A resenha de hoje é de um lançamento desse ano da editora Valentina. “A impossível faca da memória” narra a história da adolescente Hayley Kincain e seu pai Andy. Depois de passarem cinco anos viajando de caminhão e fugindo das lembranças que os assombravam, seu pai decide voltar para a sua cidade natal. Lá, Hayley tem que se adaptar a uma rotina de adolescente, indo a escola e enfrentando a horda de zumbis que existe lá, segundo ela.
O que a menina não esperava é que lá ela encontrasse um garoto que a fizesse sentir coisas que nunca havia sentido. Enquanto isso, Hayley tem que lutar para que o passado não os acompanhe e proteger seu pai, já que os horrores que ele viu na guerra não o deixa em paz e a morte está cada vez mais a espreita.
“Estava com os fones de ouvido, mas sem música. Precisava ouvir o mundo, mas não queria que o mundo soubesse que eu estava prestando atenção.”
Durante a história vamos conhecendo um pouco mais sobre Hayley e como ela está lidando com a mudança na vida. Além disso, vamos entendendo através do ponto de vista dela, os medos e receios que ela tem em relação ao pai.
Tenho que dizer que eu esperava que a história fosse um pouco mais impactante e emocionante. É uma boa leitura, mas não sei por que eu estava esperando mais, por isso a nota que dei no skoob (3 estrelas). Outro motivo pela nota é que a leitura não me prendeu tanto quanto eu esperava.
Mesmo assim, eu não o coloco na lista de livros ruins. Foi interessante ver como a autora construiu os dois personagens (pai e filha) com papéis trocados. Como ela descreveu Hayley colocando todos os desejos de lado, pelo bem do seu pai. Além de retratar também como essa inversão de papéis afetou a própria garota.
“Eu não planejara contar a verdade a ele. Tinha se tornado mais fácil mentir em relação à maioria das coisas, pois não doía tanto quando ele me ignorava. Por outro lado, também não imaginara encontrá-lo sóbrio e lúcido. Era difícil jogar quando as regras do jogo viviam mudando.”
Se você estiver buscando um livro sobre romance, essa não é a história para ler. Apesar de Hayley encontrar Finn e os dois terem se apaixonado, não dá para sentir e perceber o romance. Acho que o motivo disso é a autora querer falar mais sobre a relação de pai e filha.
Algo que achei interessante durante a leitura, é que em alguns capítulos vemos uma tipografia em itálico e relatos de “guerra”. Acredito eu, que nesses capítulos, seriam como se fosse as lembranças de Andy do que ele viveu enquanto estava lutando. Outra coisa que achei interessante é que ela não retrata os veteranos com aquela aura heroica, ela quer colocá-los como humanos que saíram feridos de uma situação infernal que viveram. Ou pelo menos foi isso que eu acredito que ela quis passar.
Durante minha pesquisa sobre a autora, vi que ela disse que essa história mostra um pouco sobre o que ela passou com o pai, que foi um veterinário da Segunda Guerra Mundial com TEPT.
“- Estou te azarando, Miss Blue, azarando no idioma perfeito da geometria analítica. Seus olhos infinitos como tiram meu seno à noite. Sacou?”
Laurie Halse Anderson é uma autora best-seller que escreve para jovens, adolescentes e adultos. Seus livros juntos já venderam mais de 8 milhões de cópias. No Brasil, a autora possui três livros publicados, além de “A Impossível Faca da Memória” também possui “Fale” e “Garotas de Vidro”.
Preciso que comentar que a sinopse de “Garotas de Vidro” me impactou e, é uma publicação que entrará na minha lista. Outra coisa que preciso dizer é que no site da autora, consta que seu último lançamento foi “Should” inspirado no movimento #MeToo, outro livro que a premissa me encantou.
Sobre a edição de “A impossível faca da memória” vou comentar o seguinte: os capítulos são pequenos, o que facilita a leitura, e a capa é bonitinha, mas preciso dizer que a capa original é maravilhosa. Sério, se tiverem um tempinho cliquem aqui e deem uma olhadinha nela.
“O pai de Gracie é engenheiro e a mãe, contadora. Eu não conseguia imaginar nenhum dos dois gritando, atirando objetos um no outro ou tendo casos extraconjugais. Meu pai sim, eu podia imaginar fazendo coisas desse tipo; Trish, essa então, aprontava. Mas papai carregava uma guerra na cabeça, e Trish era uma bêbada. Os pais de Gracie não precisavam enfrentar nenhum problema parecido, e ainda assim a filha estava se desfazendo em lágrimas no chão do banheiro da escola.”
______________________________________________________________________________________________________________
Título: A impossível faca da memória.
Autora: Laurie Halse Anderson
Ano: 2019
Páginas: 352
Editora: Valentina.
Gênero: Jovem Adulto, Ficção, Romance
Nota: 3/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon
Bianca C. Alves
Achei interessante e um livro de romance que não foca só amor Harley e Fin. Autora quis mostra a relação da pai e filha e como isso afeta suas escolhas. Mas não sei se compraria esse livro já quê história não despertou um entusiasmo.
Ana Elisa Monteiro
Ei Bianca, apesar de ser uma apaixonada por romances, gostei da proposta da autora de abordar a relação entre pai e filha. Espero que anime de ler o livro, alguma hora.
Obrigada pelo comentário!
Julio C. Santos
História diferente pois não se trata de um clichês que todo romance e mostra condição pós guerra de uma pessoa.
Ana Elisa Monteiro
Ei Júlio, realmente, ele sai do clichê do romance e além da condição pós guerra, fala sobre a relação de pai e filha.
Obrigada pelo comentário!
Alessandra
Não é uma história que chamaria a atenção, até pela capa (a capa original é maravilhosa, perfeita sem defeitos). Mas parece ser uma leitura envolvente e emocionante. Não conheço a escrita da autora, mas tb me interessei pelos novos títulos.
Ana Elisa Monteiro
Ei Alessandra, a história realmente acaba nos envolvendo. Sobre os novos títulos, estou esperando lançarem Should no Brasil.
Obrigada pelo comentário!