CitaçõesLISTA

CORAJOSA SIM, PERFEITA NÃO | QUOTES

15 setembro, 2020 por

Recentemente li um livro que superou todas as minhas expectativas: “Corajosa Sim, Perfeita Não”. Digo isso porque geralmente não leio esse estilo literário, e sempre passo por eles nas livrarias sem dar bola.

Mas quando comecei a ler, preciso dizer que nunca me identifiquei tanto em um livro como foi nesse. Inclusive, como disse na resenha, esse livro devia ser leitura obrigatória para todas as pessoas.

Em “Corajosa Sim, Perfeita Não” Reshma Saujani fala sobre como as mulheres são criadas para serem perfeitas e nunca corajosa. Durante toda a leitura ela vai mostrando atitudes que são feitas com as mulheres, desde que nascem para transformá-las em perfeita, fazendo com que a coragem ficasse escondida.

Separei algumas citações que durante a leitura, mais chamaram a minha atenção, espero que vocês gostem e que animem a ler “Corajosa Sim, Perfeita Não”.

1.  “Pesquisas mostram que as brincadeiras que escolhemos para meninos e meninas podem ter um efeito duradouro na visão que terão de suas próprias capacidades, até naquilo que acreditam que saberão fazer na vida profissional adulta.”

2. “Quietinha. Recatada. Modesta. Solícita. Amável. Fácil de lidar. Dá para entender como todas essas qualidades nos valeram muitos elogios na infância, mas necessariamente não nos ajudam em nada como adultas.”

3. “Coragem nem sempre é fazer aquilo que é maior, mais ousado, mais assustador. Às vezes ter coragem é permitir-se ser honesta consigo mesma e não fazer aquilo que esperam de você.”

4. “Não está certo que nossas filhas cresçam em um mundo que exige que elas morram de fome para se encaixar em um padrão irreal de beleza, ou que elas acreditem que dizer o que pensam e conseguir um diploma de programação de computadores são território exclusivamente masculino. Precisamos criar um mundo melhor para elas e para nós mesmas, e acredito que faremos isso definindo a coragem em nossos próprios termos, uma causa de cada vez, uma meta de cada vez, um fracasso de cada vez (…). Faremos isso cultivando a coragem que existe dentro de cada uma e de todas nós.”

5.“Se o primeiro pecado capital de uma menina é comportar-se como uma barraqueira, o segundo é ser vista como metida. Por isso elas baixam a bola, se fazem de modestas, se reprimem. Pule dez, vinte, trinta anos e verá que a modéstia daquele momento se transformou em uma mansidão meio sem jeito.”

6. “A coragem não é inata. Os homens não foram destinados biologicamente a ser o sexo forte, e a testosterona não é um passaporte todo-poderoso para a coragem. Infelizmente, esse argumento de que ‘o homem foi programado para ser mais corajoso’ tem sido recorrente, sob diferentes formas.”

7. “Nossa cultura embarcou em uma cruzada para engajar as meninas e dizer-lhes que elas podem ser e fazer tudo.”

8. “A questão é cada vez mais a mensagem transmitida às meninas pela cultura em que vivemos, e pais e mães acabam presos na mesma armadilha. Mas não entre em desespero – nem toda esperança está perdida, nem para você nem para sua filha! Como diz a psicóloga Meredith Grossman: ‘O problema não é os pais errarem. A questão é estarmos conscientes desses pensamentos arraigados e tomarmos decisões diferentes.”

9. “Quanto mais se joga de acordo com as regras, mais seguidores e likes se obtém, e, no mundo das garotas perfeitas, quanto mais seguidores e likes você tem, mais você vale. Administrar se torna algo fundamental.”

10 .“Você não ignoraria uma pinta suspeita no ombro do seu filho, nem deixaria sua melhor amiga adiar a mamografia por excesso de trabalho. Portanto, seja firme da mesma forma consigo mesma, pelo seu bem. Considere priorizar a própria saúde seu primeiro ato oficial de coragem radical.”

______________________________________________________________________________________________________________

Título: Corajosa Sim, Perfeita Não.
Autora: Reshma Saujani
Ano: 2019
Páginas: 192
Editora: Sextante
Gênero: Autoajuda, Feminista
Nota: 5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Angela Cunha
    setembro 16, 2020

    Eu também confesso que torço o nariz para esse tipo de leitura, apesar do momento que estamos passando, pedirem livros mais “encorajadores” e pelo que li acima, esse é nesse estilo de beliscar a gente com vontade!!!
    Eu não me lembro de ter visto ou lido nada a respeito do livro,mas a gente cresce ouvindo que temos que ser perfeitas em tudo que fazemos e isso infelizmente, inclui fogão e tanque!
    Corajosas?? Muito pouco ou quase nada!
    Já vai agora pra listinha de desejados!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor