Todo mundo conhece algum livro que foi adaptado para o cinema, o que sempre gera a famosa pergunta: O que é melhor, o livro ou o filme?

Para começar a coluna de hoje vamos considerar que ambos são bons e suas respectivas artes, a cinematográfica e a literatura. Todo filme antes de ganhar as telonas, antes mesmo de ser filmado, começa pelo roteiro, que engloba a história, o script e os diálogos num único documento. O livro antes de tomar a forma que conhecemos também começa por um roteiro, porém esse irá abordar possíveis cenários, construção de cada personagem, enfim apenas os elementos que futuramente darão origem à história.

Muitos livros Best-sellers têm sido adaptados para as telonas, mas muitos acabam perdendo a essência literária e ficando perdidos na história. Eis alguns exemplos de adaptações que não deram muito certo:

Eragon

A série de fantasia criada por Christopher Paolini tinha muitos elementos para se tornar um sucesso: anões, elfos, magia e Dragões. Porém a adaptação não deu muito certo e teve muitas criticas. Eu gostei da construção do dragão Saphira, e de alguns outros elementos do filme, mas o fracasso do filme impossibilitou uma possível continuação.

Percy Jackson

 

No livro a personagem Anabeth Chase é loira, no filme morena. Essa frase apresenta o menor dos erros que foram cometidos na adaptação, que conseguiu gerar uma continuação que terminou de avacalhar o que o primeiro filme começou. Estragaram e MUITO a mitologia grega, mas enfim há boatos que teremos um seriado futuramente…

Dezesseis luas

A história de Ethan e Lena, bem construída nas páginas da serie Beautiful Creatures é mais um exemplo de uma história que tinha capacidade de ser um sucesso, devido ao enredo girar ao redor de bruxas e magia, e que mesmo com um grande elenco, não teve boas criticas e não foi bem de bilheteria, impossibilitando uma continuação na história.

Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos

Apesar de muitos fãs da série terem gostado da adaptação, achei que a falta de alguns elementos do livro, e os atores escolhidos para os personagens transformaram um livro incrível num filme mediano, mas felizmente o fracasso do filme desencadeou numa oportunidade de transformar o livro em seriado, agora é cruzar os dedos e torcer para dar certo.

Desventuras em série 

Não são muitos que conhecem a série de 13 livros escrita por Lemony Snicket. A minha principal critica ao filme se deve ao fato de terem juntado os três primeiros livros da série num único filme. A atuação de Jim Carey no papel do Conde Olaf foi um dos pontos fortes do filme. A premissa do filme também é interessante, só não foi bem elaborada. As desventuras dos órfãos Baudelaire irá virar seriado do Netflix em 2016, vamos ver o que nos aguarda…

Eu sou o número 4 

A história dos Lorienos que vieram para a terra fugindo de um exercito alienígena inimigo (Mogadorianos) também foi uma adaptação que não deu muito certo. Mesmo com um bom elenco, e uma boa sequência de efeitos especiais, o filme não rendeu uma boa bilheteria e não é muito conhecido. Se algum dia retomarem o projeto eu serei a primeira a ir ao cinema pra assistir.

Academia de vampiros 

Outra história incrível que pela falta de bilheteria nem chegou a passar aqui no Brasil, sendo lançada direto em DVD e pelo Netflix. Os produtores até tentaram angariar fundos para a sequência, mas não conseguiram.

Gostou do post? clique nas redes sociais abaixo e compartilhar com os amigos!♡!