LIVROS

A NOITE DO TIGRE – YANGSZE CHOO | RESENHA

22 fevereiro, 2021 por

Hoje eu vim falar de uma edição maravilhosa que a Darkside lançou: “A noite do tigre” escrito por Yangsze Choo, a mesma autora de “A noiva fantasma”. Então vamos conhecer um pouco mais sobre a história?

Ren é um órfão que acredita em sinais e em destino. Antes de morrer, seu antigo mestre fez um pedido para o menino: que ele encontrasse seu dedo e o enterrasse junto com ele. De acordo com uma lenda folclórica, Ren teria 49 dias para encontrar o dedo e enterrar junto com o corpo, caso contrário, a alma de seu mestre ficaria vagando entre os mundos.

Noite do Tigre

Ji Lin é uma moça talentosa e inteligente que sempre se destacou nos estudos. Com as baixas oportunidades para mulheres na Malaia dos anos 1930, ela vê seu sonho de fazer universidade acabar. Ela então acaba se tornando aprendiz de uma costureira, traumatizada com o relacionamento que a mãe tem com o padrasto, ela decide viver sua vida por conta própria, sem um marido. A única coisa boa que o relacionamento da mãe trouxe foi Shin, filho de seu padrasto.

Quando Ji Lin descobre que a mãe está com uma dívida por jogo, e temendo a reação do padrasto, a garota acaba conseguindo um emprego em um salão de dança como instrutora. Quando ela acaba ficando com um dedo amputado que um de seus clientes estava carregando, os caminhos de Ji Lin e Ren começam a se cruzar. Essa é a trama que gira em torno de “A noite do tigre”.

“O corpo deve estar intacto de novo após a morte. Qualquer coisa adicionada deve ser removida, e qualquer coisa que esteja faltando deve ser reposta – caso contrário, a alma não descansará em paz.”

A primeira coisa que vou dizer é que essa edição é a coisa mais linda da vida. A única coisa que me incomoda nela é não ter o nome do livro na capa, fora isso? A Darkside está de parabéns com o trabalho que ela teve na edição. As cores, os tigres “gêmeos” na capa que tem todo um significado para a história. Na parte de dentro, é possível ver alguns desenhos de flores, no final dos capítulos. Enfim, poderia ficar aqui por um bom tempo elogiando a diagramação da edição.

Acabei de romper uma “ordem”, pois sempre deixo para falar da edição por último. Mas eu queria deixar claro minha admiração pela estética da edição, porque essa não foi uma leitura fácil. Esse foi meu primeiro contato com a autora, e eu demorei a entrar na leitura, mesmo quando consegui entrar, ainda assim, não consegui manter um bom ritmo.

Leio muito no meu horário de almoço e toda vez que voltava a trabalhar, comentava com meus colegas que o livro era lindo, mas não conseguia sentir aquela vontade de continuar lendo. Quando enfim, a história deu uma guinada e eu comecei a entrar nela, ainda assim, a escrita da autora não foi algo fácil para mim.

Mas ainda bem que insisti na leitura e superei o início difícil. No final, Yangsze trouxe uma história incrível, cheia de significados e com uma cultura que eu não conhecia. Ji Lin é uma mulher que teve que se tornar forte. Uma mulher inteligente, mas que teve que desistir do sonho de estudar por causa das oportunidades que foram negadas. É incrível ver como a relação dela e de Shin foi construída quando crianças e os desafios que os dois acabaram enfrentando depois de adultos.

Ren é uma criança incrível, inteligente e que já sofreu muito. Existem vários outros personagens na história que tem muito significado, como por exemplo, o novo mestre de Ren, William. Um médico atormentado por acontecimentos do passado. E não vou falar mais para tentar não dar spoilers. Durante a história, temos uma pequena menção ao folclore da noiva fantasma, como não li esse primeiro livro, não sei dizer se é uma referência direta a ele, mas acredito que seja sim.

Na história, a autora fala sobre vários temas, como a cultura malaia, crenças e machismo. Muito além disso, na trama, temos um grande mistério. Descobrir o que estava acontecendo foi o que me motivou a continuar com a história, eu queria muito saber como a vida de todos os personagens se ligaria e como a história iria terminar. Não temos o final previsível, ele vai sendo construído com o decorrer da história e a autora conseguiu me surpreender com o desenrolar da trama.Capa noite do tigre

Yangsze Choo é malaia de 4ª geração com ascendência chinesa. Formada em Harvard, ela trabalhou em vários cargos corporativos antes de lançar seu primeiro livro “A noiva fantasma”. Seu primeiro romance foi finalista do Goodreads Choice e teve uma série original da Netflix lançada em janeiro de 2020. “A noite do tigre” é seu segundo romance e foi escolhido para o clube de leitura de Reese Witherspoon, assim como um dos melhores livros do ano para Amazon, The Washington Review of Books e vários outros lugares. Ao visitar o site de Yangsze eu acabei me apaixonando um pouco pela autora. Ela compartilha várias coisas no site, bem estilo blog, como receitas e a história do primeiro livro que escreveu. Caso queira conferir, é só clicar aqui.

E aí, já leu “A noite do tigre”?

“Nossa família era como uma caixa de chocolates, pensei. Lindamente decorada por fora, mas com uma escuridão pegajosa por dentro.”

Título: A noite do tigre
Autora: Yangsze Choo
Ano: 2020
Páginas: 384
Editora: DarksideBooks
Gênero: Fantasia, Romance
Nota: 3,5/5

Adicione a sua lista do Skoob

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário