“As Provações de Apolo” é uma série que, segundo seu autor, está terminada no quinto livro que saiu aqui no Brasil, no ano passado, pela editora Intrínseca. Quem acompanha a gente lá no Instagram deve saber o quanto eu gosto da escrita do Riordan, essa mesma, voltada para o público infantojuvenil. Me julguem, ou não… Conheci Riordan e a turma de Percy Jackson depois de adulta, depois de ser mãe, e corri para comprar todos os livros desse universo. Quero que meus filhos leiam quando forem maiores.

Bom, porque estou falando sobre esse tema aqui hoje? É que eu gostaria de dar uma palhinha a respeito dos volumes 1 ao 4 de As Provações de Apolo. Está por vir a resenha do livro 5 (A Torre de Nero), e sendo assim, vamos relembrar por todas as aventuras e confusões que Apolo viveu aqui na Terra. Interessados? Então acompanhem comigo…

O Oráculo Oculto

O Oráculo Oculto (2016)

Apolo é filho de Zeus com Leto, e tem uma irmã gêmea, Ártemis. No início de O Oráculo Oculto descobrimos que Zeus resolveu punir Apolo da pior forma que poderia.  O fez se tornar humano. Ele aparece para gente como um adolescente mortal. Pensem como isso é degradante para o deus – essa é sua verdadeira provação.

Quando ele chega ao Acampamento Meio-Sangue como Lester Papadopoulos, o “ex-deus” Apolo percebe que por lá as coisas estão todas reviradas. Uma confusão só. E que adolescentes continuam desaparecendo. Ele também irá ter que lutar contra alguns inimigos que fez durante sua jornada como deus, sendo que agora ele não tem mais nenhuma divindade. Lutar sem poderes pode se mostrar algo muito desafiador.

Meg McCaffrey faz parte da turma dos semideuses, e será a companheira (e algo mais importunador para Apolo) de Lester durante essa saga de lutas, descobertas e aventuras. Ah, é preciso dizer que esse universo é o mesmo do de Percy Jackson, e assim, iremos revisitar situações e personagens já queridos para a gente. Vale muito a pena iniciar essa saga tanto por saudosismo, quanto por matar a vontade de ler mais criações do nosso querido tio Rick.

A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras (2017)

Lester, digo, Apolo já compreendeu que ele vai viver um tempo como um adolescente rechonchudo e com problemas de acne. Isso o incomoda demais, e creio que Zeus foi pontual em sua punição, mexendo com o brio do deus destituído. Então, quase que concomitantemente ao fim de O Oráculo Oculto, já daremos início à história de A Profecia das Sombras.

Apolo recebe uma profecia no primeiro livro da série, e agora ele precisa descobrir como não deixar que seus inimigos se levantem contra os deuses e semideuses, como também correr atrás de conseguir sua divindade de volta. Teremos ao lado de Lester e Meg um personagem muito querido para os fãs de Percy Jackson e os Heróis do Olimpo. Teremos muito crossover nessa série, e quanto mais melhor. Os fãs amam!

Assim como não poderia deixar de ser, esse também é um volume cheio de aventuras, confusões e muito humor. A escrita do Riordan tem sempre um pouco de sagacidade e ironias. Essa escrita já é bem peculiar para os fãs. Aqui, em A Profecia das Sombras, Apolo demonstra mais amadurecimento. Principalmente percebendo as pessoas a seu redor. Dando valor ao outro, e não só a seus próprios interesses. Ficamos com um ótimo final nesse livro, que nos faz querer logo ir para o próximo volume.

O Labirinto de Fogo
O Labirinto de Fogo (2018)

Em O Labirinto de Fogo o desafio de Apolo é ir em busca do terceiro dos cinco oráculos desaparecidos. O Labirinto de Dédalo está estranhamente “possuído” por uma espécie de fogo que não se consome. Agora, para novamente encher nossas vidas de esperança e amor, tio Rick traz novamente personagens conhecidos da série de Percy Jackson para aquecer nossos corações.

Contudo, dessa vez a batalha será travada contra o pior membro do Triunvirato. Tudo poderá acontecer… E esse é um dos livros que mais abala as emoções dos fiéis leitores do autor. Aquele tom mais descontraído e engraçadinho que vimos nos dois primeiros livros já perde um pouco seu espaço nesse dos mais dramáticos livros da até então trilogia de Apolo.

Lester, além de mais maduro a cada história, está fazendo um Apolo mais humanizado. Tem se revoltado um pouco a respeito dos deuses que só ficam assistindo os semideuses fazerem todo o serviço pesado. Para não fornecer spoilers que desestimulam muito dos leitores, eu preferi não falar a origem e identidade dos inimigos de Apolo e Meg, e nesse volume vocês irão se deparar com um dos mais perigosos. Preparem-se. É sério!

A Tumba do Tirano

A Tumba do Tirano (2019)

Já em A Tumba do Tirano fico com bastante dificuldade de descrever um resumo básico da obra, uma vez que ela vem com todo o impacto do fim do livro anterior (aquele bem dramático, lembra?). E longe de mim deixar escapar aqui qualquer coisa que atrapalhe sua experiência em começar a série.

Então, Meg e Lester (Apolo) estão a caminho do Acampamento Júpiter. A missão dos dois é complicada e desagradável. Eles irão ter que anunciar a invasão de um grande inimigo. Uma invasão muito eminente. E a outra tarefa é algo muito duro e complexo de fazer, porém vou ficar bem quietinha, porque é um baita spoiler.

Contudo, esses inimigos que irão atacar o Acampamento Júpiter são extremamente tiranos e cruéis. Estão atrás dos livros sibilinos, que fazem parte do intuito de descobrir mais um trecho da tal Profecia. Meg e Lester precisam descobrir onde é que está a Tumba descrita na profecia. E assim Apolo poderá retornar ao Olimpo. Uma das coisas interessantes desse livro é ver a evolução de Apolo, quando ele percebe como era e como agia no passado, quando ainda era um deus.

Enfim, esse é um resumo bem básico dos primeiros quatro livros da série As Provações de Apolo. Eu estou muito ansiosa para ler A Torre de Nero, e vir em breve trazer a resenha completa do desfecho de toda essa história. Estou muito curiosa com as conquistas de Apolo e Meg nessa última aventura. Estou torcendo para que ele consiga sua divindade de volta, e o perdão de Zeus.

________________________________________________________________________________________________________________

Titulo: As Provações de Apolo
Autor: Rick Riordan
Ano: 2016-2019
Editora: Intrínseca
Gêneros: Mitologia, Infantojuvenil, Jovem Adulto