Acho que todo mundo tem aquele livro preferido. Eu tenho uma série do coração, e é sobre o primeiro livro dessa série que vou falar hoje: “Corte de Espinhos e Rosas”.

Gosto de contar sobre como descobri esse livro, então aguentem um pouco. Em uma época que era ativa em grupos de WhatsApp, pedi indicação de um livro, falaram de “Corte” e eu acabei pedindo de presente de aniversário para minhas amigas. A capa é linda, o título me intrigava e é do meu gênero preferido, fantasia. Então vamos para a sinopse?

Feyre Archeron é a filha caçula de um mercador falido e mora com o pai e as duas irmãs em uma aldeia que fica próxima a muralha. A muralha divide o mundo humano do mundo feérico, seres imortais que possuem magia.

Antes de haver a muralha, os humanos eram escravizados pelos feéricos, quando eles enfim se rebelaram e travaram uma guerra contra os seres imortais. O resultado da guerra foi um tratado e uma muralha mágica para separar as duas espécies. Mesmo assim, os humanos vivem aterrorizados com uma possível invasão dos feéricos.

CORTE DE ESPINHOS E ROSAS - SARAH J. MAAS

Para ajudar a família a sobreviver, Feyre (querida) caça na floresta, trazendo a carne dos animais para alimentá-los e a pele para vender no mercado. Após matar um lobo (que era grande demais para ser apenas um lobo comum), uma criatura bestial aparece na casa da garota pedindo reparação.

Assim, Feyre (darling) se vê arrastada para além da muralha, para o temido mundo dos feéricos. Lá, ela descobre que seu captor é Tamlin, o Grão-Senhor da Corte Primaveril, e aprende mais sobre aquela terra e seres mágicos.

Esse é meu singelo resumo de “Corte de Espinhos e Rosas” e eu juro que me segurei para não dar spoilers, ok? Como eu disse, ganhei “Corte” de presente e que presente senhores. Eu comecei o livro, uma página chamava a outra e quando eu menos percebi eu cheguei ao final e estava órfã dessa leitura maravilhosa.

“- Por que sua alegria humana me fascina, o modo como vivencia as coisas em sua curta existência, tão selvagem e intensamente e tudo de uma vez, é… hipnotizante. Sou atraído por isso, mesmo quando sei que não deveria, mesmo quando tento não ser.”

Nós começamos o livro em um ritmo calmo, conhecendo Feyre, sua família e sua aldeia, quando Tamlin aparece temos o primeiro contato com os Feéricos. Há um romance entre os dois, mas eu achei o romance deles tão arrastado. Além deles, existem outros personagens, eu tenho uma queda por bad boys então uma história de cabeças em estacas chamou bastante a minha atenção.

Enquanto eu estava lendo, a minha impressão é de que lia dois livros. Ainda hoje, quando eu penso ou releio “Corte de Espinhos e Rosas”, a impressão é sempre essa. Isso porque para mim tem um marco na história, que faz com que ela mude de tom, dando um fim a primeira parte e iniciando uma segunda. Não posso falar qual é, claro, seria spoiler demais.

Chegaaaaaa de spoilers. Conhecer a corte primaveril e a história dos Feéricos é bem bacana. Feyre não é uma mocinha em apuros, ela já começou me encantando nas primeira páginas, afinal está na floresta caçando para ajudar a família. Ela se mete em alguns apuros, mas enfrenta muita gente, tanto na corte dos feéricos quanto na aldeia de humanos.

CORTE DE ESPINHOS

Além dos dois, em “Corte de Espinhos e Rosas” conhecemos outros personagens, que vão nos acompanhar durante toda jornada da Feyre (querida, gente, eu não consigo não colocar assim).

Quando finalmente terminei o livro, fiquei doida querendo mais da Sarah, então fui correndo comprar o segundo. Minhas impressões sobre o segundo, ficam para uma outra resenha, mas quando terminei me vi louca querendo mais da Sarah.

Por isso, devo confessar a todos que “Corte de Espinhos e Rosas” é minha série preferida da Sarah. Eu já li “Trono de Vidro”, e apesar da história ser boa, não me encantei tanto assim por ela, quanto por “Corte”.

“Corte de Espinhos e Rosas” é uma trilogia, apesar disso, não consigo deixar de chamar de série. Não sei se foi por causa do sucesso que a história fez, mas Sarah resolveu fazer mais livros, com o ponto de vista de outros personagens, pelo qual eu estou muito ansiosa.

“- Agradeça por seu coração humano, Feyre. Tenha piedade daqueles que não sentem nada.”

Uma curiosidade bacana é que o livro é inspirado na história “A Bela e a Fera”. Os outros livros também são inspirados em contos, mas isso vamos deixar para as próximas resenhas, não é?

Sarah J. Maas é uma autora best seller do New York Times, formada em Escrita Criativa, ela escreveu a primeira versão de “Trono de Vidro” quando tinha apenas dezesseis anos. Hoje, “Trono” já foi traduzido para trinta e cinco idiomas.

CORTE DE ESPINHOS E ROSAS

Já disse aqui algumas vezes que eu adoro visitar o site dos autores, inclusive acho que todos deviam fazer isso. Eles deixam muitas coisas interessantes para que os fãs conheçam mais a história. No caso da Sarah, achei duas coisas bem legais: um link para uma loja que vende algumas coisas personalizadas de “Corte” e “Trono”, e uma playlist para as duas séries também. Confiram!

Outra curiosidade é em relação a capa de “Corte” prestem bem atenção, nela vocês vão ver vários elementos, como, por exemplo, uma floresta no fundo.

“Corte de Espinhos e Rosas” tem lançados no Brasil, os três livros principais: “Corte de Espinhos e Rosas”, “Corte de Névoa e Fúria” e “Corte de Asas e Ruínas”. E um livro de transição chamado de “Corte de Gelo e Estrelas”.

Só para terminar, uma pequena notícia: “Corte de Espinhos e Rosas” teve seus direitos comprados para o cinema e um roteiro “pronto”. Eu simplesmente amo e odeio a notícia, amo porque vou conseguir ver essa história no cinema. Odeio, pelo receio de como vai ficar o resultado final.

“- Tudo o que amo sempre teve a tendência de ser tomado de mim.”

 

____________________________________________________________________________________________________________

Livro Corte de Espinhos e Rosas

Título: Corte de Espinhos e Rosas
Autora: Sarah J. Maas
Ano: 2016
Páginas: 434
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia, Ficção, Literatura Estrangeira
Nota: 5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon