FILMES

ALADDIN: LIVE ACTION | CRÍTICA

26 maio, 2019 por

 Aladdin 2019

Aladdin estreiou dia 23 de maio nos cinemas brasileiros, e mais do que um filme de fantasia e aventura é a versão em Live-Action do clássico desenho da Disney de 1992. E, desde os primeiros teasers e trailers eu estava louca para assistir. Porém a falta de oferta de sessões legendadas me fez adiar um pouco a ida ao cinema, mas acabei me rendendo e assistindo a ele dublado… O resultado ?? Superou as minhas expectativas.

Não só a adaptação em si, como também a forma com que a história foi desenvolvida fez com que a dublagem, que eu confesso tinha um pouco de preconceito, me deixasse emocionada, afinal algumas das músicas clássicas aparecem e como na infância elas nos marcaram, agora adulta relembrar as emoções foi uma experiência incrivel, uma vez que Aladdin é uma das grandes animações produzidas pela Disney, por conta do carisma dos personagens e pela trilha sonora, ah e por falar nisso uma das músicas que superou a minha expectativa foi: A Whole new world ( Um Mundo Ideal) que na versão do desenho foi interpretada pela Lea Salonga.

Creio que muitos conhecem a história de Aladdin, mas se por acaso você nunca ouviu falar, eis um pequeno resumo do desenho que inspirou o longa: Aladdin conta a história de um rapaz simples que vive em Agrabah e, um belo dia salva uma moça no mercado acusada de roubo, coisa que o rapaz possui certa habilidade, os dois tem uma conexão rápida, mas a moça acaba indo embora. Devido as atividades não muito legais que pratica, o jovem Aladdin é pego por guardas, e obrigado por um certo personagem a entrar numa caverna, lugar que mal sabe ele, mudará sua vida para sempre…

+ CRÍTICA DO FILME | A SOL TAMBÉM É UMA ESTRELA

Não quero entrar em muitos detalhes, pois há algumas pequenas diferenças e sutilezas entre o desenho e o live-action que podem atrapalhar a apreciação da história se forem reveladas, mas se você gosta de adaptações de clássicos, com personagens carismáticos e com um certo teor musical, acho que vai se apaixonar pelo filme assim como eu.

Live-Action de Aladdin 2019

Jasmine a nossa protagonista é interpretada por Naomi Scott (Power Rangers, Perdido em Marte), uma atriz que deu um show de interpretação, chegando a roubar a cena em diversos momentos, uma vez que a história gira mais em torno do personagem masculino Aladdin. O figurino da nossa princesa é bem colorido e elaborado e, para combinar com tantas mudanças de vestuário foi optado por manter nela uma maquiagem bem neutra, que inclusive inspirou uma marca a criar uma coleção maravilhosa do filme.

Os diálogos e a presença que Jasmine demonstra durante a história, podem não condizer muito com a cultura em que ele foi inspirado, pois a personagem é uma mulher empoderada, já que honestamente,  quantas são as mulheres que tem um tigre de estimação? eu não conheço nenhuma… E acima de tudo não posso deixar de falar, que é através dela que temos a única canção original da trilha sonora, que consequentemente combina perfeitamente com o momento e a cena em que acontece e, cuja mensagem deixa qualquer um “sem palavras” ( O nome da musica em inglês é Speechless).

+ 11 curiosidades sobre o live-action de Aladdin | Capricho

Mena Massoud (Jack Ryan, Saving Hope) consegue recriar a o personagem Aladdin, de forma a respeitar alguns dos traços que, no desenho original, encantaram milhões de crianças, desde o relacionamento dele com seu macaco Abu, quanto com o tapete e o Gênio. A falta de jeito característica do personagem foi muito bem representada. A única coisa que não gostei muito foi da mudança do cabelo do personagem no decorrer da história, mas entendo que foi uma escolha necessária para que houvesse harmonização com a evolução do personagem.

Agora o grande destaque da história, tanto na animação, quanto na versão em live-action é o personagem do Gênio que originalmente teve o carisma de Robin Williams, e agora nos traz a interpretação incrivel de Will Smith (famoso por Um Maluco no Pedaço, Eu sou a lenda, Hitch – conselheiro amoroso, MIB- Homens de preto) um grande ator e comediante, que possui em si os elementos necessários à criação deste personagem icônico.

Um dos grandes desafios do filme foi respeitar a obra original na recriação da história, com a ambientação lúdica e étnica, além da grande representatividade que esse filme merece por seu elenco, mas a equipe de direção e roteiro fez um trabalho tão incrível que você sai da sala de cinema já querendo ver novamente. Então, aproveita que o filme acabou de estrear e vá conferir por si mesmo. Depois me fala aqui o que você achou.

______________________________________________________________________________________________________________

Data de lançamento: 23 de maio de 2019
Duração: 2H09Min.
Direção: Guy Ritchie
Música composta por: Alan Menken
Figurino: Michael Wilkinson
Adaptação de: Aladdin, Aladim, As Mil e uma Noites 2009
Distribuidora: Disney

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário