“Alva Lebre, Lobo Avermelhado” é um livro bastante peculiar, e que chegou até as minhas mãos neste último mês. Só pela capa, ou até mesmo pela sinopse, eu nunca teria ideia dos desdobramentos da história. E olha que são muitos… Exatamente por isso, não vou detalhar demais a trama, para não acabar estragando a experiência de ninguém que pretende ler esse thriller único, lançado pela Editora Plataforma 21 em 2020.

Peter Blankman é um garoto de 17 anos que possui o dom dos cálculos. Ele é brilhante na matemática e se destaca entre os demais. Porém, Peter também lida com fortes crises de ansiedade, usando inclusive a própria matemática para tentar amenizá-las. É um hábito seu iniciar uma contagem ou realizar cálculos em um momento de crise para retomar o controle.

“A repetição constrói o significado. Se a gente repetir demais, esse significado se transforma em uma jaula, e você pode bater nas barras, pode xingar, mas nunca tirá-las do lugar”.

ALVA LEBRE, LOBO AVERMELHADO - TOM POLLOCK

Peter possui uma irmã gêmea, Anabel, que é seu o seu perfeito e complementar oposto. Como ele mesmo diz, ela é seu axioma. Enquanto Peter vive tímido, cheio de medos e inseguranças, Bel é incisiva e furiosa, principalmente quando diz respeito à segurança e bem-estar do irmão.

Filhos de uma famosa cientista, é no dia de uma importante premiação dela que tudo vira de cabeça para baixo. Com a mãe gravemente ferida e a irmã desaparecida, o assustado Peter precisa tomar as rédeas da situação e desvendar o que está acontecendo. Ele será mergulhado em uma rede de intrigas, mentiras e suspeitas, contando apenas com ajuda de sua única amiga da escola, Ingrid.

Definitivamente, “Alva Lebre, Lobo Avermelhado” é um livro que te prende facilmente desde os capítulos iniciais. Possui uma trama muito boa e várias reviravoltas impactantes. Sendo assim, é uma leitura rápida, mas isso não quer dizer que seja fácil.

“A questão é: suas lembranças determinam as suas escolhas, te empurrando para a próxima experiência, que se torna sua próxima lembrança. Uma sequência que expande a si mesma, sempre pela soma de si mesma ao seu passado, recorrente ao infinito, sempre igual à soma do que veio antes dela, igualzinho…”

ALVA LEBRE, LOBO AVERMELHADO - TOM POLLOCK

Peter é um personagem complexo e irá conduzir a história em primeira pessoa, contendo flashes do presente e do passado. Como eu disse, ele é brilhante na matemática e usa então diversas fórmulas e teoremas para explicar suas crises ou desvendar padrões em sua investigação. Não foi uma vez (ou duas, ou três…) em que me senti completamente perdida no que ele estava falando. E olha que ele explica bastante, desenha fórmulas…

Os demais personagens são todos vistos pela ótica de Peter, o que faz com que a gente mude de opinião sobre eles várias vezes. Em contrapartida, isso torna impossível a identificação do leitor com algum deles. É como se você estivesse provando ou refutando afirmações sobre algo ou alguém o tempo todo. Nada é constante.

“A memória é quem nos torna o que somos.
A memória é falha”.

ALVA LEBRE, LOBO AVERMELHADO - TOM POLLOCK

No entanto, preciso dizer que enquanto algumas reviravoltas me pegaram de surpresa, o desfecho final eu já imaginava desde o começo. Bom, com alguns floreios e acréscimos (e cálculos), mas a base final é bem previsível. O que não torna “Alva Lebre, Lobo Avermelhado” menos especial e impactante, afinal. É o desenrolar da história, as pistas, a matemática e a narração deste personagem pouco confiável que definem o livro como tão peculiar.

Como última dica, oriento para que prestem atenção nos detalhes. Desde a capa com imagem espelhada e as borboletas em alto relevo, até as mensagens ocultas no início e fim de alguns capítulos. Decifre-as se for capaz! Além disso, não se esqueça do principal: Essa história é falsa!

________________________________________________________________________________________________________________

Alva Lebre, Lobo Avermelhado: Esta História é FalsaAlva lebre, lobo avermelhado: Esta história é falsa
Autor: Tom Pollock
Tradutor: Lavínia Fávero
Ano: 2019
Páginas: 448
Editora: Plataforma 21
Gêneros: Suspense e Mistério
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da AMAZON