A resenha que eu trago para vocês hoje, é de uma história que fala sobre amizade e família. “Amigas para sempre”, escrito por Kristin Hannah, foi adaptado pela Netflix, com estreia prevista para o dia 3 de fevereiro.

Na história, conhecemos Tully e Kate (ou TullyeKate) duas meninas que apesar de todas as dificuldades da vida, ainda continuaram amigas ao longo de 30 anos. Pela visão tanto de Tully quanto de Kate, acompanhamos um pouco o que aconteceu na vida das duas com o passar dos anos.

Quero dizer que esse é um livro longo, cheio de carga emocional e com alguns gatilhos: fala sobre drogas, estupro e abandono. Kristin escreve sobre a vida de duas meninas que se encontraram e se reconheceram. Duas meninas que fizeram uma promessa e que levaram essa promessa ao longo dos anos, mesmo com as divergências que foram acontecendo.

“Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos.”

A história é dividida em quatro partes. Cada parte é referente a uma década da amizade. O início, quando as duas se conheceram nos anos 1970, a segunda, quando elas estavam na faculdade nos anos 1980, a terceira, quando elas estavam conquistando os sucessos da vida nos anos 1990 e a parte quatro que mostra o novo milênio, os anos 2000.

amigas para sempre

Tully e Kate têm personalidades e histórias muito diferentes. Enquanto Kate tem uma família amorosa, mas é tímida. Tully tem uma mãe que vive abandonando a garota, e só pode contar seus avós. Em contrapartida, ela é uma garota super popular que ilumina todos os lugares em que está com a sua animação.

Preciso dizer que em 80% da história eu estava cansada da Kate e sentindo muita raiva dela. Kate acaba orbitando em volta de Tully e renunciando a muita coisa por ela. Tiveram momentos em que me deu vontade de entrar na história e sacudir Kate pedindo para ela reagir. Não vou falar muito, para não dar spoilers, mas durante muito tempo fiquei querendo bater na personagem.

“Era curioso como um disco, ou até mesmo apenas uma canção, era capaz de fazer a pessoa se lembrar de tantos momento da vida.”

Pode ser que depois do que disse, você acabe pensando que Tully é uma pessoa que fica tentando apagar a amiga. Mas não é assim. Em boa parte da história admirei Tully e a lealdade que ela tinha por Kate, sempre tentando incluir e levar a amiga. Quero dizer que as duas não tem um relacionamento perfeito, afinal, um relacionamento de 30 anos sem nenhuma briga não traria a realidade que a história tem. A história é comovente e mostra não apenas o lado bom da amizade, mas também o ruim.

Depois que terminei de ler a história, fiquei com o coração quentinho e os olhos cheios de lágrimas. Kate conseguiu fazer com que eu a entendesse no final e me fez derramar algumas lágrimas. Esse é um livro que vale muito a pena ser lido. Uma mensagem que ele traz e que achei muito importante é a que “cada um pode escolher o seu destino e todo o destino, tem seus desafios, nenhum pode ser menosprezado”.

amigas para sempre

Em uma época em que as mulheres tinham que trabalhar o dobro para conseguir reconhecimento, Tully vai em frente em busca de seus objetivos e seus sonhos. Já Kate, tem sonhos diferentes da melhor amiga e nem por isso, eles não são difíceis e desafiadores. Tully aprende isso com o passar do tempo e das páginas.

“De que servia incendiar o mundo se ela teria que assistir ao brilho sozinha?”

“Amigas para sempre” foi meu primeiro contato com Kristin Hannah, apesar da autora ter vários livros lançados no Brasil. “Jardim de Inverno” está na minha lista há muito tempo, e agora “O Rouxinol” também entrou. Vamos falar sobre a capa dessa edição? A capa que a Arqueiro trouxe está a coisa mais linda, tanto da primeira edição quanto essa nova (no skoob tem uma capa com o fundo azul e vários pontos de luz).

Kristin Hannah é uma ex-advogada que virou escritora. Com mais de 20 livros publicados, um dos seus maiores sucessos é “O Rouxinol” que já foi publicado em mais de 40 idiomas. “Amigas para sempre” é outro sucesso da autora, a história se tornou best-seller em 2009, unindo mulheres.

“Amigas para sempre” vai ter a estreia da sua adaptação no dia 3 de fevereiro, em uma série com 10 episódios. Quero dizer que estou bem curiosa para saber como a série ficou, e como os acontecimentos da vida de Tully e Kate foram retratados. Preciso deixar bem claro que algumas lágrimas já rolaram, apenas vendo o trailer.

“Melhores amigas para sempre ❤”

______________________________________________________________________________________________________________________

amigas para sempre

Título: Amigas para sempre
Autora: Kristin Hannah
Ano: 2021
Páginas: 576
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance, Ficção
Nota: 4/5
Adicione a sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon