LIVRO

RESENHA | ATÉ O FIM – HARLAN COBEN

04 junho, 2019 por

Resenha do livro até o fim

Até o Fim de Harlan Coben tem 272 páginas, o autor tem mais de 70 milhões de livros vendidos e teve seus direitos comprados pela Netflix para adaptação de suas obras.

 

“Não quero soar dramática, mas os fantasmas daquela noite ainda estão presos aí, dentro de você. Talvez a verdade os liberte.”

Essa história se passa numa cidadezinha chamada Westbridge, onde nos anos 50 existia uma base de mísseis Nike. Uma sociedade secreta criada por adolescentes começou a ficar fissurada a respeito dessa instalação, e a partir daí surgiram teorias da conspiração a respeito dos motivos da mesma ter sido fechada em meados dos anos 70. 

Napoleão “Nap” Dumas é um detetive em Nova Jersey e enfrenta diariamente o “fantasma” de seu irmão gêmeo que morreu em um acidente – atropelamento de trem – juntamente com a namorada Diana (e filha do chefe de policia, Augie) pelo ano de 2002. Agora, estamos em 2017 e Nap está sendo constantemente lembrado de que muitas coisas do passado não foram resolvidas de forma satisfatória. E para piorar o que já não estava bom, amigos de Leo (o irmão gêmeo de Nap) que faziam parte de um grupo chamado Clube da Conspiração, estão sendo mortos após todos esses anos. 

“Procuro não me perder nos olhos dela, porque tudo está contido neles: a história em si, as conjecturas, as evasivas. Nos olhos de Maura eu vejo você, Leo. Vejo a vida que tive um dia, a vida da qual sempre morri de saudade.”

Maura é o primeiro grande amor de Nap da época da escola. Na mesma noite que perdeu seu irmão gêmeo para sempre, ele também perdeu sua namorada. E por mais que tenha buscado ter informações a respeito dela, ele nunca mais ouviu falar da jovem rebelde. Nem por sua mãe, nem por ninguém. Contudo, como policial, ele deu um “jeitinho” de deixar cadastradas as digitais de sua amada, para que, se algum dia ela pintasse no radar, ele fosse notificado.

Acontece que as digitais de Maura apareceram em um carro que esteve em uma cena de crime onde um policial foi executado, e esse policial tem ligações com o passado de Maura, de Nap, de Leo e com o Clube da Conspiração. Depois de tantos anos, Nap tem reacendido em si a necessidade de ir até as últimas consequências nessa história.

Harlan Coben em Até o fim.

“A negação salva a pessoa. Ergue uma cerca protetora. Impede que essa pessoa se jogue da janela, segura sua mão quando ela fica tentada a queimá-la no fogão”.

O estilo de escrita de Harlan Coben continua muito dinâmico, jovial e de fácil assimilação. Seu costumeiro jeitão de inserir ironias e piadinhas na personalidade de seus personagens continua vivo e eficaz. Sou fã confessa e digo que a leitura continua contagiante. Eu realmente pego um livro dele para ler, e enquanto não vejo o fim, não consigo largar. 

Toda essa chuva de informações que relatei até agora acontece nas primeiras páginas… ou seja, durante todo o resto de Até o Fim, teremos esses desdobramentoss. Encontraremos em Até o Fim muita investigação, mentiras, descobertas dolorosas e aquele tipo de plot twist que só Coben sabe esfregar na nossa cara.

Nap é de ascendência francesa, foi criado por seu pai, tem um “quê” de justiceiro, e foi um astro do hóquei na época da escola. É ele quem narra para a gente esses acontecimentos. Porém na verdade, ele está a todo tempo a “conversar” com seu irmão gêmeo morto. Ele conta tudo o que faz, o que pensa e o que está acontecendo para Leo, como que se a ligação íntima e forte que naturalmente os gêmeos possuem não tivesse sido atrapalhada nem mesmo pela morte. Em poucos momentos Nap conversa com uma Maura que assim como Leo, para ele, é onipresente.

” (…) se eu não conseguir destruir sua reputação, volto qualquer dia desses para destruir seus dentes. Simples assim. Sou um policial à moda antiga”.

Obviamente, como em todo e qualquer história policial, esse thriller envolve mistérios “cabeludos”. Aqui, uma base secreta do governo! E diversos segredos podem estar entrelaçados com o verdadeiro motivo da morte de Leo e Diana. Foi apenas um acidente? Os jovens estavam apenas curtindo demais e se descuidaram dos perigos que uma linha férrea pode apresentar? O Clube da Conspiração está envolvido nesse mistério? Por que amigos relacionados ao CC começaram a morrer? Onde está Maura, e por que ela fugiu quando ainda era uma adolescente e nunca mais foi vista?

“O governo seria capaz de matar para manter um segredo? A resposta é tão óbvia que a pergunta se torna retórica”.

Essas são algumas perguntas que vamos nos fazendo a cada virada de página. Acabamos por não saber se podemos confiar em alguma personagem. Nunca sabemos quem realmente está contando a verdade, ou se existem mentiras, porque parecem tão doces? Essa é uma história que me convenceu. Valeu a pena esperar um romance novo do nosso Mestre das Noites em Claro. Pena que as leituras que faço de Coben sempre acabam muito rápido! 

Ah, já ia me esquecendo… encontramos nessa história um velho conhecido nosso – daqueles que acompanham a série Myron Bolitar vão vibrar por ter notícias dele. Foi delicioso matar as saudades, e só entende bem esse trecho, quem já leu o livro 11 da série. Mas, essa participação em nada prejudica quem não conhece esse sujeito. É apenas mais um participante em meio a toda essa triste, confusa, e perigosa história.

Harlan Coben, escritor estadunidense de literatura policial de 56 anos, aclamado, premiado, e traduzido para mais de 41 idiomas. Seu codinome entre os fãs é “o Mestre das Noites em Claro”, pois só quem se vê enredado em uma história de Coben, entende o que é terminar um livro às 3 horas da madrugada, exasperado e destruído! Ele nos deixa no chão, sempre.

É morador de Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa. Além de Até o Fim, o autor escreveu 11 livros da Série Myron Bolitar, 3 livros da Série Mickey Bolitar, e 15 outros livros com histórias independentes. O autor é adepto de cross-overs, e às vezes temos o privilégio de encontrar personagens conhecidos perambulando entre livros.

________________________________________________________________________________________________________________

Resenha: Até o FimTitulo: Até o Fim
Subtitulo: Uma noite trágica. Uma vida inteira de segredos.
Autor: Harlan Coben
Ano: 2019
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Gêneros: Crime, Ficção, Romance, Romance policial, Suspense e Mistério
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

23 Comentários

  • […] { #RESENHA } ATÉ O FIM – HARLAN COBEN […]

  • Malu
    junho 17, 2019

    Tá aí um autor que eu quero muito ler! Já li várias resenhas sobre os livros deles e todos me parecem incríveis, um mais empolgante que o outro. Com a tua resenha não foi diferente. Adorei!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 18, 2019

      Se você gosta do estilo, Malu… um bom thriller e um final sempre surpreendente, pode se jogar sem medo.
      Espero que seja uma boa recomendação pra ti.
      Abraços

  • Lucas
    junho 08, 2019

    TIve o prazer de conhecer esse livro esses tempos, amei a apresentação e agora com a sua resenha só me deu mais desejo de ler.

    Parabéns

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 08, 2019

      Se joga, Lucas. Ler Coben nunca é tempo perdido!!!

  • Garoto de Outro Planeta
    junho 07, 2019

    Não conhecia esse autor, fiquei chocado com a quantidade de livros vendidos. Eu gosto bastante de histórias investigativas e como muitas vezes elas podem nos surpreender. Vou dar uma conferida! 😉

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 07, 2019

      Poxa!!! Você não conhece O Mestre das Noites Em Claro? Como assim…
      Bom, já tô com uma ideia para um post que vai ser super legal pra você.
      E querendo recomendações de Coben, só falar. Eu já li TUDO que saiu dele aqui no Brasil.

  • lainizinhamarcia@gmail.com
    junho 05, 2019

    Gosto da maneira que o Cobem desenvolve seus textos e como sempre surpreende o leitor no final.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 06, 2019

      Eu também adoro a capacidade de sempre nos surpreender no final! Sou muito fã.

  • Eita Carlos
    junho 05, 2019

    Eu vi esse livro mas infelizmente na hora eu estava sem R$1.00 real no bolso. Mas em breve eu adquiro ele! Adorei sua resenha! ❤ É um livro muito bom!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 06, 2019

      Ai, que bom que gostou da resenha! E pode adquirir o livro sem medo. Pois, Coben nunca é um tiro no escuro quando falamos de um bom thrillers. Abraços

  • Alessandra
    junho 05, 2019

    Fico imaginando quais não são os mistérios cabeludos que iremos encontrar nessa história. Infelizmente ainda não li a série Myron Bolitar mas pretendo fazer em breve, já que o autor Coben tem uma escrita muito gostosa e geralmente trabalha bem a trama e os personagens.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 06, 2019

      Alessandra, tirei 2019 para reler a série do Myron (mais a do Michey Bolitar), porque meu grupinho é simplesmente APAIXONADO com esse universo e personagens. Super recomendo!!!

  • Bianca Ribeiro
    junho 05, 2019

    Eu tive meu primeiro contato com o Coben recentemente e confesso que gostei muito do que ele escreve, achei bem interessante, mas não achei TÃO fantastico igual umas amigas minhas falam sabe?! Mas gosto muito porque ele escreve sem enrolar, o negócio pega fogo logo no começo kkkk
    Ainda não li esse, espero ler em breve!!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 06, 2019

      Bianca, eu ADORO o Coben. Mas, não acho que ele faça milagre não. Eu só gosto de como ele desenrola uma boa história de forma rápida e sempre pega a gente de calças nas mãos nas últimas páginas. Por isso sou muito fã dele mesmo. Espero que goste de suas próximas leituras dele. Beijo

  • Miss L
    junho 05, 2019

    Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não conhecia Coben, mas esse Nap é qualquer coisa <3
    Beijokitaz

    http://www.devaneiosdemissl.com

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 05, 2019

      Recomendo muito o autor se você gosta de thrillers e de sempre sair surpresa nas últimas páginas.
      Nap eu apaixonei. Já quero como personagem recorrente… hehehehee Beijos

  • Regiane
    junho 04, 2019

    Eu amei esse livro do meu tio Coben! Como sempre fui tapeada! É que personagem ótimo essa Nap! Que venham outros livros deste maravilhoso mestre das noites em claro!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 05, 2019

      Eu estou bem doida que Nap vire um personagem recorrente.
      Porque já amei o jeito meio Win de ser, né migs??

  • Marilene
    junho 04, 2019

    Concordo com a Ana, quando fala sobre confiar nos seus gostos pela leitura e, fazer com que desejemos ler também, quem me dera essa disposição!! Na lista , já até iniciei, falta-me chegar Até o Fim!! Show,Carol!!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 04, 2019

      Acabou que estou dando dentro em minhas indicações nos nossos grupinhos ultimamente, né? Fico feliz de que as leituras estejam te agradando, Mari. Beijocas

  • Ana Lúcia
    junho 04, 2019

    Confio muito no seu bom gosto pra autores, é Coben é top. E vc falou uma coisa que sempre sinto qdo leio qualquer livro do autor, acaba rápido demais!! Sinal que a leitura é prazeiroza é instigante, é vc transmite isso muito bem em suas resenhas!! Vai pra lista! Mas pra lista dos pra ler ontem.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      junho 04, 2019

      Ahhh, falou minha rainha das indicações de thrillers!!! Seus elogios sempre enchem meu coração de alegria. Obrigada pelo apoio de sempre, amiga. Mil beijos