Destaques

novidades por e-mail

11 abril 2019

CRÍTICA DE ESTREIA | O GÊNIO E O LOUCO

CRÍTICA DE ESTREIA | O GÊNIO E O LOUCODistribuidora: Imagem Filmes | Gênero: Drama, Biografia | Duração: 2h 04 | Estréia: 18/04/2019 | Elenco: Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer | Direção: Farhad Safinia

Baseado no livro O Professor E O Louco (de Simon Winchester), falaremos nesse post sobre o filme O Gênio E O Louco, que narra a história de vida do professor James Murray (Mel Gibson) à partir do momento que ele é designado a trabalhar na compilação de palavras da língua inglesa para a edição do Dicionário de Oxford, onde descreveria e definiria todas as palavras anglo-saxônicas e suas mudanças no decorrer de vários anos.  A história se passa no século XIX (1857 à diante).

A ideia de Murray é bastante interessante, pois ele lança um convite, ou uma convocação, para que voluntários enviem mensagens com palavras, definições e suas respectivas fontes. E foi por intermédio desse meio que o Professor Murray se "encontra" com o Doutor Minor (Sean Pean), e que nasce um grande vínculo e uma grande amizade.

CRÍTICA DE ESTREIA | O GÊNIO E O LOUCO

Murray (Gibson) foi o o principal editor do Oxford English Dictionary de 1879 até sua morte. Era um lexicógrafo e filólogo escocês. Mesmo tendo deixado a escola aos 14 anos - pois, seus pais não tinham dinheiro para pagar as taxas devidas aos estudos - ele se tornou professor aos 17 anos. Sempre teve e esteve envolvido em diversos interesses acadêmicos ao longo de sua vida.

O que nos interessa, segundo o que o longa nos conta, é seu fascínio em idiomas e etimologia. Em abril de 1878 ele foi convidado a ir a Oxford, onde lhe foi oferecido o cargo de editor desse novo dicionário da língua inglesa.

CRÍTICA DE ESTREIA | O GÊNIO E O LOUCO

O Dr. William Chester Minor (Penn), um veterano da Guerra Civil Americana, foi preso por assassinato. Embora venha de uma boa família, ele que foi cirurgião do exército americano e um dos mais notáveis contribuintes de citações para a criação do "Oxford English Dictionary", estava condenado e confinado à uma instituição para criminosos insanos - Broadmoor Criminal Lunatic Asylum. Esteve internado em um Hospital Psiquiátrico (ou tão somente, um hospício) entre os anos de 1872 a 1910. O motivo foi por ter assassinado George Merrett.

Uma curiosidade: ele compilou mais de 10 mil palavras e suas referências em livros diversos.

CRÍTICA DE ESTREIA | O GÊNIO E O LOUCO

Eliza Merret (Natalie Dormer) é a viúva de George, a pessoa que foi assassinada pelo Dr. Minor. Ela é uma mulher bastante ferida, e com um forte sentimento arraigado em seu coração. O Doutor tenta com que ela receba a maior parte de sua pensão do exército americano, pois ela possui muitos filhos e nenhuma forma de alimentá-los e vesti-los. Dr. Minor, em sua síndrome de perseguição - e principalmente, com um enorme peso em sua consciência - quer retribuir um pouco por todo sofrimento e perda que ocasionou a essa família.

A relação de Minor com Eliza é bastante emocionante e se faz muito importante para o enredo dessa história toda, uma vez que através de um livro que o Doutor recebe como presente de gratidão por parte de Eliza é que ele descobre a convocação do Professor Murray. E  partir daí a história do filme muda de rumo. É muito gostoso de acompanhar, pois como uma aficionada - uma verdadeira entusiasta - por literatura, as declarações a respeito dos livros nos enche ainda mais de amor e orgulho.


Ao longo da trama, Murray é um tanto perseguido por membros do comitê do desenvolvimento do Dicionário - principalmente por quererem desacreditar as contribuições feitas por Dr. Minor, e frisarem que se ter citações enviadas por um americano assassino mancharia o nome da instituição e o ideal traçado para o Dicionário.


Em um filme que nos conta uma história sobre a loucura, sobre a genialidade e obsessão, somos apresentados a um projeto considerado dos mais ambiciosos e revolucionários já realizados. Conhecemos dois homens notáveis ​​que criaram a história através da compilação desse dicionário.
E em todo tempo fica o questionamento, e confesso ainda não estar bem certa da resposta, sobre quem é o gênio e quem é o louco. Afinal de contas... acho que todos temos um pouco deles dois!

Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas adorei a proposta dele de nos apresentar pessoas tão ilustres e nos ensinar, tornando o longa enriquecedor. Quero conferir e tentar decifrar quem é o gênio e quem é o louco dessa história, parece valer a pena.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale a pena sim... ainda mais por se tratar de um filme baseado em fatos reais, mexe bastante com a gente. Nossos valores e tal.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia o filme ainda, mas pelo o que tu disse parece ser uma história bem bacana e que traz grandes reflexões. Adorei a crítica e a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Larissa... dentro da proposta do filme eu consegui pegar algumas lições para a vida. Espero que seja uma boa experiência pra você também.

      Beijo

      Excluir
  3. Oi, amei saber da existência do filme, achei a premissa bem interessante por trazer essa questão da criação de um dicionário e deixar essa dúvida sobre quem seria o louco e quem seria o gênio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a premissa é muito boa. Espero que tenha a oportunidade de assisti-lo.

      Excluir
  4. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Nossa, adorei essa história. Não conhecia, é tão difícil encontrar roteiros diferentes, mesmo que seja baseado em um livro. E o elenco? Sou fã do ator Sean Penn. Vou correndo procurar o filme, obrigada pela dica. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, também gosto do Sean Penn. E ele está fantástico nesse filme!!! Mesmo sendo baseado em uma história real, e que originou o filme, acho que ele deu uma vida à parte ao Doutor Minor.
      Tenha uma ótima experiência. Beijos

      Excluir
  5. Oiiii Carol

    Os dois atores são simplesmente gênios, mega talentosos e donos de duas personalidades bem fortes, imagino que deve ser uma dupla magnética nas telas. A temática também é legal, não é o estilo de filme que geralmente busco assistir, mas achei interessante.

    Beijos,

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, engraçado é que também não é o tipo de filme que me chame a atenção. Mas, me surpreendeu. É muito bom! A história é excelente... e os atores, como você já pontuou, são talentosíssimos. Vale a pena!!! Beijo

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Concordo coma última frase, temos um pouco de cada, afinal somos humanos né?! Não sabia sobre o filme, porém depois da sua crítica fiquei mega curiosa. Acho interessante em saber um pouco mais sobre os criadores de dicionários hehe Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ana. Espero que o filme seja uma bosa experiência pra ti, como foi pra mim. Simplesmente refleti bastante com essa história. Um beijo.

      Excluir
  7. Ola!!

    Não conhecia esse livro até ler a sua crítica. Em um primeiro momento pensei que esse livro não seria para mim de fato, porem, gosto muito de histórias que nos trazem ensinamentos e nos fazem refletir sobre a vida. Por conta disso, anotei a sua dica!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tanto o livro quanto o filme parecem ter o papel de nos fazer refletir, além de nos entreter e nos informar. Tomara que goste da experiência! Beijo

      Excluir
  8. oi!
    Excelente dica de filme, eu não conhecia mas sou uma grande fã de drama e com estes dois grandes atores com certeza este filme é maravilhoso..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Espero que goste pelo menos um pouco do tanto que gostei. Recomendadíssimo se é fã de um bom drama, e curte os atores. Abraços.

      Excluir
  9. Eu fiquei sabendo da estreia desse filme mas não sabia que era baseado num livro e tô muito contente por saber disso.
    Eu adorei seus comentários sobre o livro, me deu uma animada pra poder ver ele, sem contar que, pelas fotos que eu fui pesquisar, a fotografia do filme é maravilhosa. Adorei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhumm
      Verdade, a fotografia é linda mesmo. Eu fui pro cinema sem saber o que esperar, mas olha... me surpreendeu. Foi ótimo! Tomara que seja uma boa experiência pra ti. Beijos

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia nem o filme nem o livor e já me interessei por ambos, gostei de ver um pouco sobre o filme e acho que eu gostaria bastante. Adorei a sua dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Beatriz. Eu ainda vou em busca de encontrar esse livro... o filme foi muito tocante. A amizade dos dois é bem linda. Abraços

      Excluir
  12. A produção do filme parece bastante interessante.
    Eu me interesso muito por filmes de histórias antigas assim, acho toda a atmosfera antiga belíssima. Parece um ótimo filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi muito bom, até me pegou e surpresa, pois eu não sabia o que esperar.
      A fotografia é linda, e a história, acho que por ser baseada em fatos reais, tocou demais meus sentimentos.
      Espero que goste da experiência. Abraços.

      Excluir
  13. Ei, tudo bem?

    Não é um tipo de filme ou história que me chamaria a atenção assim de primeira, mas vi que tem o ator Gibson, que por si só, deixa qualquer filme maravilhoso, com isso e com seu entusiasmo, darei uma chance :>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui totalmente "cega" para essa experiência. Acho que se tivesse lido a sinopse iria ficar "meio assim". Mas, fui lá... e fui surpreendida. Espero que curta também!

      Excluir
  14. Olá!
    Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas lendo fiquei bem interessada nessa história, um preparo para o dicionário, deve ser fascinante! Adorei a dica! Espero assistir em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você assista sim. É bem interessante esse negócio de "escrever um dicionário" e tudo que envolve esse trabalho. Até as burocracias, né?
      E o viés psicológico também é excelente. Espero que goste!!

      Excluir
  15. Parece que a genialidade sempre tem um pouco de insanidade, né? Esse filme parece bem interessante e o livro também. Vou procurar para assistir depois.

    Obrigado pela dica!

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com essa frase!
      Eu também quero muito ler o livro agora...

      Excluir
  16. Olá
    Nossa adoro histórias com personagens históricos, ainda mais quando fala de palavras e livros, interessante ter saído um filme com esses dois belos atores de uma forma tão escondida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu fiquei surpresa quando os vi no cartaz do filme. Não deve uma ampla divulgação, né? Dois atores tão renomados. Sei que me surpreendi!

      Excluir
  17. Oi, tudo bem? Gente que indicação mais diferente. Amo conhecer filmes diferentes e que trazem tanto sobre fatos históricos. Acho que é por isso que sou tão fascinada em séries como El Príncipe, Outlander, The Reign, e outras do gênero. Não é apenas uma série é toda a história que elas contam. Guerra entre famílias, abuso de poder, empoderamento feminino e várias outras situações que se prestarmos atenção aconteceram de verdade. Uma que acho interessante é Isabel, está sendo exibida no canal Globosat. É bem histórica também. Adorei seu ponto de vista sobre o filme e já anotei para assistir. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, eu adorei esse arraso de comentário. Prestigiou-nos com sua visita e ainda me deixou um monte de boas recomendações com endereço e tudo! Fantástico!!! Muito obrigada. De verdade!

      Excluir
  18. Dois atores de peso! Gibson e Penn! Amo os filmes deles! Vou procurar este pra ver, porque também sou fã de enredos que trazem uma abordagem psicológica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luíza, então tem tudo para você gostar essa história como eu gostei!

      Excluir
  19. Oi, Carol! Eu vi o trailer desse filme, mas não cheguei a vibrar por ele. Gostei da sua opinião a respeito e acredito que os atores tiveram atuações brilhantes. Também acredito que temos um pouco de louco e gênio dentro de nós, é só sabermos qual lado devemos soltar mais. rsrs
    Como não estou indo muito ao cinema, não sei se assistirei na tela grande ou se vou esperar o lançamento por algum streaming, mas de qualquer forma, fica a dica.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, tomara que quando tiver a oportunidade, consiga assistir e se emocionar com essa história. Ela é bem mais do que eu pensei!! Um beijo

      Excluir
  20. Esse filme deve estar magnífico, Mel Gibson manda bem em suas interpretações, confesso que estou muito curioso para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele manda bem. O Sean também está um monstro. Olha, juro que não esperava tanto. Está muito bom esse filme! Confira se puder.

      Excluir
  21. Olá!
    Ainda não conhecia o filme é o enredo me pegou de jeito. Fiquei bem curiosa em saber mais da trama. Com certeza tem muitas lições a passar principalmente a respeito da visão literária como um todo. Já anotado aqui.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza será uma ótima experiência Tammy, principalmente pra gente que vive por e pelos livros. Vai fundo. Beijo

      Excluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in