LIVROS

A CULPA É DAS ESTRELAS – JOHN GREEN | RESENHA

21 fevereiro, 2020 por

a culpa é das estrelas

A resenha de hoje é de um livro que foi lançado em 2012, mas acho que nunca vai deixar de ser atual. “A Culpa é das Estrelas”. Tenho certeza que muitos de vocês já leram esse livro ou algum do autor, então vou deixar minha opinião e quero saber a de vocês também.

Em “A Culpa é das Estrelas” conhecemos Hazel, uma garota que foi diagnosticada com câncer aos treze anos. Aos dezesseis anos, a garota só sobrevive por causa de uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões.

Com uma doença terminal, Hazel passa os dias vendo TV e lendo “Uma Aflição Imperial”, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem respostas e que a menina deseja conhecer para responder todas essas perguntas.

Ao conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos e que perdeu a perna por causa de osteosarcoma, a vida da garota muda. Hazel e Gus acabam vivendo uma história fascinante. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã em busca do autor de “Uma aflição imperial”.

Vocês já ficaram “de mal” de um livro? Eu sou muito emotiva quando estou lendo, realmente entro na leitura e sinto as emoções junto com os personagens, por isso, em certo momento em que estava lendo acabei ficando “de mal” da história por algumas horas. Eu não aceitava o que estava acontecendo com os personagens e simplesmente coloquei o livro do outro lado de uma mesa e falei que não queria mais saber dele.

a culpa é das estrelas

É claro que isso não durou muito tempo e eu acabei retornando com a leitura. A história de Hazel e Augustus é fascinante e emocionante, me peguei rindo e chorando em várias partes durante ela. Não sei vocês, mas eu adoro uma história que me faz chorar e meu Deus, eu derramei rios de lágrimas com “A Culpa é das Estrelas”.

“Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas. Espero que a Hazel aceite as dela.”

John Green trata de um assunto muito importante nessa história: o câncer em crianças e adolescentes. Muito além da doença, ele aborda o que cada um daqueles adolescentes e a família deles sentem.

Com Augustus, nós vemos aquela ironia engraçada, de alguém que está cansado de ser visto como “doente”. Com Hazel, nós vemos um adolescente que se conformou com seu destino, mas ainda luta por causa de seus pais.

John Green é um autor amado por muitos, tenho que dizer que “A Culpa é das Estrelas” foi meu primeiro livro dele, e eu gostei mais pela história e temática, do que pela escrita.

O livro estreou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times e foi escolhido como o livro ficção nº1 da Time Magazine em 2012. Em 2014 uma adaptação cinematográfica foi lançada, dirigida por Josh Boone (“Ligados pelo Amor”) e estrelada por Shailene Woodley (“Divergente”), Ansel Elgort (“Divergente”) e Nat Wolff (“Cidades de Papel”).

a culpa é das estrelas

John Green possui sete livros, todos eles já foram lançados no Brasil. Além de “A Culpa é das Estrelas” outras histórias tiveram sua adaptação como: “Cidades de Papel”, “Quem é Você Alasca” e “Deixe a Neve Cair”.

Além das adaptações, o autor possui prêmios importantes como o Michael L. Printz Award, o Prêmio Edgar Allen Poe.

“— Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter. (…) Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.”

________________________________________________________________________________________________________

a culpa é das estrelasTítulo: A Culpa é das Estrelas
Autora: John Green
Ano: 2013
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance, Literatura Estrangeira
Nota: 5/5
Adicione à sua lista do Skoob
Onde Comprar: Amazon

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário