LIVROS

A IMPOSSÍVEL FACA DA MEMÓRIA – LAURIE HALSE ANDERSON | RESENHA

05 novembro, 2019 por

A IMPOSSÍVEL FACA DA MEMÓRIA - LAURIE HALSE ANDERSON

A resenha de hoje é de um lançamento desse ano da editora Valentina. “A impossível faca da memória” narra a história da adolescente Hayley Kincain e seu pai Andy. Depois de passarem cinco anos viajando de caminhão e fugindo das lembranças que os assombravam, seu pai decide voltar para a sua cidade natal. Lá, Hayley tem que se adaptar a uma rotina de adolescente, indo a escola e enfrentando a horda de zumbis que existe lá, segundo ela.

O que a menina não esperava é que lá ela encontrasse um garoto que a fizesse sentir coisas que nunca havia sentido. Enquanto isso, Hayley tem que lutar para que o passado não os acompanhe e proteger seu pai, já que os horrores que ele viu na guerra não o deixa em paz e a morte está cada vez mais a espreita.

“Estava com os fones de ouvido, mas sem música. Precisava ouvir o mundo, mas não queria que o mundo soubesse que eu estava prestando atenção.”

Durante a história vamos conhecendo um pouco mais sobre Hayley e como ela está lidando com a mudança na vida. Além disso, vamos entendendo através do ponto de vista dela, os medos e receios que ela tem em relação ao pai.

Tenho que dizer que eu esperava que a história fosse um pouco mais impactante e emocionante. É uma boa leitura, mas não sei por que eu estava esperando mais, por isso a nota que dei no skoob (3 estrelas). Outro motivo pela nota é que a leitura não me prendeu tanto quanto eu esperava.

Mesmo assim, eu não o coloco na lista de livros ruins. Foi interessante ver como a autora construiu os dois personagens (pai e filha) com papéis trocados. Como ela descreveu Hayley colocando todos os desejos de lado, pelo bem do seu pai. Além de retratar também como essa inversão de papéis afetou a própria garota.

“Eu não planejara contar a verdade a ele. Tinha se tornado mais fácil mentir em relação à maioria das coisas, pois não doía tanto quando ele me ignorava. Por outro lado, também não imaginara encontrá-lo sóbrio e lúcido. Era difícil jogar quando as regras do jogo viviam mudando.”

Se você estiver buscando um livro sobre romance, essa não é a história para ler. Apesar de Hayley encontrar Finn e os dois terem se apaixonado, não dá para sentir e perceber o romance. Acho que o motivo disso é a autora querer falar mais sobre a relação de pai e filha.

Algo que achei interessante durante a leitura, é que em alguns capítulos vemos uma tipografia em itálico e relatos de “guerra”. Acredito eu, que nesses capítulos, seriam como se fosse as lembranças de Andy do que ele viveu enquanto estava lutando. Outra coisa que achei interessante é que ela não retrata os veteranos com aquela aura heroica, ela quer colocá-los como humanos que saíram feridos de uma situação infernal que viveram. Ou pelo menos foi isso que eu acredito que ela quis passar.

Durante minha pesquisa sobre a autora, vi que ela disse que essa história mostra um pouco sobre o que ela passou com o pai, que foi um veterinário da Segunda Guerra Mundial com TEPT.

“- Estou te azarando, Miss Blue, azarando no idioma perfeito da geometria analítica. Seus olhos infinitos como tiram meu seno à noite. Sacou?”

Laurie Halse Anderson é uma autora best-seller que escreve para jovens, adolescentes e adultos. Seus livros juntos já venderam mais de 8 milhões de cópias. No Brasil, a autora possui três livros publicados, além de “A Impossível Faca da Memória” também possui “Fale” e “Garotas de Vidro”.

Preciso que comentar que a sinopse de “Garotas de Vidro” me impactou e, é uma publicação que entrará na minha lista. Outra coisa que preciso dizer é que no site da autora, consta que seu último lançamento foi “Should” inspirado no movimento #MeToo, outro livro que a premissa me encantou.

Sobre a edição de “A impossível faca da memória” vou comentar o seguinte: os capítulos são pequenos, o que facilita a leitura, e a capa é bonitinha, mas preciso dizer que a capa original é maravilhosa. Sério, se tiverem um tempinho cliquem aqui e deem uma olhadinha nela.

“O pai de Gracie é engenheiro e a mãe, contadora. Eu não conseguia imaginar nenhum dos dois gritando, atirando objetos um no outro ou tendo casos extraconjugais. Meu pai sim, eu podia imaginar fazendo coisas desse tipo; Trish, essa então, aprontava. Mas papai carregava uma guerra na cabeça, e Trish era uma bêbada. Os pais de Gracie não precisavam enfrentar nenhum problema parecido, e ainda assim a filha estava se desfazendo em lágrimas no chão do banheiro da escola.”

______________________________________________________________________________________________________________

Título: A impossível faca da memória.
Autora: Laurie Halse Anderson
Ano: 2019
Páginas: 352
Editora: Valentina.
Gênero: Jovem Adulto, Ficção, Romance
Nota: 3/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • Alessandra
    novembro 11, 2019

    Não é uma história que chamaria a atenção, até pela capa (a capa original é maravilhosa, perfeita sem defeitos). Mas parece ser uma leitura envolvente e emocionante. Não conheço a escrita da autora, mas tb me interessei pelos novos títulos.

  • Julio C. Santos
    novembro 05, 2019

    História diferente pois não se trata de um clichês que todo romance e mostra condição pós guerra de uma pessoa.

  • Bianca C. Alves
    novembro 05, 2019

    Achei interessante e um livro de romance que não foca só amor Harley e Fin. Autora quis mostra a relação da pai e filha e como isso afeta suas escolhas. Mas não sei se compraria esse livro já quê história não despertou um entusiasmo.