“A Pergunta e a Resposta” é o tão esperado livro 2, da série Mundo em Caos, do autor Patrick Ness. Não nos aguentávamos mais de ansiedade, para saber o que Todd e Viola ainda iriam enfrentar na sequência do primeiro livro. Tem resenha dele aqui! E foi uma história que aproveitamos muito… empolgante, emocionante e surpreendente. Fica mesmo aquele gostinho típico: “quero mais!”. A saber, essa história faz parte de uma trilogia de sucesso. O primeiro livro já foi adaptado para as telas, tendo como personagens principais os atores Tom Holland, Daisy Ridley, Mads Mikkelsen, e Nick Jonas.

“- Eu quero que você tenha fé em mim, Todd, e fé quando se tem prova não é fé.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS  RESENHA

Em “A Pergunta e a Resposta” só sabemos que Todd e Viola tentaram fugir a todo custo do prefeito Prentiss. Não foram muito bem-sucedidos no final das contas. Viola estava gravemente ferida. Os jovens sonhavam em chegar em uma cidade, que seria uma espécie de paraíso, onde poderiam viver em paz. Também tinham em mente que o “ruído” poderia ter uma espécie de cura lá. Contudo, as coisas não saíram como eles haviam planejado.

Você se lembra o que é o “ruído”? É uma espécie de doença onde você pode ouvir os pensamentos dos outros (‘um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo caótico e incessante de sons’). E é muito difícil bloquear o que você pensa, tornando quase impossível esconder seus sentimentos daqueles a seu redor. No entanto só os homens são acometidos desse mal. As mulheres, não se sabe o porquê, sempre foram imunes ao “ruído”.

“Permanecer vivo não é suficiente se você mal está vivendo. Eles só vão me manipular se eu permitir.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS  RESENHA

O prefeito Prentiss agora se autodenomina o presidente Prentiss. Também teve a ousadia de rebatizar a cidade onde os garotos buscaram socorro, com o nome de Nova Prentisstown. E com a promessa de que irá cuidar, preservar e possivelmente conceder um encontro com Viola, o ‘presidente’ Prentiss consegue tudo de Todd. A promessa de que o garoto faria qualquer coisa. Todd está vivendo preso na torre do sino da ex-cidade refúgio, juntamente com o prefeito deposto. Todd vem sendo libertado a cada dia para exercer algumas funções, porém seu companheiro de jornada é o filho de Prentiss, o Davy Prentiss Jr. Um antigo desafeto de Todd.

“A guerra transforma homens em monstros.”

Em outras palavras, Davy vive armado, ameaçando Todd, e ora fazendo as mesmas piadas, ora tratando o garoto com muito desdém, ambos seguem os dias de trabalho sob o comando do pai de Davy. Todd percebe como Prentiss utiliza-se da “cura” do ruído para castigar seus aliados, concedendo ou tirando essa benesse com mão de ferro. E tanto Todd, quanto Viola, acabam por estar em contato direto com o novo ‘presidente’. Sendo influenciados e comandados por um homem que de fato, ninguém consegue entender bem sua intenção.

“Nós somos as escolhas que fazemos, Todd. Nem mais, nem menos.”

A PERGUNTA E A RESPOSTA - PATRICK NESS  RESENHA

Os capítulos de “A Pergunta e a Resposta” são intercalados, com a narração em primeira pessoa, em um momento por Todd, noutro por Viola – essa, que agora, depois de se recuperar de seus graves ferimentos, trabalha em casas de cura para os feridos. O nome dos protagonistas sempre dá início ao capítulo, assim como a mudança no estilo da fonte. Do lado de cá das páginas, ficamos ansiosos com os relatos de ambos os jovens, e o desejo sincero de que consigam se reencontrar. Eles passam a cada capítulo sem saber o mínimo do que tem acontecido na vida do outro.

Mas, o fato marcante desse segundo livro da trilogia Mundo em Caos, é que teremos duas forças contraditórias lutando pelo poder. E de um lado, você já sabe, está o ‘presidente’ Prentiss. E do outro? A guerra começa. Muitas vidas serão perdidas. Bombas estão explodindo a todo tempo em forma de ataques e protestos. E alguns pagam o preço com a própria vida. Outros precisam de cuidados por terem sido atingidos. Quem é responsável pelos ataques? Temos espiões nos lados opostos? As perguntas são muitas. Entretanto, a promessa é de que haverá logo a resposta.

“O bilhete não estava assinado com um nome. Em vez disso, havia apenas: A Resposta. E Resposta estava escrito com um R em um azul intenso.”

PATRICK NESS  RESENHA

Por fim, em “A Pergunta e a Resposta” ficamos realmente interessados a respeito do que está acontecendo no Novo Mundo. E o que de fato acontecerá quando chegarmos nas últimas páginas dessa história extremamente frenética e contagiante. Todd e Viola parecem extremamente inocentes em meio a um Mundo em Caos. Confiança versus Manipulação é o que acontece o tempo todo! Dificilmente se sabe até onde se pode confiar em um personagem. Mas, quase com certeza você saberá em quem não confiar de jeito nenhum. Assim temos a guerra entre “A Pergunta e A Resposta”.

“Ela me abandonou ali. Para partir e começar uma guerra.”

__________________________________________________________________________________________________________________

Título:  A Pergunta e a Resposta (Mundo em Caos #2)
Autor:  Patrick Ness
Ano:2021
Páginas:528
Nota: 4/5
Editora:  Intrínseca
Gênero:  Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Literatura Estrangeira
Adicione à sua lista do SKOOB
Compre usando nosso link da AMAZON