LIVROS

CAT PERSON E OUTROS CONTOS – KRISTEN ROUPENIAN | RESENHA

08 julho, 2019 por

Na resenha dessa semana vou fazer diferente. Ao invés de falar com as minhas palavras sobre a história, pegarei a sinopse do próprio livro. Então conheça um pouco sobre “Cat Person e outros contos” escrito por Kristen Roupenian e lançado este ano pela Companhia das Letras.

O aguardado livro de estreia de Kristen Roupenian – autora da história que se tornou um fenômeno literário sem precedentes – reúne doze contos que tratam de amor, desejo, poder e consentimento. Com ousadia, estilo afiado e humor surpreendente, a escritora se revela uma das vozes mais originais e provocativas da ficção contemporânea nesta pequena joia que retrata de modo radical e espantoso, os relacionamentos nos dias de hoje.

Quero que todos tentem imaginar por um momento sobre do que se trata o livro. Vejam a capa, leiam a sinopse e apenas imaginem. Eu imaginei várias coisas, pessoas que me viram com ele também, mas não chegou nem perto do que realmente era.

“Mas imaginar o que seria necessário fazer para interromper o processo que ela havia iniciado era assustador; aquilo ia exigir um tato e uma gentileza que ela julgou impossível canalizar.”

Apenas pela capa, eu nunca ousaria comprar o livro, falaria que seria uma coisa estranha e que eu não iria gostar. Realmente, as histórias são bem estranhas, algumas até bizarras, mas cara, todos os contos são bons. Muito bons.

Temos doze contos que literalmente tratam de amor, paixão, desejo, consentimento, mas a forma como são retratados é muito bizarra. Em vários das histórias de “Cat Person e outros contos” eu me surpreendi com o rumo que ela tomou.

Apesar das bizarrices a autora traz para os seus contos discussões muito válidas. O que é consentimento afinal? Será que o fato de ter aceitado manter relações com uma pessoa quer dizer que não posso dizer não quando tudo já estiver rolando? O que é ressentimento? Será que o ressentimento de pais que não estão mais juntos pode ser repassado para um filho?

Em minhas pesquisas pela autora, para pode trazer um pouco mais sobre ela acabei encontrando uma reportagem no site da Época. Em forma de entrevista, a autora fala um pouco sobre a temática dos seus contos e entra em um tema que o Brasil tem visto muito nos noticiários nos últimos dias. Para quem se interessar ler, é só clicar aqui.

Kristen Roupenian nasceu nos Estados Unidos e é formada pela Universidade Barnard, com doutorado em Harvard sobre literatura africana. “Cat Person e outros contos” é seu primeiro livro, e nasceu depois de que alguns dos seus contos fizeram muito sucesso ao serem publicados em jornais. Como por exemplo, “Cat Person” que foi publicado na revista The New Yorker.

Segundo as pesquisas que eu fiz, o sucesso do conto foi tão grande, que uma editora britânica pagou pelo livro antes mesmo dele ser escrito. Ainda bem que a Companhia o trouxe para o Brasil e não ficamos sem essa coletânea maravilhosa. Kristen vem para o Brasil participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), e eu queria muito que ela viesse para a Bienal também, quem sabe.

Uma das coisas que li durante a pesquisa sobre a autora é que além de ter tido o livro comprado antes que ele tivesse sido escrito, graças ao sucesso de mais de 4 milhões de pessoas lendo seus contos, a HBO comprou os direitos para adaptar os contos para uma série de televisão.

Como vários livros de contos, “Cat Person e outros contos” é bem fino e pequeno. Suas 256 páginas podem ser lidas rapidamente e alguns dos contos bastam dez minutinhos para terminar.

“Ela sentiu a superfície áspera do dedo empurrando a sua língua, e sentiu o gosto acre da sujeira debaixo da unha dele. Ele disse: ‘É claro que você vai ter que me devolver. A fita, digo. Você vai me devolver, não vai? Promete?’.”

Como tenho costume de carregar meus livros para cima e para baixo comigo, no primeiro dia que estava lendo “Cat Person e outros contos” estava com ele no trabalho e uma colega acabou pegando um dos contos para ler. Resultado, ela terminou em quinze minutos, amou a autora e quer muito ler mais coisas dela e os outros contos.

Essa também foi a minha reação com a leitura. Apesar de ter estranhado várias narrativas, me encantou a forma como a autora escreveu, e como ela conseguiu fazer com que eu ansiasse por cada página lida.

Apesar de o livro levar o nome do conto de “Cat Person” esse não é o melhor conto da coletânea, mesmo que ele seja muito bom. “Look at Your Game, Girl” é desconcertante, assim como “Sardinha” e “O Cara Legal”. Esse último é o maior conto da coletânea.

Ainda que não tenha nenhuma marcação de “conteúdo adulto” esse não é um livro que eu indicaria para menores de dezoito anos. E por último, sinto na obrigação de fazer uma advertência para quem for ler: não espere finais, nem felizes, nem tristes, apenas não espere finais.

Alguém aqui já ouviu falar da publicação ou já leu? O que acharam ou o que esperam de “Cat Person e outros contos”?

________________________________________________________________________________________________________________

Título: Cat Person e outros contos
Autora: Kristen Roupenian
Ano: 2019
Páginas: 256
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Contos, Ficção
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • […] RESENHA | CAT PERSON E OUTROS CONTOS – KRISTEN ROUPENIAN […]

  • Samara Silva
    julho 09, 2019

    Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Super Minas Cap Resultado