Filme A Bailarina
Estréia: 26/01/2017 | Duração: 01h:30 | Direção: Eric Summer, Eric Warin | Elenco: Mel Maia, Elle Fanning, Dane DeHaan mais | Gênero: Animação | Nacionalidades França, Canadá | Distribuidora: Paris Filmes 

O filme gira em torno de Felicia (dublada por Mel Maia aqui e Elle Faning no original em Francês), uma garota órfã, que em busca de realizar seu sonho de ser bailarina foge do orfanato em que vive com seu melhor amigo Victor, este com o sonho de ser inventor. O destino deles? A cidade de Paris em 1879.

Apesar de não mencionar a data exata no filme, alguns elementos presentes na história permitem que o ano seja descoberto ( o inicio da construção da torre Eiffel, a estatua da liberdade em construção…) e a fotografia, o cenário construído também ajudam na definição da época.

A BAILARINA Desenho

“Acredite em seus sonhos, e você poderá conseguir qualquer coisa!”, Com essa premissa o filme franco-canadense constrói toda a aventura da protagonista, que inicialmente utiliza-se de mentira para conseguir o que quer e não chega a ser punida por isso, o que faz com que algumas incoerências ocorram, principalmente com as lições de ética e moral que a sociedade costuma pregar, mas epa… é um filme infantil, deixa isso pra lá… criança não presta atenção nesses detalhes não…  Gente, temos que ter em mente que a criança tira referências de tudo o que vê, escuta e lê, então ao fazer um filme para essa faixa etária temos que tomar cuidado, com a linguagem e com os exemplos que passamos.

Félicie ao chegar a Paris tenta entrar na Academia de Ballet, onde ela conhece num primeiro momento Odete (voz de Carly Rae Jepsen no original) uma faxineira que a acolhe ao ver que a menina não tem onde ir. A história então cresce com a jornada da protagonista de se tornar uma bailarina e dançar o papel de Clara na peça do Quebra Nozes.

O filme é muito fofinho, eu gostei muito, mas alguns pontos deixaram a desejar e ficaram com explicações muito fracas. Uma das coisas é em relação a caixinha de musica de Felicia, que  volta e meia aparece em momentos em que a protagonista precisa de uma força para seguir em frente, tipo logo no inicio é explicado que a caixinha estava com a menina quando ela chegou ao orfanato, mas a expectativa que ela cria acaba sendo frustrada no final.

O filme estreou ontem, é uma boa pedida para encerrar as férias no cinema com a família, sem falar que a trilha sonora é ótima!!! De cara conseguimos reconhecer alguns nomes da musica pop como Sia e Demi Lovato, nas músicas Suitcase e Confident respectivamente. Além destas o filme conta com outras 10 musicas, entre elas a da vigésima cena de O Lago dos Cisnes.