LIVROS

ANTOLOGIA MACABRA – CLIVE BARKER, STEPHEN KING E OUTROS | RESENHA

13 maio, 2020 por

ANTOLOGIA MACABRA – CLIVE BARKER

Antologia Macabra é um livro de contos reunidos por Hans-Åke Lilja. Esse cara simplesmente tem um daqueles sites super completos, sobre toda obra, do nosso querido Stephen King. A ideia dessa antologia surgiu em comemoração pelos 20 anos de “vida” do site que fundou: o Lilja’s Library. Foram reunidos 12 contos e 13 autores para compor essa obra de ode ao terror. Obviamente, entre eles, temos 1 conto do King, assim como outros autores referência desse gênero literário tão aclamado.

Os contos geralmente ou são inéditos, ou resgatados (como esse do King). Também temos um dos meus contos preferidos de Edgar Allan Poe para finalizar com chave de ouro esse livro. Uma homenagem mais do que merecida àquele autor que veio ser grande inspiração para muitos atuais autores de terror das gerações atuais.

Antologia Macabra é um dos 3 livros que a editora DarkSide publicou recentemente pelo selo Macabra, em parceria com a Macabra Filmes. Ou seja, o pacto sangrento foi fidelizado! Sabemos que essa parceria não pode (e não vai) parar por aí, uma vez que essa primeira experiência foi de arrasar. Todos os fãs da caveirinha, bem como do gênero terror, entraram numa espécie de êxtase com a qualidade das obras, desde capa, acabamentos em geral, ilustrações e conteúdo!

Antologia Macabra por Hans-Åke Lilja

Os autores que fazem parte do Antologia Macabra são: Ben Vincent, Brian James Freeman, Brian Keene, Clive Barker, Edgar Allan Poe, Jack Ketchum, John Ajvide Lindqvist, Kevin Quigley, Ramsey Campbell, Richard Chizmar, Stephen King e Stewart O’Nan. São 12 contos que, ao todo, me fizeram atribuir nota máxima à coletânea. Eu não conseguia parar de ler… E infelizmente li o livro todo em apenas um dia. Todavia, queria mais, pois suas 240 páginas passaram voando.

E algo que gostei nessa coletânea, foi que o “apanhado” de contos e de autores, não foi algo misto. Daquela forma que existem vários contos ‘mais ou menos’, e no meio uns 3 ou 4 contos muito bons… Aqui o balanço geral fica positivo. Eu realmente me diverti com o ritmo das histórias curtas que foram selecionadas. Alguns dos contos atribuiria nota 10/10, mas a nenhum eu concederia menos do que uma nota 5/10.

Outro ponto positivo foi a introdução pelo próprio Hans-Åke Lilja, onde ele fala sobre sua dedicação às obras de King, e de todo seu entusiasmo em montar algo assim tão especial para a comemoração dos 20 anos de seu site. Ele fala um pouco sobre alguns autores e a felicidade de contar com a participação dos mesmos.

Isso tudo deu um toque muito intimista à edição. Ah, ressalto que essa é uma coleção destinada àqueles que são fãs do mestre do horror, Stephen King. Imagino o tamanho da realização desse sujeito (Hans-Åke Lilja). É sonho da vida de um grande fã do terror se concretizando! Fangirl de King assumida senti-me realizada ao contemplar o Antologia Macabra, o “filho” de um fã de King bem maior do que eu um dia serei…

ANTOLOGIA MACABRA – STEPHEN KING

Entre essas histórias originais, eu gostaria de falar pelo menos sobre duas. Começo com o fantástico John Ajvide Lindqvist, e seu conto inédito “O Companheiro do Guardião”. Com total inspiração em outro etéreo mestre do horror, H. P. Lovecraft, iremos reviver um período que muitos ‘jovens crescidos’ devem relembrar com saudosismo. É que o conto nos leva àqueles encontros dos adolescentes, nos porões de suas casas, para jogar RPG. Especificamente, eles se aprofundam nos mistérios de Call of Cthulhu (O Chamado do Cthulhu). O brilhantismo do autor é muito perceptível, pois o conto é todo uma aventura fantástica, com aquele toque de terror sempre espreitando no canto. As vezes ele é visível, as vezes não. Porém pra você entender melhor, você vai ter que ler! Se jogue.

Finalizando, para não deixar de fora o homenageando da própria “festa”, temos um Stephen King jovem e seu “O Compressor de Ar Azul”. No início dos anos 70, anteriormente à publicação de Carrie, Steve escreve esse conto sobre as inseguranças de um, adivinhem? De um escritor! Pois bem. Como já conhecemos King, o tom do conto tende ao bizarro ou sombrio. Entretanto, o autor usa uma técnica que pouco fez uso durante essa sua longa (graças a Deus! e vida longa ao Rei!!!) carreira literária. Em alguns momentos, ele quebra a quarta parede e conversa com seu público, dando o devido valor a quem de direito: os que estão lendo. Não é um conto maravilhoso, mas em nada desabona, igualmente, ter sido o escolhido para figurar a presença do mestre nessa Antologia Macabra.

Antologia Macabra por Hans-Åke Lilja.

Concluindo, a edição da editora DarkSide veio em capa dura (com aquele acabamento maravilhoso e de qualidade que você JÁ conhece!), com ilustrações tanto da capa, quanto internas, obras do francês Odilon Redon, “um dos mais importantes do simbolismo, que transpôs em tela seus sonhos e pesadelos” (Dark Blog). Afinal, pelo conjunto da obra, eu registrei nota máxima lá no Skoob.

_______________________________________________________________________________________________________________

Título: Antologia Macabra

Autor: Vários Autores

Ano: 2020
Páginas: 240

Editora: DarkSide Books
Gênero: Ficção / Horror / Literatura Estrangeira / Terror

Nota: 5/5

Adicione à sua lista do Skoob

Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

36 Comentários

  • Karina Rodrigues
    Karina Rodrigues
    maio 25, 2020

    Ai, amiga. Eu sou sua fã! E vc eh fã do King, e o cara que organizou a antologia tbm. A antologia é uma obra de fãs fo mestre do horror… acho q somos sempre fanáticos mesmo. Hahahahaha Seu post está impecável, como sempre! E essa coleção Macabra só nao poderia ser mais minha cara pq já está completinha na minha estante.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Feliz de termos esse selo completo, né? Merecemos!!! Que coleção.
      E sobre o livro em questão, o cara que organizou é realmente um fanático. A gente só vai seguindo os passos daqueles que começaram antes. hahahaha

  • Leticia Rodrigues
    maio 25, 2020

    Eu quero muito ler esse livro, adoro antologias de obras mais macabras mas ainda não tive acesso a esse :/

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Eu sou muito doida por antologias. E essa em especial, tem todo um gostinho especial!! Espero que consiga ler em breve.

  • Yasmine Evaristo
    maio 25, 2020

    Essa organização tem cara de ser daquelas livros feitos com um carinho extremo pelos envolvidos. Os elementos gráficos, como sempre são lindos, e a seleção de contos feita a dedo. Maravilhosa.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Sim, é verdade. O organizador fez o negócio cuidado de cada detalhe. Daí chega ao Brasil em uma edição da DarkSide com um selo tãããoooo phoda desses. Sucesso!

  • Débora Vicente
    maio 25, 2020

    Eu gosto muiito das obras do Stephan King ainda mais com a Darkside, com certeza vai estar na minha listinha.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Espero que consiga tê-lo em breve! Vale a pena.

  • Cibele
    maio 25, 2020

    Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, porém fiquei muito encantada com a edição. Aparenta ser de arrasar como a maioria das edições da Darkside.
    Eu nunca li terror, mas tenho muita curiosa. Tenho curiosidade também de conhecer alguns dos autores que escreveram esses contos.
    Mesmo sem ter lido terror eu gosto muito de suspenses sangrentos, então acredito que irei gostar de leituras de terror. E esse livro vou colocar na lista de desejados, pois tenho vários que quero ler da Darkside.
    Adorei suas fotos e já anotei sua dica. Espero ler em breve

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Ah, espero que leia em breve também. Não é nada de morrer de susto não. Se já curte um suspensezinho com um pouco de sangue, olha só… você vai se dar bem com essa antologia. Pode ir sem medo!

  • Erika Monteiro
    maio 25, 2020

    Oi Carol, tudo bem? Uau que coletânea mais incrível. É incrível quando somos fãs de um autor ou de um gênero e algo assim é lançado. Imagino a ansiedade em conferir o resultado. A editora sempre trazendo obras incríveis para seus leitores. Ainda não li nenhum livro da Darkside mas tenho vontade. Quanto ao King sei que diversos livros dele se tornaram adaptações as quais já assisti e gostei muito. Mas ainda não conheço a escrita dele, uma pena. Um abraço, Érika =^.^=

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Hey, Erika. Pode ser que as obras do mestre estejam meio fora da sua zona de conforto também né? Mas eu tenho certeza que você pode encontrar livros tanto do King, quanto da Darkside, que poderá te agradar.
      Beijocas

  • Victoria
    maio 25, 2020

    Então quer dizer que além de adorar livros bizarros a srta. também tira fotos maravilhosamente macabras? hahahaha Carol, você arrasa sempre, né?! Apesar de não ser o meu estilo favorito, eu ADORO o Poe! E saber que esse livro é de contos de escritores célebres como ele e o King, e ainda inspirado no mestre Lovecraft, me deixou super interessada!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      hahhahahaa Ah, Vic. Você é uma figura. Juro que te conto um segredinho sobre as fotos, tá? Deixa a gente se reunir. hahahhahaa
      Eu sou alucinada pelo Poe. Nossa! Tenho livro de tudo que é editora. Eu leio e releio os contos dele, e ainda ouço um canal que chama Conto um Conto no Youtube, que lê e interpreta vários contos. RECOMENDO, aliás! Beijão

  • Lucas
    maio 24, 2020

    Desde quando lançou esse livro eu já fiquei curioso para fazer a leitura, estou amando antologias, li vitorianas Macabras esses dias e amei muito! Seu post está maravilhoso! Estou com ele aqui morrendo de vontade de ler, assim que eu fizer isso, eu te digo o que eu achei. Esse novo selo da Darkside books está com tudo, né?!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Lucas, nem me fale! Estou louca para conseguir encaixar os outros livros do selo. Eu também não sosseguei até ter todos aqui. hahahaha Além de lindos, eu sou muito fã de antologias. Ah, e o Medicina Macabra que vai com certeza ser muito divertido e bizarro. Espero que curta essa em especial. Conta sim quando ler. Abração

  • Amanda Rocha
    maio 24, 2020

    Eu sou muito suspeita para falar de qualquer coisa que envolva o King porque sou fangirl assumida também. Desde que vi esse lançamento fiquei curiosidade para adquirir e a cada detalhe que descubro a vontade só aumenta. Se tratando de uma antologia montada por um fã do autor, imagino que tenha sido muito bem pensada e fiquei extremamente intrigada para conhecer o trabalho do John Ajvide Lindqvist depois de tantos elogios e sabendo da inspiração lovecraftiana.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Amanda, que bom saber que tenho uma parceira nesse amor pelo mestre. Eu acho que a diversidade dos temas dos contos poderá te agradar, bem como a escolha dos autores. Foi uma baita seleção.
      Ah, o autor sueco é muito bom!!! Tô doida pra ler o Deixe Ela Entrar, que inclusive eu tenho.
      Abração.

  • Debora Sapphire
    maio 24, 2020

    Achei tão linda a edição da capa e diagramação dessa Antologia Macabra! Ainda não li um livro que reuna contos assim como esses. Gostei bastante de saber que tem um conto do King também. Esse autor tão aclamado do gênero e outros mais. Porque eu tenho vontade de ler algo dele. Muito bacana o que você contou sobre as duas história desses dois contos originais pelo menos e com inspiração em autores famosos do gênero, fora o do King. Adoro edições de capa dura como essa da Darkside.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Ei, Debora. Acho que vale a pena ler e conhecer as obras desses autores selecionados para a antologia. Eu gostei bastante. Tanto que fiquei um dia todo só lendo ele. Os charmes à parte que a DarkSide nos brinda é só um elemento que vem a somar.
      Abraços

  • Leitura Enigmática
    maio 24, 2020

    Estou com essa obra para ser lida aqui na minha estante, preciso arranjar um espaço na minha lista, pois estou bem curioso para saber desses contos.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Ah, o mais fácil você já tem. É só conseguir agora um espacinho pra encaixar ele. São contos de um bom tamanho, que não se faz necessário um loooongo período pra dar conta de cada. Espero que tenha uma experiência tão boa quanto a minha. Abraços

  • Aruom Fênix
    maio 24, 2020

    As edições da editora Darkside são sempre incriveis! Não conhecia essa obra mas fiquei bem curiosa para conhecer, adoro os contos de Poe e tenho muita vontade de conhecer a escrita de Stephen King

    |Parabéns pelo seu trabalho!
    |Bjs Aruom Fênix
    ~Blog Leituras de Aruom~

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Obrigada pelos elogios. Poe é muito maravilhoso! Eu sou muito doida com suas obras. E King é meu queridinho, né? Espero que um dia você consiga dar uma chance às suas obras.
      Beijocas

  • Camille
    maio 23, 2020

    Oi, Carol!
    Tudo bem? Primeira vez aqui no seu site e estou apaixonada pelas suas considerações, gosto de textos ricos e que tragam muito conteúdo. Eu não conhecia esse exemplar da Darkside, mas fiquei feliz em saber quais são as fontes e referências. Além disso, gosto do Lovecraft (embora tenha ressalvas) e fiquei muito curiosa com o conto “O Companheiro do Guardião”. E saber que o King quebra a quarta barreira também me deixou curiosa, não lembro de ler um texto dele que faça isso.
    Adorei, obrigada pela resenha!

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Oi Camille, que querida! Esse comentário chega a emocionar a gente. hahahaha
      Realmente eu também não lembro do King quebrar a quarta parede em nenhum outro texto. E olha que estou quase zerando suas obras.
      Sobre Lovezão, gosto muito. Mas, entendo suas ressalvas. Com certeza. Porém, esse conto do Lindqvist é muito show. Você vai curtir.
      Espero que consiga ler essa antologia em breve.
      Beijocas

  • Nossa, esse parece ser mesmo um livro incrível, ainda mais pelos gigantes que compõem os contos. Fiquei bem curiosa pelo primeiro conto do tio King, antes mesmo da Carrie, que é por si só um clássico, seja da literatura, quanto do cinema. Confesso que tenho medinho dele, rsrs, mas esse eu fiquei beeeem curiosa para conferir. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Ah, Hanna… nem tudo do King dá medo!
      Tem que ter uma doida com o mestre pra te passar umas dicas. Topa? hahahha
      Quando surgir interesse e tempo, pode me perguntar que te indico.
      Abraços e obrigada pelo comentário

  • Lilian de Souza Farias
    maio 23, 2020

    Eu gosto muito de ler contos, curti saber que são inéditos porque isso me anima a comprar o livro já que sou um pouco (bastante) desgostosa com a editora, outro ponto legal são os autores citados, e sim, Poe merece todas as homenagens… A capa do livro também é bem legal.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Eu gostei muito dessas ilustrações. São inusitadas, e até merecem um tempo gasto com elas à parte.
      Sobre os autores, alguns eu sequer conhecia. Porém a experiência pra mim foi bastante válida. Quem sabe você se surpreenda também?
      Abraços

  • Pedro Silva
    maio 22, 2020

    Que massa, Carol. Eu ainda não tinha lido nada sobre a obra, até achava que era um romance. Adoro contos e já aí me conquistou, mas saber que você o leu emum dia e foi nota máxima, me deixou mais curioso, principalmente pelo fato de ser organizado por um grande fã do king e também pela seleção que deve ser excelente. Gostei muito da resenha e a edição realmente tá impecável.

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Pedro, eu sei que sou super suspeita. Espero que tenha conseguido expressar no meu post o quanto sou fá do King, e o quanto eu esperava ter essa antologia nas mãos, para conhecer os autores que o organizador tinha selecionado. Eu fiquei muitíssimo satisfeita, realmente.
      Grande abraço

  • Valéria
    maio 22, 2020

    Oi, Carol. Eu fiqueu bem curiosa quando vi essa casadinha da Macabra com a editora..claro que leria essa antologia, por amar o gênero. E fiquei a fim de conferir essa ‘Quarta parede’ na escrita de King…

    Só de ter Clube Barker já vale a pena comprar hehehe
    Falou em RPG eu já fico saudosista xD

    Küss

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Verdade, essa obra acabou reunindo alguns fatores que no fim das contas, faz a gente querer ler e ter a obra.
      Espero que você tenha a oportunidade de ler e avaliar por si o que o organizador aprontou.
      Beijocas

  • Camila
    maio 16, 2020

    Uauuu. Eu já tô curiosa demais pra ler

    • Carol Nery
      Carol Nery
      maio 26, 2020

      Amiga, se joga! Espero que goste. Pelo menos um pouco do tanto que gostei. hhehehee