LIVROS

A VIÚVA DE SAFIRA – DINAH JEFFERIES | RESENHA

18 novembro, 2019 por

A VIÚVA DE SAFIRA - DINAH JEFFERIES

A indicação de hoje é do livro “A Viúva de Safira” da autora Dinah Jefferies, lançado esse ano pela editora Paralela. Bem na capa, vemos uma frase impactante: “depois de um casamento baseado em mentiras, é possível amar de novo?”.

Na história acompanhamos o Ceilão, uma rica colônia britânica do sul da Ásia, de 1935, onde Louisa e Elliot vivem um casamento feliz. Para qualquer pessoa que visse Louisa, pensaria que ela teria a vida perfeita, mas ao contrário disso, ela não consegue a única coisa que deseja: um filho.

Depois de sofrer dois abortos e de um bebê morto, Louisa percebe seu marido cada vez mais distante dela, mas nada que ela considerasse fora do normal. Até que em uma fatalidade Elliot morre em um acidente de carro. O problema? Nesse dia, ele havia saído de casa falando que iria velejar com um amigo, e acabou sofrendo um acidente longe de onde teria dito que ia.

Diante da morte trágica de Elliot, Louisa começa a descobrir segredos chocantes do marido, a ponto de chegar a se perguntar ‘quem era aquele homem com quem estava casada’. Em busca de respostas, ela encontra apoio em Leo, o dono de uma plantação de canelas que Elliot gostava de visitar. Esse é o enredo de “A Viúva de Safira”.

A VIÚVA DE SAFIRA - DINAH JEFFERIES

Assim que li a sinopse pensei: “então Elliot tem que morrer para a história realmente começar a ficar boa?”. E é isso mesmo. Lembro de ler o início do livro só pensando que Elliot tinha que morrer logo para eu conseguir saber o que ele tinha feito (e falei isso com umas duas pessoas, que estava esperando um personagem morrer para a confusão começar).

E que confusão. Nunca tinha lido nada autora, então como primeira vez tenho que dizer que gostei da forma como ela escreve. Dinah conseguiu prender a minha atenção, jogando informações ao longo da história para instigar que eu continuasse leitura.

“Mulheres têm que passar por cada coisa, pensou. Cada coisa, e ainda assim conseguem sorrir.”

A construção dos personagens também foi algo que gostei bastante. Ela conseguiu fazer com que Louisa além de forte, fosse humana. Não colocou a personagem como aquela mulher foda, que é boa e cheia de certezas. Ao invés disso, vemos uma mulher que amou, que está de luto, magoada e que precisa trabalhar na confusão de sentimentos que possui.

Vou falar apenas de Louisa para não ter problema de dar spoilers desnecessários. Algo que preciso comentar é que se alguém já leu algo da autora, é possível rever personagens de outros livros. Para mim, esse detalhe acabou sendo irrelevante, já que não tinha lido “O perfume da folha de chá”. Se assim como eu, você não tiver lido, não se preocupe, a história não perde o sentido. É possível apenas que você fique pensando que está perdendo alguma referência, mas fora isso, é bem tranquilo.

Para os que sempre estão buscando um romance, vão com calma. Há uma história de amor, uma bem bonita até e que é construída aos poucos ao longo da história. E não digo apenas história de amor, no sentido de romance não, mas isso deixarei para que vocês descubram ao lerem a história.

Sobre a capa, eu preciso repetir um fato: eu não sou fã de capas que possuem pessoas. Não sei por que, apenas não chama minha atenção e geralmente não me agradam. O título “A Viúva de Safira” cabe bem com a história, afinal, Louisa é filha de um importante comerciante de pedras preciosas.

Dinah Jefferies nasceu na Malásia, mas se mudou para Inglaterra quando tinha apenas nove anos. Em seu site, a autora diz que em 1985 perdeu um filho de quatorze anos e que, embora tenha sido o momento mais sombrio de sua vida, ela consegue colocar a experiência da perda em suas histórias.

Dinah possui sete livros, desses, três foram publicados no Brasil: “A Viúva de Safira”, “O Perfume da Folha de Chá” e “Antes da Tempestade”, todos lançados pela editora Paralela.

______________________________________________________________________________________________________________

Título: A Viúva de Safira.
Autora: Dinah Jefferies.
Ano: 2019.
Páginas: 376.
Editora: Paralela.
Gênero: Ficção, Romance
Nota: 4,5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário