LIVRO

RESENHA | A PRINCESA SALVA A SI MESMA NESTE LIVRO – AMANDA LOVELACE ( WOMEN ARE SOME KIND OF MAGIC #1)

10 setembro, 2019 por

A princesa salva a si mesma neste livro

“A princesa salva a si mesma neste livro” foi um livro que chamou a minha atenção pela capa e pelo título. Em pleno século XXI, em uma sociedade ainda muito machista em que nós mulheres devemos lutar todos os dias, esse é sim, um título que chama atenção.

A sinopse, atrás dele apenas diz que a história se trata de uma princesa, que virou donzela, que virou rainha. Deixa implícito que o livro se trata sobre mulheres, e que poderia ser qualquer uma de nós, até mesmo você.

Eu comprei o livro pela capa, título e a sinopse que vi atrás. Isso é algo que preciso confessar. Outra coisa que preciso falar é que “A princesa salva a si mesma neste livro” não tem a história que eu esperava encontrar. E isso não é algo ruim, vou explicar o porquê.

Quando vi, em um primeiro momento pensei que seria a história com um personagem. Uma princesa que cresce e muda a sua vida. Por um lado eu não estava errada, mas não é um personagem, e sim uma pessoa que está se conhecendo e se salvando.

“para o menino que sobreviveu.
obrigada por me inspirar a ser
a garota que resistiu.
você tem um raio na testa para mostrar isso, e meu corpo inteiro é
uma tempestade.”

Não é uma menina forte, como você poderia achar que o livro iria trazer. É uma pessoa humana, com erros e defeitos, e que vai se descobrindo a medida que vai crescendo. Definitivamente, é um enredo que fala sobre amor, perda, redenção, sofrimento, empoderamento e inspiração.

A escrita da autora é fabulosa (em forma de poesia), e a história é assombrosa. Eu fiquei pensando comigo mesma, será que aquilo é real, será que é só ficção, como ela pôde escrever algo que me tocou tanto?

Apesar das suas 208 páginas, o livro é muito pequeno. Algumas das páginas possuem apenas poucas palavras. “A princesa salva a si mesma neste livro” é dividido em cinco capítulos, apesar de no sumário ter apenas quatro: a princesa, a donzela, a rainha, você, o final feliz.

No capítulo da “princesa”, conhecemos uma criança, que foi muito cobrada de si mesma e dos outros. Uma menina que tem problemas com a mãe, não conhece o pai e que é apaixonada por livros. Uma menina que tem seu primeiro beijo de uma forma absurda e que nos conta todas as suas dores e os problemas que sente.

“chegou um tempo em que a poesia me mostrou como
sangrar sem a necessidade de sangue.
– meu amor mais leal.”

No capítulo da “donzela”, temos uma jovem que cresceu, apesar de todos os problemas que teve na infância. Uma jovem que sofreu por amor, que teve perdas significativas na sua vida e que tenta superá-las todos os dias. Uma jovem lutando contra seus próprios demônios.

Na parte da “rainha”, é uma parte de superação. Em que aquela jovem consegue finalmente entender que ninguém pode salvá-la, a não ser ela mesma. Essa jovem então se coroa uma rainha. Após começar a se amar, ela finalmente encontra alguém que a ame também. Ela consegue fazer as pazes com ela mesma.

A princesa salva a si mesma neste livro

Chegando à parte de “você”, Amanda para de escrever a história da princesa e começa a falar sobre ela, ou sobre você, ou sobre qualquer mulher que esteja precisando daquelas palavras. Ela diz coisas importantes que todo mundo precisa ouvir, e conta de uma forma que vai tocando o nosso coração.

“se uma casa não éautomaticamente um lar,  então um corpo
também não é automaticamente um lar.
– sempre me senti uma estranha na minha própria pele.”

No “fim”, ela agradece pelo leitor que chegou até o final do livro. Depois com algumas palavras fala que o seu final feliz ainda está pendente.

A história é maravilhosa, a escrita é fabulosa, mas ao mesmo tempo consegue ser assustadora. Em vários momentos quase me vi a beira das lágrimas, e em outros consegui ver situações que todas nós passamos.

Por isso eu falo, “a princesa salva a si mesma neste livro” poderia ser uma história real da vida de Amanda, da minha vida, da sua vida e da vida de qualquer outra garota/mulher do mundo.

Depois de ler esse livro, eu certamente quero ler qualquer outra coisa que Amanda escreva e já tenho algumas coisas na minha lista.

“a princesa fechou a si mesma longe na torre mais alta,
esperando um cavaleiro de armadura brilhante que viria para resgatá-la.
– não me dava conta de que podia ser meu próprio cavaleiro.”

Amanda Lovelace cresceu como uma devoradora de palavras e amante de contos de fadas. Hoje, quando não está lendo ou escrevendo ela pode ser vista esperando que o café com especiaria volte para a temporada, ou assistindo Gilmore Girls (na sua biografia ela diz ser team Jessie). Amanda vive em Nova Jersey com sua esposa, seus gatos e sua imensa coleção de livros. Amanda ganhou duas vezes o prêmio goodreads choice de melhor poesia.

Lovelace possui cinco livros ao todo. No Brasil, dois foram lançados pela editora Leya: “A princesa salva a si mesma neste livro” e “A bruxa não vai para a fogueira neste livro” ambos sendo respectivamente o livro 1 e 2 da coleção “Women are some kind of magic”. Eu sinceramente espero que os outros volumes cheguem logo e que a autora continue trazendo mais da sua poesia para a gente.

________________________________________________________________________________________________________________

A princesa salva a si mesma neste livroTítulo: A princesa salva a si mesma neste livro
Autora: Amanda Lovelace
Ano: 2017
Páginas: 208
Editora: LeYa Brasil
Gênero: Poemas, Poesia, Não-Ficção
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

 

 

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário