Destaques

novidades por e-mail

15 abril 2019

{ #RESENHA } PRINCESA DAS CINZAS - LAURA SEBASTIAN ( #1 PRINCESA DAS CINZAS )

RESENHA: PRINCESA DAS CINZAS - LAURA SEBASTIAN
Título: Princesa das Cinzas | Laura Sebastian | Ano: 2018 | Páginas: 352 | Editora: Arqueiro | Gênero: Fantasia, Ficção, Jovem Adulto | Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon

“A última pessoa que me chamou pelo meu verdadeiro nome foi minha mãe, em seu derradeiro sopro de vida. (...)- Você sabe quem você é - disse-me ela. Sua voz não vacilou, mesmo quando gotas de sangue brotaram onde a lâmina cortou sua pele. - Você é a única esperança do nosso povo, Theodosia. E então cortaram-lhe a garganta e tomaram meu nome.”

Eu sou fã de uma boa fantasia, ninguém consegue negar. Então quando eu vi a Arqueiro avisando sobre “Princesa das Cinzas” já o coloquei na minha lista de leituras. Nessa fantasia, conhecemos Theodosia, princesa de Astrea, um reino que foi governado por sua mãe até a invasão dos kalovaxianos quando ela tinha seis anos, um povo bárbaro que muito mais do que tomar o reino, matou sua mãe e a tornou prisioneira. 

Perdendo seu nome, seu reino, sendo chamada pelo título de “Princesa das Cinzas” e tendo que aguentar as punições do Kaiser (líder dos kalovaxianos) ela percebe, dez anos depois, que não resta mais nada do que lutar pela sua liberdade e a de seu povo. Com a ajuda de rebeldes, ela então trama contra o Kaiser para libertar Astrea e o seu povo.

RESENHA: PRINCESA DAS CINZAS - LAURA SEBASTIAN

“Nos anos que se seguiram ao cerco, corriam sempre histórias sobre astreanos rebeldes lutando contra o Kaiser. Uma vez por semana, eu era arrastada até a praça principal para ser açoitada por um dos homens do Kaiser a fim de servir como exemplo enquanto cabeça de rebeldes mortos em batalha apodreciam em estacas atrás de mim.”

Já estou imaginando muitas pessoas falando: “é mais do mesmo”. Pode até ser que depois de ler, muitas pessoas pensem nisso, mas eu como uma fã de fantasia me apaixonei pela história que a Laura Sebastian criou. Theodosia é uma personagem que descobre sua força aos poucos, não é como muitas protagonistas que já começam a historia forte. A garota está quebrada, sem identidade, sem família, esperando ser salva. Quando enfim o resgate chega e você pensa que ela vai aproveitar as chances, ela mostra a força que tem.

No decorrer da leitura acompanhamos um jogo de intrigas, mentiras e, vemos uma jovem curando as várias feridas internas que foi conseguindo ao longo dos anos. A leitura é leve e me prendeu capítulo atrás de capítulo, curiosa para saber o que ia acontecer. Alguns dos eventos foram previsíveis? É claro, é o primeiro livro de uma trilogia. Mas não foi por isso que a autora não conseguiu surpreender com outros caminhos ao decorrer da história, e tenho a leve impressão de que ela vai surpreender mais, espero não estar enganada.

RESENHA: PRINCESA DAS CINZAS - LAURA SEBASTIAN

O prinz S∅ren (filho do Kaiser), Blaise, Artemisia e Heron, são apenas alguns dos personagens que vamos conhecendo no decorrer da leitura, importantes para a história. Existem outros e pelo que vi na sinopse da continuação, pode ser que mais entrem para balançar a trama. Agora um aviso, que pode ser bom ou ruim, e que vou deixar vocês julgarem: há um indício de triângulo amoroso, pelo menos essa foi a minha percepção.

Lembro-me de ter visto a capa do livro, quando a Arqueiro estava lançando e só pensar: “que isso Arqueiro, ta parecendo tanto com os livros da Victória”. Mas depois de ler a história e analisar a capa melhor, esse pensamento saiu da minha cabeça para: “não tinha capa melhor”. Sem contar que ela é a mesma capa da edição ‘gringa’, a coroa não é de prata e sim de cinzas, com um vermelho que pode parecer tanto sangue, de todas as punições que Theo sofre, quanto do fogo, um elemento especial para a família dela.

RESENHA: PRINCESA DAS CINZAS - LAURA SEBASTIAN

Laura Sebastian nasceu e cresceu no sul da Flórida e sempre gostou de contar muitas histórias. Após formar na Savannah College of Art and Design se mudou para Nova York para ficar apenas um par de anos, mas até hoje não saiu de lá. Apesar de “Princesa das Cinzas” ser seu primeiro lançamento, não é o primeiro que ela escreveu. O primeiro livro contava a história de uma Cinderela que conta sobre anjos no seu segundo ano. Princesa das Cinzas faz parte de uma trilogia que já teve seu segundo livro lançado “Lady Smoke”, estou torcendo para vir logo para o Brasil. Fica a dica Arqueiro <3.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Oi Ana,
    Princesa das Cinzas trás uma trama bem interessante e talvez seja exatamente o tipo de leitura que estava procurando, nada muito inovador, mas com uma narrativa que consiga me prender. Theo tem uma vida difícil, presenciou a morte da mãe e foi escravizada pelo povo que arruinou sua vida. Consigo ver que a personagem carrega muita bagagem emocional, ela tem lutas diárias e precisa se manter firme na esperança de que será salva. O triângulo amoroso seria minha única preocupação imediata, pois não gosto e pela minha experiência em livros do gênero, eles só servem para tirar o foco dos principais acontecimentos da trama.

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in