem sempre nos lembramos delas. Infelizmente nos filmes sempre haverá a parte da população que ainda é tratada como escravos. Caso tenha resolvido assistir ao filme, me diga o que achou. Obrigada pelo comentário.

  • Stephanny Manini
    outubro 05, 2017

    Oi Raquel,
    Infelizmente não assistir o primeiro filme então vou demorar um pouquinho para assistir esse, eu adoro filmes de ficção científica e suspense, geralmente são gêneros que mais me prende e por esse trailer acho que vou gostar do filme. =)

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Stephanny!
      Eu também gosto desse tipo de filme, confesso que até hoje não vi o primeiro, tá no note salvo mas ainda não tive tempo de assistir. Creio que você irá gostar.
      Obrigada pelo comentário.

  • Marlene Conceição
    outubro 05, 2017

    Oi.
    Eu não assisti o primeiro filme Por isso tenho que dar uma pesquisada a respeito mas tenho que confessar que fiquei bem interessada no filme a preguiça me chamou bastante atenção e fiquei feliz em saber que esse novo filme não perdeu a essência do primeiro o que particularmente é muito bom fiquei um pouco triste em saber que teve algumas partes lentas mas infelizmente acontecem e fiquei feliz por ela não ter anulado as partes boas enfim pretendo assistir o 2 com toda certeza.
    Bjs.

    Divulgação: https://plus.google.com/+marlenecanceiçao/posts/eV4fEvTTXKk

    • Marlene Conceição
      outubro 06, 2017

      premissa

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Oi Marlene,
      Filmes longos as vezes tem isso mesmo de partes lentas mas esse mesmo com elas vale a pena, as de ação são muito boas!
      Conseguiu assistir, o que achou?
      Obrigada pelo comentário.

  • Carol Campos
    outubro 05, 2017

    Quero assistir mas, não posso sem antes ver o filme anterior, vou me sentir deslocada, haha E por ser uma obra antiga, é bom saber que deu certo, que o diretor soube compreender o original. Soube que a trilha sonora tem Hans Zimmer então, com certeza irei gostar do filme, hehe A critica ficou muito boa 😉

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/916008855158624256

    • Raquel Carvalho
      outubro 31, 2017

      Ei Carol!
      Conseguiu assistir aos filmes, se sim o que achou?
      A trilha sonora eu já até salvei na playlist do Spotify hahaha
      Obrigada pelo comentário e por ter gostado da crítica!