Destaques

novidades por e-mail

01 abril 2019

{ #RESENHA } A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ

 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ
Título: A Revolução dos Bichos - HQ | Autora: George Orwell / Odyr | Ano: 2018 | Páginas: 176 | Editora: Quadrinhos na Cia | Gênero: Distopia, Ficção, HQ, Política | Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon

“A lealdade e a obediência são os mais importantes.”

Um dos livros que marcou o início da minha vida adulta foi 1984 de George Orwell. O interesse por dar início a essa leitura foi bem bobo: eu nasci em 1984 e me simpatizei de cara com o título da obra. Foi minha primeira distopia, lá no início dos anos 2000. E a partir daí nasceu meu interesse nas obras do autor.

Comecei contando sobre isso porque hoje quero falar sobre minha experiência com a HQ de A Revolução dos Bichos, que sai pelo selo Quadrinho na Cia, da Companhia das Letras. Desde a capa já nos sentimos fisgados. Recomendo, por um gosto particular mesmo, que quem venha a adquirir esta obra, leia em primeira mão o livro homônimo (de 1945). Entretanto, quem quiser ler somente a HQ não se sentirá perdido, fora do assunto, ou prejudicado. Porque sim... Essa HQ funciona sozinha! Não houve supressão significativa. E eu amei essa experiência.

 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ

A minha impressão foi a de que Odyr, um gaúcho nascido em 1967 no Rio Grande do Sul, conseguiu a façanha de ilustrar um dos maiores e mais verdadeiros clássicos da literatura mundial, sem extinguir qualquer trecho importante. Os desenhos, que foram feitos com tinta acrílica, nos dá a impressão de que temos a cada página uma obra de arte às mãos.

+ { #RESENHA } WYTCHES - SCOTT SNYDER E COLAB

Para quem não sabe do que se trata a obra no geral, ela fala de corrupção, política, jogo de poder... E tudo isso de forma alegórica. Falar por parábolas é uma arte. E em A Revolução dos Bichos nos defrontamos com a história de animais (revolucionários, claro) de determinada fazenda (A Granja do Solar) que resolvem se rebelar contra o humano que seria “seu dono”. Eles o expulsam da fazenda e a ideia inicial é ter um regime igualitário e justo a partir daquele momento. E para não roubar mais da experiência de vocês, só completo que a dupla de porcos totalitários irá iniciar uma grande confusão nos planos primeiros, e as relações entre oprimidos e opressores será algo muito delicado.

"A vida de um animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.”



As ilustrações de Odyr parecem ser vivas, mesmo que o estilo de desenho do artista não seja realista. Mas, sentimos a sensação de movimento, a impressão que os animais estão a ponto de romper a quarta parede. Confesso que essa HQ é daquelas que temos vontade de ler e reler. É super recomendado ter uma edição só sua, para que após a primeira leitura, você possa ficar indo e vindo pelas páginas apreciando a história que não foi escrita com palavras, mas sim através da arte de Odyr.

O que sinto mais latente nessa obra, é que a HQ de A Revolução dos Bichos é fácil e simples de ser apreciada. Recomendada para qualquer público (não crianças pequeninas, mas enfim...). Pode ser uma ótima “jogada” ao apresentar um tema tão contemporâneo, um autor reconhecidíssimo e um grande e aclamado clássico mundial, de forma mais leve e conquistando assim outro tipo de público. Pois, é sabido que algumas pessoas sentem certo receio do contato primeiro com obras clássicas, seja pela linguagem, pela tradução, ou por insegurança da história ser “chata”.

 A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - HQ

“Fechai os ouvidos quando vos disserem que o Homem e os animais têm interesses comuns, que a prosperidade de um é a prosperidade dos outros. É tudo mentira.”

Fico por aqui, encantada com essa onda de clássicos que a Cia das Letras está trazendo para os leitores em forma de HQ. Acredito que seja algo fantástico e revolucionário, com o perdão do trocadilho! Se deixe conquistar nessa empreitada, porque além de abrir seus olhos para outros tipos de realidade, você ainda sairá encantado com a qualidade das obras de arte que artistas como Odyr fazem questão de nos presentear ao passar das páginas. E não tenha medo de começar tudo de novo quando chegar à última página. Isso é mais que normal... É natural!!!


Assim como fiz com o livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, também atribuí à HQ de Odyr as mesmas 5 estrelas, o que seria a nota máxima na minha classificação de o quanto apreciei e abstraí nesta e com esta experiência. Então, aproveite e se delicie com essa primeira adaptação para quadrinhos no mundo, e que é tupiniquim! 

“Já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.”

Comentários via Facebook

35 comentários:

  1. Oi Carol,
    Desde que entrei de cabeça no universo literário ouço falar de A Revolução dos Bichos, mas, até o momento, não tive a oportunidade de ler essa história. Fico imaginando como foi na época que o livro foi publicado, o choque e a surpresa da população ao ter o retrato de uma realidade vivenciada sendo narrado de uma forma tão direta e ao mesmo tempo tão peculiar. A história, até hoje, tem seu impacto e mostra que independente de raça ou espécie, exploração e ditadura estão presentes e mesmo aqueles que visam uma mudança podem errar a sua maneira. Ver essa história sendo adaptada para os quadrinhos só mostra o quanto ela é importante e necessária, pois quanto mais meios a reproduzirem mais chances de que todos a conheçam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima observação, Gislaine. É isso mesmo... quanto mais mídias exploram o tema ou o livro, mais pessoas irão poder tocar neles. Sensacional! Quando tiver oportunidade, leia. Ele é bem curtinho.

      Excluir
  2. Eu acho essa edição maravilhosa, morro de vontade de ter uma dessa!
    Bom, eu já li esse livro na edição normal, aquela da capa meio rosa com amarelo sabe? Eu gostei muito dessa leitura, principalmente quando eu pesquisei sobre o assunto sabe?! Poxa, como que pode uma coisa que foi escrita lá na época do Stalin ser tão real pra nós, ser tão próximo né? Eu tenho é medo.

    Adorei as fotos e a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já leu 1984? Ele foi escrito em 48!!!! Parece que Orwell ou era vidente, ou tinha máquina do tempo. Uma realidade tão viva pra gente, e antes era apenas ficção saída da mente criativa de um estupendo autor. Amo esse cara!!

      Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Eu nunca li nada do autor, mas sempre me surpreendo com as observações feitas pelos leitores sobre a riqueza de sua narrativa e os temas tão necessários serem abordados.
    Essa edição está muito interessante e suas considerações me deixou com vontade de conhecer a escrita do autor.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A HQ está maravilhosa e bem completinha para dar uma ideia geral sobre o livro. Porém, o livro também é curto. Eu não acho cansativo, e super recomendo a você dar uma olhadinha para conhecer esse autor fantástico!

      Excluir
  4. Eu morro de vontade de ler esse livro e adorei essa ideia da editora em trazer um HQ, acredito que alcance mais pessoas e realmente pode ser uma ótima pedida para um primeiro contato comum clássico. Só pelas suas fotos já notamos quão linda está as ilustrações do Odyr, parecem mesmo estar se movimentando. Quero esse livro na minha estante.

    Abraços, Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooiii, com certeza ele é digno de figurar entre os queridinhos de sua estante! Você não irá se arrepender. O Clássico original também é fantástico.
      Obrigada pelo carinho. Abraços.

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu li esse livro há pouco tempo, mas não li o original ainda; foi uma experiência muito bacana, deu super pra entender o que a história queria passar. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando der, se jogue! A alegoria de Orwell mais uma vez está brilhante em um livro da década de 40, mas tão atual!!!!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    Eu li e amei o livro e imagina como deve ser maravilhosa essa HQ, quero muito ler ela também *--* , já ate adicionei nos meus desejados desse ano kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza você vai adorar, Stephanny! Ele reaviva as lembranças da leitura do livro, e soma as lindas páginas e arte do desenhista.

      Excluir
  8. Eu já ouvi tantos comentário sobre esse livro, o original e já li diversas resenhas das adptação deles, eu até tenho ele na prateleira mas ainda sinto muita pouca vontade de ler Mas eu vou.

    https://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, eu acredito que tudo tem sua hora certa. Quem sabe ele não te "chama" em breve? Confio que seja quando for, você terá uma boa experiência. Orwell era o cara!!! Beijo.

      Excluir
  9. Olá! Eu confesso que esse é um livro que nunca chamou muito a minha atenção, não sei explicar porque, também não entendo, já que gosto muito de bichos. Infelizmente, não sou muito fã de Hqs, prefiro muito mais o livros narrativos, então desta vez vou passar a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Fernanda! Não é tudo que agrada a gente mesmo...
      Abração

      Excluir
  10. Que bacana, eu também seria atraida por um livro se ele tivesse como titulo o ano do meu aniversário hahaha essa é uma leitura que venho postergando tem algum tempo, mas sei da sua importância, ainda mais no cenário atual. Adorei o traço da HQ, lindinha demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Então, foi o interesse pelo título de 1984 que me jogou nos braços de Orwell e não teve mais volta. Às vezes os motivos mais bobos mexem com a gente e gera uma grata surpresa!! Espero que ainda consiga ler as obras desse cara. Tenho mó respeito por ele. Beijo

      Excluir
  11. Oi, tudo bem? Eu tive que ler esse livro na faculdade e gostei demais pela crítica social. Não sabia sobre a HQ, mas não compraria, pois não costumo comprar histórias repetidas em edições diferentes. Adorei saber sua opinião, e as fotos ficaram lindas!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é realmente fantástica.
      Sobre comprar histórias iguais, depende muito do ponto de vista e se a pessoa é admiradora da arte da HQ. Pois realmente ali se encontra o supra sumo da história original.
      Beijo

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada do George Orwell, apesar de ter muita curiosidade. Acho que as premissas de A Revolução dos Bichos e 1984 incríveis, porém, ainda não me sinto no momento para ler. No entanto, esta HQ eu já não tenho curiosidade. Apesar de parecer que ela tem o traço lindo, não tenho paciência com quadrinhos.
    Mas adorei conferir sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Malu. Acredito que Orwell tem-se um momento mais propício mesmo para "se jogar". Deixa para quando estiver mais à vontade.
      Beijos

      Excluir
  13. Que edição mais linda, eu não li o livro e adorei essa adaptação em quadrinhos, achei as ilustrações maravilhosas e gostei de ver um pouco sobre a obra aqui na sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que lendo o livro e/ou a HQ você não irá se decepcionar, Beatriz.
      Espero que seja uma excelente experiência. Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. essa versão deve ser linda
    eu li esse livro faz uns doze anos e lá naquela época ele ja fazia total sentido, george orwell era totalmente a frente de seu tempo e parece que previu tudo o que aconteceria NO BRASIL e olha que ele nem brasileiro era
    que bom que voce gostou de ambos, é sempre bom fazer essa comparação, assim me sinto mais confortável para ler a versão ilustrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Orwell e como ele era um homem muito a frente do seu tempo!! Devia ter uma bolinha de cristal escondida. hahahaha
      Acho que você terá uma boa experiência com a HQ, se tiver a oportunidade.

      Excluir
  15. Eu acho esse livro simplesmente genial! Tenho duas edições dele e achei essa maravilhosa, muita linda. Me deu vontade de reler a obra ♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, recomendo!!! Essa HQ é muito completinha. Tem os pontos essenciais da obra.

      Excluir
  16. Ola!!

    Minha nossa, que coisa mais linda!! Acredito que não há uma pessoa que goste de livros que não conhece esse livro. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, e contudo, acredito que ele não seja meu estilo de qualquer maneira, porem, é indiscutível que essa edição está simplesmente incrivel! Amei as fotos!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e pela visita. Se a história do livro como um todo não te atrai tanto, tenho certeza que você terá uma boa experiência com a HQ.
      Beijão

      Excluir
  17. Menina, adoro esse livro e estou absurdamente curiosa para ler em HQ, para mim, a ideia é genial e sei que é uma obra que preciso ter em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, que bom!! Certeza que sua expectativa será retribuída. Uma maravilha de HQ.

      Excluir
  18. eu to querendo tanto esse quadrinho <3
    meu amigo ama essa obra eu ainda nao tive tempo de ler mas ta na meta desse ano *--* adoro a analogia e critica que ele faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, se jogue nesse clássico e depois pegue a HQ que ficou fantástica!!!!

      Excluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in