FILMES

CRÍTICA – A BAILARINA

27 janeiro, 2017 por
Filme A Bailarina
Estréia: 26/01/2017 | Duração: 01h:30 | Direção: Eric Summer, Eric Warin | Elenco: Mel Maia, Elle Fanning, Dane DeHaan mais | Gênero: Animação | Nacionalidades França, Canadá | Distribuidora: Paris Filmes 

O filme gira em torno de Felicia (dublada por Mel Maia aqui e Elle Faning no original em Francês), uma garota órfã, que em busca de realizar seu sonho de ser bailarina foge do orfanato em que vive com seu melhor amigo Victor, este com o sonho de ser inventor. O destino deles? A cidade de Paris em 1879.

Apesar de não mencionar a data exata no filme, alguns elementos presentes na história permitem que o ano seja descoberto ( o inicio da construção da torre Eiffel, a estatua da liberdade em construção…) e a fotografia, o cenário construído também ajudam na definição da época.

A BAILARINA Desenho

“Acredite em seus sonhos, e você poderá conseguir qualquer coisa!”, Com essa premissa o filme franco-canadense constrói toda a aventura da protagonista, que inicialmente utiliza-se de mentira para conseguir o que quer e não chega a ser punida por isso, o que faz com que algumas incoerências ocorram, principalmente com as lições de ética e moral que a sociedade costuma pregar, mas epa… é um filme infantil, deixa isso pra lá… criança não presta atenção nesses detalhes não…  Gente, temos que ter em mente que a criança tira referências de tudo o que vê, escuta e lê, então ao fazer um filme para essa faixa etária temos que tomar cuidado, com a linguagem e com os exemplos que passamos.

Félicie ao chegar a Paris tenta entrar na Academia de Ballet, onde ela conhece num primeiro momento Odete (voz de Carly Rae Jepsen no original) uma faxineira que a acolhe ao ver que a menina não tem onde ir. A história então cresce com a jornada da protagonista de se tornar uma bailarina e dançar o papel de Clara na peça do Quebra Nozes.

O filme é muito fofinho, eu gostei muito, mas alguns pontos deixaram a desejar e ficaram com explicações muito fracas. Uma das coisas é em relação a caixinha de musica de Felicia, que  volta e meia aparece em momentos em que a protagonista precisa de uma força para seguir em frente, tipo logo no inicio é explicado que a caixinha estava com a menina quando ela chegou ao orfanato, mas a expectativa que ela cria acaba sendo frustrada no final.

O filme estreou ontem, é uma boa pedida para encerrar as férias no cinema com a família, sem falar que a trilha sonora é ótima!!! De cara conseguimos reconhecer alguns nomes da musica pop como Sia e Demi Lovato, nas músicas Suitcase e Confident respectivamente. Além destas o filme conta com outras 10 musicas, entre elas a da vigésima cena de O Lago dos Cisnes.

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

14 Comentários

  • Ivonne Martínez
    abril 05, 2018

    Personagens muito legais! Norman McLaren afirmava que o cinema de animação não era a arte dos desenhos em movimento, mas a arte do movimento que é desenhado. A Bailarina é um filme de texturas luxuosas e grandiloquentes movimentos da câmera virtual, criados para realçar a grandiosidade dos cenários. O enredo possui alguns detalhes inesperados que passam por certa amoralidade nas ações de sua heroína, capaz de fingir ser outra pessoa para atingir os objetivos que ela acha que são negados por pura questão de classe. As profundas debilidades do filme aparecem quando os personagens se movem e, especialmente, quando dançam, sujeitos a movimentos que pouco lembram a leveza graciosa dos corpos na dança clássica e que, em vez disso, mostram as limitações de certa animação digital quando amarra às cadeias do algoritmo a liberdade do traço do artista artesão.

  • Tary Belmont
    fevereiro 01, 2017

    Como sou bailarina, estou louca para ver este filme. Ficamos sabendo da estreia dele faz tempo, de repente oi adiada, espero não dmorar para assistir.

    Bites!
    Tary Belmont

  • Gêmea Má
    janeiro 31, 2017

    Eu ouvi falar do lançamento desse filme aqui no blog mesmo e ele parece muito fofinho. Eu amo assistir desenhos, apesar dos meus quase 25 anos hahahaha E esse entrou na lista simplesmente por esse motivo. É claro que saber que é um filme bom só aumenta a vontade de ver, mas…

  • Kemmy Oliveira
    janeiro 31, 2017

    Acho que li uma crítica a esse filme há alguns dias, e o filme foi classificado de uma forma bem ruim.
    Concordo que as crianças estão atentas a tudo e que algumas coisas devem ser colocadas com cautela.
    Interessante isso de alguns marcos "dizerem" em que ano se passa a história. Boa dica!

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras

  • Midian Santos
    janeiro 31, 2017

    Hey!

    Eu quero muito ver esse filme. Amo animações e esse ano tá recheado de filmes maravilhosos, né?
    Amei o trailer e amei seus comentários.

    Beijo!

    https://tordodemorango.blogspot.com.br/

  • Roberta Moraes
    janeiro 30, 2017

    Que fofura a premissa dessa história. Eu tenho visto alguns trailers além desse e cada vez fico mais encantada e com vontade de assistir.
    Achei até legal ser dublado pela Mel Maia, mas acho que vou tentar ver ele dublado pela voz da Elle.

  • Rossana Batista
    janeiro 29, 2017

    Estou louca pra assistir essa filme! Já vi o trailer umas 10 vezes!
    Eu ia ver ele hoje com minha irmã mas acabamos não indo. Achei linda a premissa e as imagens e fotografias estão maravilhosas. Acho que próximo final de semana vou ver ele.

  • Mariana Ogawa
    janeiro 29, 2017

    eu adoro animações
    e vi o trailer dele eu achei a coisa mais fofa do mundo e estou louca para assistir
    espero assistir em breve ai eu volto para dizer oq eu achei

  • RUDYNALVA
    janeiro 29, 2017

    Alice!
    Parece bom, mas li também em outros blogs que o livro ficou a desejar um pouco.
    Mas como é divertido e tem música, dança, acredito que vale a pena assistir.
    Bom final de semana!
    “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

  • Marília Leocádio
    janeiro 28, 2017

    Olhei poucas coisas em relação ao filme mais me pareceu super fofo e divertido para as crianças na minha idade eu já não vejo muita graça mais acho que o público maior são crianças e acho que elas vão gostar.

  • Adriana Holanda Tavares
    janeiro 28, 2017

    Vi o trailer quando fui ao cinema com minha filha assistir Moana e já fiquei simplesmente encantada (sou a louca alucinada pelos filmes de animação com essa carinha de romantismo). Acho que será com certeza um filme para amara, os desenhos me lembram do novo filme do Pequeno Príncipe, os traços e cores!

  • Ø Väzïø ñä Flø®
    janeiro 28, 2017

    Li alguma coisa ontem sobre esse filme e já fiquei com vontade de ver. Amo animações e faço que nem criança, não presto muita atenção em detalhes que só adultos(chatos como somos), acabamos por prestar.
    E com isso, estragamos o momento.
    Verei assim que for possível!
    Beijo

  • Márcia Saltão
    janeiro 27, 2017

    Olá.
    Apesar dos pontos negativos, vamos dizer assim, eu pretendo assistir, pois adoro animações! Não vou ver no cinema, somente depois.
    Gosto muito das mensagens que esse estilo de filme transmite.
    Boa crítica, com certeza!
    Beijos.

  • Carol Campos
    janeiro 27, 2017

    Gosto de animações, a grande maioria que assisto é por causa do meu primo (Cof Cof, mentira! Hehe) mas, essa não sei se assistiria, a trilha sonora pelo que vi é boa mas, a história não me prendeu ou me deixou curiosa a ponto de saber o que irá acontecer.