LIVROS

A TORRE DE NERO – RICK RIORDAN | RESENHA

31 janeiro, 2021 por

A Torre de Nero é o último volume da série de 5 livros, As Provações de Apolo. E com muita emoção e já com saudades, que nos despedimos dessa turma que nos trouxe de volta a felicidade em estar neste universo compartilhado que o tio Rick criou pra gente: o Riordanverso.

“Mudança é uma coisa frágil. Exige tempo e distância. Sobreviventes de relações abusivas, como Meg, precisam se afastar dos abusadores. Voltar aquele ambiente tóxico era a pior coisa que ela podia fazer. E antigos deuses arrogantes como eu não podiam ficar perto de outros deuses arrogantes e acreditar que não seriam afetados. – A Torre de Nero”

Desde Percy Jackson e os Olimpianos, os leitores de YA (Young adult) vêm conhecendo cada vez mais a respeito da Grécia Antiga, de uma forma divertida, e com personagens cativantes. Ao longo de 10 livros das séries de PJ, mais esses 5 de As Provações de Apolo, chegamos novamente a um final. Aparentemente, acaba por aqui nossas aventuras com o pessoal do Acampamento Meio-sangue.

Quando o ex-deus grego Apollo (Lester), e sua amiga Meg McCaffrey estão no metrô após derrotar o seu grande inimigo do livro anterior, não pense que a dupla terá sossego. Certamente eles apenas estão se dirigindo até à próxima batalha contra o próximo imperador.

“Temos forças diferentes. Juntos, vamos encontrar uma saída.”

Já tínhamos ressaltando no “resumão” dos livros anteriores, a respeito de como Lester tem evoluído como pessoa. Parece que dessa vez o castigo de papai Zeus, caiu como uma luva. O ex-deus Apolo está compreendendo melhor o que os semideuses passam, e como é ser humano. Tomara que seja um aprendizado definitivo! Para seu próprio bem.

O desafio de Apolo dessa vez é enfrentar Píton (sua arqui-inimiga imortal), na Torre de Nero (o cabeça do Triunvirato). E assim você tem aqui desvendado o título desse livro. Eu adoro quando descobrimos o nome do livro dentro da história, e nesse caso, fica bem óbvio se chamar A Torre de Nero. Também se pode perceber que aquele estilo de escrita, onde há brincadeirinhas espirituosas e um pouco de humor, retornaram.

Poderemos entender melhor quando se trata dos assuntos autoridade, abuso e manipulações. Como um todo, essa história trata dessa forma de poder absoluto, que não visa um bem comum, mas sim, um poder centralizado. Ressaltamos a qualidade das cenas de ação, tanto em descrição, quanto em execução. Mas, esse não é um livro livre de falhas. Apesar delas serem bem compensadas.

“- Ah, por favor! Ser um herói não significa que você seja invencível. Significa apenas que você seja corajoso o bastante para fazer o que é necessário.”

A TORRE DE NERO – RICK RIORDAN 02

Mesmo tratando-se de mitologia, Riordan em A Torre de Nero, ainda nos traz aqueles personagens fáceis de se compreender e gostar. São críveis e possíveis. E por isso a gente vai sempre ficando com esse sentimento devastador quando sabe que mais uma série está chegando a seu final! O autor também gosta de usar de referências do mundo pop em geral, o que traz certa identificação ao leitor. Às vezes, essas referências geram mesmo é discórdia… Depende da forma como são inseridas.

O que mais li por aí, ou ouvi da galera que leu também a saga e seu último livro, A Torre de Nero, é que o livro não corresponde TOTALMENTE às altas expectativas dos fãs. A gente espera demais, né? Sempre está sonhando com mais um livro épico, mais um fim de história que marque nossas vidas. Contudo, não há como NÃO perceber a solidez da escolha de Riordan para finalizar As Provações de Apolo.

Nos despedimos de Apolo como viajante terrestre, e precisamos nos desapegar mais uma vez de nossos queridos personagens do Riordanverso. Peço desculpas por não desenrolar mais essa resenha, uma vez que A Torre de Nero é um livro de fechamento, e qualquer spoiler atrapalharia sua experiência…

Entretanto, se você é nostálgico, irá saborear esses últimos capítulos com o coração na mão. Mesmo que não fique totalmente satisfeito com o que o autor decidiu fazer com o castigo/maldição de Apolo. Dessa forma, só nos resta esperar os próximos livros, abordando outras mitologias, e nos ganhando com personagens tão vivos e críveis como ele já fez com a mitologia grega, romana, egípcia e nórdica.

“As pessoas gostam de ser vistas… mesmo que seja pelos olhos frios e cruéis do destino.”

________________________________________________________________________________________________________________

Livo: A Torre de Nero (#5 As Provações de Apolo)
Autor: Rick Riordan
Ano: 2020
Páginas: 336
Editora: Intrínseca
Gêneros: Aventura, Fantasia, Infantojuvenil, Jovem adulto, Literatura Estrangeira
Adicione a sua lista do Skoob
Compre usando nosso link da AMAZON

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Karina Rodrigues
    fevereiro 08, 2021

    Amigaaaaaa, vc é muito a porteira do Riordanverso! Pelamooor!
    Para, pq vc tá incluindo mais de uma saga na minha tbr que já tá bem tumultuada!

    • Carol Nery
      fevereiro 09, 2021

      Ah, eu amei esse cargo!!! hahahaha
      Bora começar ler as sagas, né? Tem muita coisa boa e divertida pela frente.
      Tomara que você goste.

  • Isa do Le Portraitdeisa
    fevereiro 08, 2021

    Se despedir de uma série de livros é realmente sempre muito doloroso para nós fãs, o que nos sobra é sempre revisitar aquela história para podermos ver com outros olhos aquele ambiente acolhedor. Sobre altas expectativas, infelizmente nós realmente sempre esperamos demais de uma história as vezes somos acolhidos e as vezes não infelizmente ou felizmente é o autor(a) que decide o que fazer e nos resta esperar ansiosos pelo final. Adorei a resenha <3

    • Carol Nery
      fevereiro 09, 2021

      Eu na verdade tenho muitos problemas com fins de séries. É tipo o encerramento de algo que foi importante e fez parte da minha vida. hahaha Vai entender!!!! Mas, adoro reler e revisitar obras que tanto amei.

  • Debora Sapphire
    fevereiro 08, 2021

    Entendo como dá um aperto no coração se despedir de uma série com um universo que tanto nos conquistou. Tenho visto muito esse último livro, ultimamente. Ótimo saber do que se trata. Sou fascinada por mitologias e esse enredo me chama muita atenção, no geral. Vou procurar os outros livros pra começar a ler.

    • Carol Nery
      fevereiro 09, 2021

      Ah, eu espero que te conquiste. Porque é um jeito divertido de ver algumas partes da mitologia. Tio Rick é um fofo! Mas, sempre antenado, e trazendo assuntos pertinentes.

  • Paty Vahl
    fevereiro 07, 2021

    Aí menina eu estou louca pra ler, mas só li os dois primeiros até agora, e quero muito reler as sagas para recomeçar!

    • Carol Nery
      fevereiro 09, 2021

      Eu estava já lendo em sequência todos os livros, para dar tempo de ir saindo o livro 4 e 5 aqui no Brasil. Daí deu certinho!!!

  • Camille
    fevereiro 07, 2021

    Meu Deus, o último da série finalmente saiu, não sei lidar com isso. Esse sentimento de nostalgia e de abandono, eu ainda não li, mas quero ler pra saber como acabam os personagens!

    • Carol Nery
      fevereiro 09, 2021

      hahhaha Sim! Eu fico doidinha no fim de séries. Eu nunca sei se quero terminar logo ou enrolar…
      Ai, que misto de saudade com frenesi.