LIVROS

ASCENSÃO – STEPHEN KING | RESENHA

22 fevereiro, 2020 por

ASCENSÃO - STEPHEN KING

“Ascensão” (2018) é um dos últimos lançamentos do autor Stephen King aqui no Brasil, trazido pela Suma, selo da Cia das Letras. “Ascensão” é um livro sobre… Não sei sobre o que ele é! Talvez seja sobre algo sobrenatural. Ou talvez sobre esperança. Sobre ainda existir gente boa no mundo, e amizades que valem a pena.
“Ascensão” pode ser aquele diferencial do King na vida de quem sempre se nega a pegar um livro do autor, pois não gosta de terror. Parabéns! Esse é um livro que você (medroso – ops!) pode pegar em mãos e ler sem se preocupar. E eu vou contar o porquê…

“O ontem já foi, o amanhã talvez não venha.”

Em “Ascensão” iremos conhecer o designer gráfico de 42 anos – e divorciado – chamado Scott Carey. A história de Scott é a seguinte: ele está perdendo peso continuadamente. Contudo, sua aparência física não muda em nada. Suas roupas não ficam mais ‘soltinhas’, e ele sequer precisou apertar o cinto em volta de sua cintura. E ele anda comendo ‘milhares’ de calorias diárias.

Você, leitor fiel, pode estar lembrando-se de um caso semelhante. “A Maldição do Cigano” (1984 – meu ano <3), escrito pelo pseudônimo Richard Bachman? Bom, só na questão do emagrecimento exacerbado. E paramos por aí nas semelhanças.

“Mas nós também mudamos as coisas que podemos mudar, não é?”

ASCENSÃO - STEPHEN KING

Através de uma balança em seu banheiro, Scott busca fazer alguns tipos de experiências tentando compreender o que acontece consigo. Entretanto, não há explicações. Se ele sobe na balança segurando pesos de 10 kg, ou com bolsos cheios de moedas… O peso registrado é o mesmo marcado anteriormente.

Obviamente algum tipo de preocupação passa a rondar a mente de nosso protagonista. Seria câncer? Mas, não pode ser, uma vez que seu corpo não demonstra qualquer deterioração. Você, assim como Scott, pode passar as 124 páginas dessa obra buscando desvendar o motivo de porque ele estar emagrecendo.

Essa perda de peso, sobretudo, vai acelerando. Chega ao preocupante momento onde Scott está perdendo aproximadamente 1,5 kg por dia. Restando a ele planejar muito bem o que quer fazer até chegar ao limite – ao Dia Zero. Não se esqueça: visualmente, Scott permanece da mesma forma. Até apresenta uma barriguinha saliente! A preocupação que surge é que em algum momento, certamente, Scott não mais estará preso a Terra pela gravidade.

“Eu me sinto animado. Pode parecer loucura, mas é verdade. Às vezes eu acho que é o melhor programa de perda de peso do mundo.”

Ah, me deixa contar onde essa história se passa! Na fantástica e já conhecida cidade de Castle Rock. Ou seja, onde quase tudo pode acontecer – inesperadamente. Temos uma leve referência À Pequena Caixa de Gwendy, que também se passa em CR.

Um plot muito interessante e importante na história envolve as vizinhas de Scott que são casadas. A cidade – que é um tanto conservadora – é bem preconceituosa com esse relacionamento homossexual. Elas abrem uma lanchonete vegetariana mexicana em CR. E Scott acaba por se ver no meio dessa “pequena-grande” confusão.
Outra figura importante é o aposentado Dr. Bob Ellis, que se torna um tipo de parceiro nesse segredo sobre o emagrecimento inexplicável de Carey. Embora preocupado, ele não força Scott a se internar ou a investigar sua condição. Mas, de certa forma, posteriormente o apoia e auxilia em resolver algumas situações que os cercam na cidade de Castle Rock.

“Tudo leva a isso, penso ele. A essa ascensão. Se é assim que é morrer, todo mundo deveria ficar feliz de partir.”

Então, quais eram mesmos os motivos para indicar Ascensão para todo mundo, até aqueles que nunca pegaram em um livro do Stephen King?

  • Primeiro: ele não é de terror. Você não vai sentir medo, não vai ser assustado por nenhum ser sobrenatural. Também não tem nenhum personagem malvadão. Nem tem sangue (isso é importante, né?);
  • Segundo: Ele tem só 124 páginas. Àqueles acostumados aos calhamaços que o mestre escreveu durante toda sua carreira, é até assustador um livro tão curto. Ele tem mais cara de um conto. E te garanto que já li contos do King que são bem maiores que “Ascensão”;
  • Terceiro: É uma leitura fácil, ágil, agradável e que traz esperança ao coração da gente. Com umas duas horas (ou menos) de leitura, você consegue ler essa mensagem que é bem atual e até bem importante para os dias que vivemos.

E eu poderia continuar trazendo motivos, uns atrás dos outros, porque acredite, eu posso! Quando eu quero arrumar motivos para indicar livros e histórias do King, eu consigo… Por exemplo, conforme os quilos de Carey vão se esvaindo, mais bem disposto ele se sente, e ele dá seu melhor em ajudar a sociedade onde vive. Entretanto, acho que expus meus pontos. E você agora é totalmente livre para decidir ter em mãos um livro tão legal de se ler.

“Todo mundo devia passar por isso, pensou ele, e talvez, no fim, todo mundo tenha. Talvez na hora de morrer todos ascendam.”

ASCENSÃO - STEPHEN KING

Fora que ele tem capa dura, e uma capa maravilhosa. A Suma indubitavelmente não poupa esforços na qualidade de suas obras, e com “Ascensão” não foi diferente. Porque ainda contamos com ótimas ilustrações (no início dos capítulos) de Mark Edward Geyer e papel Pólen Bold. Não deixe de ter essa obra mágica em sua coleção!

Com mensagens de tolerância, aceitação e esperança, decerto King veio se despedindo da década iniciada em 2010. E confesso estar muito curiosa com o que ele tem nos reservado para essa nova década. Penso comigo mesmo, e divido agora com vocês, se teremos ainda outro estilo ou tom de escrita do mestre para seu leitor fiel nos próximos 10 anos.

________________________________________________________________________________________________________________

 

ASCENSÃOTitulo: Ascensão
Autor: Stephen King
Ano: 2019
Páginas: 124
Gêneros: Fantasia, Ficção, Literatura Estrangeira, Suspense e Mistério
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

21 Comentários

  • Rodrigo
    abril 24, 2020

    Adorei a resenha como sempre!!!!
    Concordo quando fala que o livro é sobre esperança e amizade verdadeira que King escrever como ninguém.
    Parabéns mais uma vez Carol, pela resenha impecável.

  • Victória
    março 02, 2020

    Carol, você é a única pessoa no mundo que me faz pensar em ler King, viu! Hahahaha não tenho muita paciência, mas, quando vejo você falando dele fico com vontade. 😛 ótima resenha!

  • Leticia Rodrigues
    março 02, 2020

    esse livro, to querendo ler ele, adquiri o ebook e tudo mas confesso que ainda não li por falta de tempo kkk, eu adoro king, minha meta é ler diversos livros dele mas ainda não consegui tantos quanto queria kkk, e acho interessante ter uma obra dele que não é de terror ou horror.

  • Ingrid
    março 02, 2020

    Nao conheço esse livro, mas adorei sua resenha

  • Karinam
    março 02, 2020

    Aplaudi de pé e gritei: Especialista! Mas amiga, King falando de aceitação, tolerância e esperança? Tô abismada. Eu fiquei muito interessada pela história e com certeza vai pra minha lista!

  • RENATA CRISTINA SILVA AVILA
    março 02, 2020

    Amei as fotos Carol.
    Como sempre arrasou na resenha do stephen king

  • Maria Valéria
    março 02, 2020

    Caramba, deve ser uma leitura alucinante. Só de ler teu texto já fiquei ansiosa e cheia de expectativas.

    Assim que der, compro.
    Küss

  • Erika Monteiro
    março 02, 2020

    Oi Carol, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer que AMO livros com capa dura. Fico apaixonada com aquelas edições americanas e britânicas. Já viu como alguns livros estrangeiros são perfeitos? Dá vontade de ler tudo em inglês haha Bom, já conhecia o autor mas infelizmente ainda não li nenhum de seus livros. Espero conseguir esse ano. Quanto ao enredo achei surreal. Imagina subir na balança todos os dias e nunca mudar o peso? Uma ideia bem criativa. Quando gosto de uma obra também elenco os motivos para indicá-lo para que outras pessoas leiam. Se deixar falo sobre o dia inteiro haha Um abraço, Érika =^.^=

  • Vitor Damasceno
    março 02, 2020

    Ai meu Deus tomara que dê tempo de ler antes de virar filme, porque até hoje estou pendente “It”, e como o segundo filme foi bem ruim desanimei geral. Mas agora to achando melhor ler os mais recente dele , rsrsrs. Obrigado pela indicação!

  • Débora Vicente
    março 01, 2020

    Os livros do Stephen King são maravilhosos demais, eu sou extremamente apaixonada. São muitos profundos, você sente as emoções.

  • Yasmine Evaristo
    março 01, 2020

    Cada vez que leio uma resenha de algum livro do SW eu peço para a deusa que ela me dê tempo na vida para eu conseguir ler toda a sua obra. Enquanto esse tempo não vem eu fico aqui selecionando mentalmente qual quero ler mais rápido e, agora, esse se tornou um deles. Sou apaixonada com A Maldição do Cigano e essa pequena semelhança entre os dois me atraiu bastante.

  • Debora Sapphire
    março 01, 2020

    Gostei muito de conhecer melhor e um pouco mais sobre um dos últimos lançamentos do Stephen King aqui no Brasil. Eu ainda não tive a chance de ler algo do autor, porém tenho muita curiosidade. Vou prestar mais atenção nos títulos da Suma, selo da Cia das Letras, a partir de agora. Porque nunca tinha lido algo indicando um livro do King assim antes. O que tornou tudo muito interessante!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      março 01, 2020

      Que bom, Debora. Eu sou apaixonada nesse homem. Então aqui no Coisas de Mineira você vira e mexe vai encontrar algo sobre ele.
      Abraços

  • Joana Darc
    março 01, 2020

    Oi
    Eu adoro os livros do Stephen King são maravilhosos, já quero ler

    • Carol Nery
      Carol Nery
      março 01, 2020

      São mesmo! Sou eternamente fã…

  • Edgar Sasuke
    fevereiro 28, 2020

    Um livro curto, mas o suficiente para derrubar a gente no chão. Muito bom ver o King “up to date”, falando de temas candentes de nossa época. Excepcional.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      março 01, 2020

      Falou tudo, Edgar. King não fica ultrapassando… Ele acompanha “os movimentos”. Tá bem antenado.
      Abraços

  • Renata Cunha
    fevereiro 28, 2020

    Olá!! Acredita que nunca li nada do tão aclamado Stephen King?? Tenho que resolver isso este ano!! Adorei saber desse livro que ainda não conhecia.
    Beijos

    • Carol Nery
      Carol Nery
      março 01, 2020

      Renata, esse livro é uma boa pedida. Para você começar sem ter medo das muitas páginas que ele é famoso em escrever. hehehehee
      Se joga!!!

  • Hanna Carolina Lins de Paiva
    fevereiro 24, 2020

    Oi Carol, menina, fiquei mega curiosa com essa perda de peso do Scott… E o mais louco é que ele simplesmente não emagrece propriamente dito! Muito louco mesmo.
    Talvez um dia eu crie coragem para ler esse livro já que sou a medrosa assumida dos livros de King! kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Carol Nery
      Carol Nery
      março 01, 2020

      Hanna, mulher… Chegou sua hora!!! Esse livro não tem como ter medo. Só se joga!!!
      É conselho de uma viciada. hahahaha
      Beijos