Em “Cartas que escrevi antes de você” conhecemos Cassandra McMurtrey, uma garota que possui uma família perfeita e maravilhosa, que se amam muito. A menina, que foi adotada quando bebê, sempre foi muito amada. Apesar disso, ela possui dúvidas sobre a sua origem e quando completa dezoito anos, resolve começar uma busca pela sua origem.

Enquanto busca pela sua origem, Cass tem que lidar com problemas típicos de adolescentes, como as inscrições para a faculdade e o surgimento de um novo amor. Além disso, ela tem que lidar com a pressão do pai, para que ela entre na mesma faculdade que ele estudou e com a mãe que adoeceu e foi para o hospital. Nas suas buscas, Cass descobre que possui cartas, escritas por sua mãe biológica quando ainda estava grávida.

“Cartas que escrevi antes de você” foi meu primeiro contato com a autora, Cynthia Hand, e é mais um livro da série: ‘não dei nada para a história e ela me surpreendeu’. Porque foi isso mesmo que aconteceu. Peguei o livro, como quem não quer nada, nem pensei que poderia gostar da história, mas a medida que fui lendo, fui me surpreendendo.

CARTAS QUE ESCREVI ANTES DE VOCÊ - CYNTHIA HAND

A história é mesclada, entre o que está acontecendo com Cass e as cartas que sua mãe biológica escreveu quando estava grávida. É por meio dessas cartas que vamos descobrindo a origem da garota, mas não pense que a menina descobre essas coisas ao mesmo tempo que a gente. Quando vi a sinopse, pensei que as cartas iam ser introduzidas na vida de Cass logo no início, mas não foi isso que aconteceu. Mas fiquem tranquilos, isso não atrapalha a história, apenas fez com que eu ficasse ansiosa para saber como seria a reação de Cass ao ler o que sua mãe biológica tinha escrito e toda a sua história.

Preciso dizer que amei o livro inteiro, adorava tanto as partes de Cass quanto as cartas. Foi divertido e emocionante ler as cartas e ir comparando a mãe biológica de Cass com ela. Ao menos foi isso que fiz. A cada carta, conseguimos ver a gravidez evoluindo e conhecemos mais a fundo os dramas que levaram a garota a entregar sua filha para adoção.

Uma temática que vemos sendo retratada no livro é a adoção. Não é só Cass que é adotada na história, temos também sua melhor amiga, Nyla, mas as duas com origens bem diferentes. O que achei legal na história, é que não vemos apenas o lado de Cass, o de S. (a mãe biológica) também aparece, com as cartas. É com elas, que também vemos outro tema ser retratado na história: gravidez na adolescência.

 

“Brit caiu no mito do príncipe que chega e carrega você em direção ao pôr do sol. A gente cresce vendo filmes tipo A Pequena Sereia, e a Ariel tem 16 anos e é até de uma espécie diferente do príncipe, mas tudo dá certo para ela mesmo assim. Feliz para sempre. O amor conquista tudo.”

Falando um pouco sobre Cass, é estranho como amei e odiei várias atitudes dela. Teve uma em especial que eu odiei muito, assim como a própria personagem que depois percebeu o que tinha feito. Por isso eu digo, Cynthia fez personagens muito reais, que possuem acertos e erros, e que quando erram, aprende com eles.

Muito além sobre o tema adoção, vemos também o racismo ser retratado no livro. Nyla, é negra, que mora em uma comunidade predominantemente branca e que foi adotada por um casal branco. Não temos um foco muito grande nesse tema, mas Nyla traz um pouco dessa discussão para “Cartas que escrevi antes de você”. Isso porque nas conversas que ela tem com Cass, podemos ver os receios que a garota possui em várias coisas que ela faz e o receio de como as pessoas possam reagir. Nyla, assim como Cass, faz parte da equipe de teatro e é uma atriz bem talentosa, conseguindo vários papéis de destaque. Essa é uma personagem que eu gostaria de saber mais.

CARTAS QUE ESCREVI ANTES DE VOCÊ - CYNTHIA HAND

Cynthia Hand é uma autora best-seller que possui vários livros publicados. No Brasil, ela foi publicada por algumas editoras como Darkside (“O último adeus”) e Gutemberg (“Minha lady Jane”). “Cartas que escrevi antes de você” é a sua publicação mais recente e ela me fez amar a escrita da autora, então estou bem ansiosa para ler os outros títulos que já foram publicados no Brasil e querendo muito que mais títulos venham. Essa realmente é uma leitura que indico para todos.

“São muitas as estrelas que vejo diante de mim, mas nenhuma delas é como ti.”

_________________________________________________________________________________________________

Capa Título: Cartas que escrevi antes de você
Autora: Cynthia Hand
Ano: 2020
Páginas: 368
Editora: HarperCollins
Gênero: Jovem Adulto
Nota: 5/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: AMAZON