7 livros adaptações para o cinema que deram errado

09 setembro, 2015 por

Todo mundo conhece algum livro que foi adaptado para o cinema, o que sempre gera a famosa pergunta: O que é melhor, o livro ou o filme?

Para começar a coluna de hoje vamos considerar que ambos são bons e suas respectivas artes, a cinematográfica e a literatura. Todo filme antes de ganhar as telonas, antes mesmo de ser filmado, começa pelo roteiro, que engloba a história, o script e os diálogos num único documento. O livro antes de tomar a forma que conhecemos também começa por um roteiro, porém esse irá abordar possíveis cenários, construção de cada personagem, enfim apenas os elementos que futuramente darão origem à história.

Muitos livros Best-sellers têm sido adaptados para as telonas, mas muitos acabam perdendo a essência literária e ficando perdidos na história. Eis alguns exemplos de adaptações que não deram muito certo:

Eragon

A série de fantasia criada por Christopher Paolini tinha muitos elementos para se tornar um sucesso: anões, elfos, magia e Dragões. Porém a adaptação não deu muito certo e teve muitas criticas. Eu gostei da construção do dragão Saphira, e de alguns outros elementos do filme, mas o fracasso do filme impossibilitou uma possível continuação.

Percy Jackson

No livro a personagem Anabeth Chase é loira, no filme morena. Essa frase apresenta o menor dos erros que foram cometidos na adaptação, que conseguiu gerar uma continuação que terminou de avacalhar o que o primeiro filme começou. Estragaram e MUITO a mitologia grega, mas enfim há boatos que teremos um seriado futuramente…

Dezesseis luas

A história de Ethan e Lena, bem construída nas páginas da serie Beautiful Creatures é mais um exemplo de uma história que tinha capacidade de ser um sucesso, devido ao enredo girar ao redor de bruxas e magia, e que mesmo com um grande elenco, não teve boas criticas e não foi bem de bilheteria, impossibilitando uma continuação na história.

Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos

Apesar de muitos fãs da série terem gostado da adaptação, achei que a falta de alguns elementos do livro, e os atores escolhidos para os personagens transformaram um livro incrível num filme mediano, mas felizmente o fracasso do filme desencadeou numa oportunidade de transformar o livro em seriado, agora é cruzar os dedos e torcer para dar certo.

Desventuras em série 

Não são muitos que conhecem a série de 13 livros escrita por Lemony Snicket. A minha principal critica ao filme se deve ao fato de terem juntado os três primeiros livros da série num único filme. A atuação de Jim Carey no papel do Conde Olaf foi um dos pontos fortes do filme. A premissa do filme também é interessante, só não foi bem elaborada. As desventuras dos órfãos Baudelaire irá virar seriado do Netflix em 2016, vamos ver o que nos aguarda…

Eu sou o número 4 

A história dos Lorienos que vieram para a terra fugindo de um exercito alienígena inimigo (Mogadorianos) também foi uma adaptação que não deu muito certo. Mesmo com um bom elenco, e uma boa sequência de efeitos especiais, o filme não rendeu uma boa bilheteria e não é muito conhecido. Se algum dia retomarem o projeto eu serei a primeira a ir ao cinema pra assistir.

Academia de vampiros 

Outra história incrível que pela falta de bilheteria nem chegou a passar aqui no Brasil, sendo lançada direto em DVD e pelo Netflix. Os produtores até tentaram angariar fundos para a sequência, mas não conseguiram.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos!♡! 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

16 Comentários

  • Ycaro Brito
    outubro 01, 2015

    Olá, Alice. São poucos os filmes citados dos quais eu já assisti, pois sempre penso em ler o livro antes de assistir a algo, mas sempre demoro séculos. Neste caso, apenas assisti Eu Sou o Número Quatro e O Ladrão de Raios, fiquei super triste por ser bem diferente dos livros, mas curioso ao mesmo tempo.

  • Ana I. J. Mercury
    setembro 30, 2015

    Desses só li Percy Jackson e queria gritar enquanto lia o livro kkk pois já tinha assistido o filme, e gostei muito. Só que é claro que gostei muitooooo mais do livro e foi muito enxugado e mudado no filme, uó.
    Os outros eu não li nem assisti, pois sempre leio primeiro, só se não souber que é derivado de um livro para mim assistir ao filme;série primeiro.
    Mas acredito que com intenção de enxugar, os roteiristas tiram partes importantes e colocam outras que acham que chamará mais atenção, embora só irrite os fãs dos livros.
    bjs

  • Thaís Dória de Góes
    setembro 29, 2015

    Nem todo filme serve para o cinema.
    Eu li o primeiro livro de Eragon e os dois primeiros do Percy Jackson.
    Dessas adaptações as que eu mais gostei foi Desventuras em serie, e as que eu odiei foram Academia de Vampiro e Cidades dos Ossos, ô filminhos ruins.

  • Kelis Cristina
    setembro 28, 2015

    Acho que o problema é que nem todo livro, por mais que ele seja bom, ele não tem o mesmo efeito em um filme.
    Eu gostei dos filmes Desventuras Em Serie e Dezesseis Luas. Nessa lista que pra mim não deu certo, eu colocaria crepúsculo, achei que no cinema o livro ficou muito chato e bobo.

  • Jacqueline Moura
    setembro 25, 2015

    Eu assisti PJO antes de ler a serie dos livros, entao no primeiro momento fiquei: UAU, que filme perfeito! de mitologia *o* … achei o maximo!
    Quando li a serie, fiquei: que adaptação foi aquela? O.o
    Nunca vou conseguir entender pq modificam tanto as historias na hora de fazer um filme, triste 😛

  • Iêda Cavalcante
    setembro 21, 2015

    Oi Lê!
    Acredita se eu falar que desses filmes só assisti, eu sou o número 4? kkk pois é.
    Esse tipo de filme não é o meu preferido, e agora vou passar mais longe deles.
    Quem sabe os que vão se tornar seriado consigam uma redenção, agora é esperar e ver.
    Bjokas!

  • Barbara Reis
    setembro 15, 2015

    Dos que assisti o maior fracasso foi Percy Jackson, chega a ser revoltante como conseguiram estragar a história. Achei que eles quiseram deixar com uma cara muito teen, mas na verdade os personagens são praticamente crianças e acompanhamos o seu crescimento ao decorrer do livro, mas o filme fugiu muito disso.

  • LARISSA OLIVEIRA
    setembro 15, 2015

    Oiiii
    O único livro que não li e também não vi o filme foi o "eu sou o numero 4",os outros eu li o livro e eles são maravilhosos,mas quando pegaram para adaptar ao cinema eles mudaram muita coisa e parece ate que nem leram o livro.
    Espero que os que vão virar serie seja melhores que os filmes e não mudem muita coisa.
    Bjs

  • RUDYNALVA
    setembro 13, 2015

    Lê!
    Não sabia que todos esses filmes e adaptações não tinham dado certo.
    Assisti apenas Eu sou o número 4, mas como não li o livro, nem posso dizer se foi bem feita ou não.
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

  • Any
    setembro 13, 2015

    Oi, Alice!
    Sério que não pretendem fazer a continuação de Eragon?! Puxa, eu amei esse filme e espero até hoje pela continuação, outro que espero a continuação também é Eu sou o número 4.
    Detestei o filme Instrumentos Mortais, achei as interpretações dos autores muito sem graça. Academia de Vampiros é uma série que quero muito ler, não assisti ao filme e confesso que não pretendo, vi o trailer e achei bastante amador…
    Amei esse post!
    Bjos!

  • Emanoelle Souza
    setembro 12, 2015

    até hoje eu to esperando uma continuaçao de Eragon e do filme Desventuras em serie, pra mim pareceu tao bom.

  • a world to read
    setembro 10, 2015

    Antes de ler o post eu já estava pensando “Os instrumentos mortais” e “Dezesseis luas” têm que estar nessa lista!
    E realmente estão! Obrigada Lê, muita gente não concorda, mas né?
    Faz a lista agora das adaptações para o cinema que deram muito certo!
    Dica: coloca garota exemplar!
    Beijos!

  • Camila Locatelli
    setembro 10, 2015

    No realmente eles destruiram com Dezesseis Luas, o livro e ótimo, já o filme deixou a desejar, os personagens não se combinavam nem um pouco…
    Mas A cidade de Ossos, aqui nem pode ser chamado de adaptação, eles destruíram o livro, inventou coisa que não tinha, tiraram parte importantes, não explicaram as coisas, o filme ficou horrível.
    Se puder dê uma passadinha no meu blog
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

  • Duda R.
    setembro 09, 2015

    Nossa, parece que você decidiu pegar todos os livros que gostei e colocar aí hahaha.
    As adaptações de Percy Jackson realmente não ficaram boas, mas se fosse apenas o filme e não uma adaptação teria ficado ótimo. Os Instrumentos Mortais vai virar série de TV então vamos torcer para uma adaptação melhor <3 . Eragon realmente não foi uma adaptação perfeita, poderia ter pego muito mais coisas do livro, mas eu gostei de poder ver a história em um filme <3
    Desventuras em Série eu curti. Não li o livro então não sei se foi uma boa adaptação. O mesmo com Eu Sou o Número Quatro. O filme em si é bom, mas como não li não posso falar sobre a adaptação. Já Academia de Vampiros eu nunca ouvi falar rsrs
    Ótimo post…Pena que as adaptações citadas não foram tão ótimas assim né?! hahaha
    Beijos.

  • Thiago Roza Ferreira
    setembro 09, 2015

    Eu acho boas as adaptações, mas elas fogem muito da historia do livro. Sinceramente, desses filmes acima o único que eu gostei foi do Desventuras em Série, que vai virar serie da netflix. Os outros eu achei muito chato!!
    Acho que as vezes a historia só fica boa no livro.

  • Suzzy Chiu
    setembro 09, 2015

    Eu gosto das adaptações que fazem para o cinema e para a TV, já estou aguardando vários serem lançados logo.
    Nao lembro de ter assistido Eragon, na verdade nem sei do que se trata…hehe
    Percy eu tenho vontade de ler o livro, pq adoro o tema da mitologia grega.
    Desesseis Luas tb nao sabia que tinha sido adaptado, acho as capas dos livros lindas, tenho vontade de ler.
    Clarooo que estou ansiosa para ver a série dos Instrumentos Mortais, acho que vai ser bom demais e por ser uma série, terá tempo de desenvolver tudo da trama.
    Desventura em Série vi o filme e achei médio, nada demais.
    Eu sou nº 4 eu odieiii o filme, nossa, achei mto ruim e nao merece continuação mesmo!
    Academia de Vampiros nao gosto mto e nao tenho nem vontade de ler os livros, nao sei pq.