LIVRO

RESENHA | CORAJOSA SIM, PERFEITA NÃO – RESHMA SAUJANI

10 outubro, 2019 por

CORAJOSA SIM, PERFEITA NÃO - RESHMA SAUJANI

A indicação de hoje é de um gênero de literário que eu não tenho muito costume de ler, e para ser sincera, tinha até um pouco de “preconceito” com ele. Apesar disso. “Corajosa sim, Perfeita não” é um livro que eu preciso indicar para todos lerem, principalmente as mulheres.

O livro, escrito por Reshma Saujani, fala sobre como as mulheres são criadas desde pequenas para serem perfeitas e, como isso afeta a vida adultas delas, fazendo com que o fracasso seja algo temido. Em “Corajosa sim, perfeita não” Reshma incentiva quebrar esse conceito de perfeição em prol da coragem, incentivando as mulheres, jovens e crianças a serem corajosas e não desistirem de algo por medo de fracassar.

Não sou muito fã de autoajuda, nunca tive muita paciência para esses livros, mas respeito quem gosta. Mas “Corajosa sim, perfeita não” me chamou a atenção, em um primeiro momento, pelo título. Quem não quer ser corajosa na vida? Quem não quer ser perfeita na vida? Porque um título que fala sim para um, e não para outro?

Depois, quando fui ler a sinopse, comecei a entender do que o livro se tratava. Não é questão de ser perfeita, e sim, de como fomos criadas para ser (vou falar disso mais para frente).

“Pesquisas mostram que as brincadeiras que escolhemos para meninos e meninas podem ter um efeito duradouro na visão que terão de suas próprias capacidades, até naquilo que acreditam que saberão fazer na vida profissional adulta.”

Então, não vou dizer que essa foi uma leitura fácil e leve, porque não foi. Pensei que ia terminar o livro mais rápido do que realmente terminei. Talvez tenha sido por causa do gênero, talvez tenha sido por causa da rotina agitada. Mas isso não tira a questão de que esse é um livro que precisa ser lido por TODOS, principalmente as mulheres (deveria ser leitura obrigatória).

Já na primeira página, temos um sumário que deixa bem claro o que vamos encontrar na publicação. Ela é dividida em três partes: a primeira, intitulada “como as meninas são treinadas para a perfeição”, é para falar sobre a perfeição e sobre a questão cultural que rodeia essa palavra. Muito além da infância, essa parte também fala sobre os sentimentos que ficam com aquelas crianças, quando elas crescem.

A segunda parte tem o título de “a coragem é a nova moda”. Nela a autora traz um pouco sobre o que é essa coragem que ela tanto fala e incentiva que as mulheres tenham. Além do “o que”, ela também traz o porquê de mudar e ser corajosa.

A terceira e última parte, “diga adeus à garota perfeita: a trajetória para se tornar corajosa”, é onde Reshma traz alguns conselhos e dicas de como podemos exercitar e fortalecer o nosso músculo da coragem. Bem no final do livro, depois dos agradecimentos e das notas, existem algumas perguntas para discussão.

“Quietinha. Recatada. Modesta. Solícita. Amável. Fácil de lidar. Dá para entender como todas essas qualidades nos valeram muitos elogios na infância, mas necessariamente não nos ajudam em nada como adultas.”

Eu adorei a ideia e as perguntas que estão lá. Acho válido sim, usá-lo como um livro para ler em conjunto e no final, utilizá-las para uma conversa franca e enriquecedora. Peço até que me digam, caso alguém faça algo nesse estilo.

Em quase 200 páginas, vemos Reshma dizendo como as crianças são criadas: as meninas, para serem perfeitas, andarem bonitas e sendo consoladas todas as vezes que fracassavam em algo; em contrapartida, os meninos são incentivados a desbravar e fazer coisas arriscadas (andar de skate, jogar futebol, brincar na rua) e quando fracassavam em algo, as palavras duras os fazem tentar novamente.

Ela ainda mostra quais são as consequências dessa criação e como devemos trabalhar para mudar esse cenário todo. Com exemplos de sua própria vida, da vida de pessoas próximas e até mesmo de estudos que ela fez para poder escrever o livro, ao passar das páginas, eu via muitas atitudes minhas ou de pessoas próximas a mim.

Acho que o que me fez gostar tanto da leitura, apesar de ter sido um livro difícil de ler, foi o fato de eu ter conseguido me identificar nas palavras da autora. O quanto o que ela escreveu é real e fez sentido para mim.

“Coragem nem sempre é fazer aquilo que é maior, mais ousado, mais assustador. Às vezes ter coragem é permitir-se ser honesta consigo mesma e não fazer aquilo que esperam de você.”

Reshma Saujani é fundadora e CEO da “Girls Who Code”, uma organização internacional e sem fins lucrativos que trabalha para diminuir a diferença de gênero na tecnologia. Ao ler isso, qualquer um pensaria que Reshma é formada em alguma área da tecnologia. Mas não, a autora é advogada e ativista nos Estados Unidos, além de ter entrado, em 2010, na cena política.

Durante a leitura, Reshma explica que entrar no mundo da tecnologia foi uma das atitudes corajosas que tomou. Ela também explica o porquê de ter fundado a organização. Voltando a falar sobre a autora, em seu site descobri que ela tem outros dois livros também voltados para o empoderamento feminino.

Reshma tem uma palestra no TED que foi assistida por mais de 4 milhões de pessoas, intitulada “Ensine coragem às meninas, não perfeição”. O vídeo vale muito a pena ser assistido e, eu acredito que ilustra muito o que é essa leitura. Para quem quiser assistir, é só dar o play no vídeo:

______________________________________________________________________________________________________________

Corajosa Sim, Perfeita Não

Título: Corajosa Sim, Perfeita Não.
Autora: Reshma Saujani
Ano: 2019
Páginas: 192
Editora: Sextante
Gênero: Autoajuda, Feminista
Nota: 5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário