Destaques

novidades por e-mail

17 fevereiro 2019

{ #RESENHA } A VIDA COMPARTILHADA EM UMA ADMIRÁVEL ÓRBITA FECHADA - BECKY CHAMBERS (#2 WAYFARERS)

LIVRO: A VIDA COMPARTILHADA EM UMA ADMIRÁVEL ÓRBITA FECHADA - BECKY CHAMBERS
Título: A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada | Becky Chambers | Ano: 2018 | Páginas: 336 | Editora: DarkSide | Gênero: Ficção Científica | Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon 

“Tinha partido pelo bem de pessoas que nem conhecia. Tinha ido embora por causa de um estranho chorando no compartimento de carga. Tinha partido porque fora projetada para ser afável, para pôr os outros em primeiro lugar, para tentar deixar todo mundo confortável, não importava o quê.
Mas e o seu conforto? E ela?”

“A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada”, o segundo volume da série Wayfarers (vou chamar de série, já que não sei ainda quantos livros terá), já começa logo após os eventos do primeiro. Nesta edição, após Lovelace, a inteligência Artificial da nave Andarilha, ter passado por uma reinicialização completa, ela acorda em um corpo sintético e tendo que deixar a nave que foi programada para fazer funcionar. Junto com Sálvia, a engenheira que lhe deu uma nova vida, e adotando o nome de Sidra, a IA tenta descobrir a própria identidade e passa a buscar seu lugar no universo.

Tenho que dizer que nunca fui fã de ficção científica, e que sempre que me proponho a ler um livro desse gênero passo um pouco de aperto, mas, no final acabo agradecendo por ter me forçado a ler, porque sempre ganho uma história maravilhosa. Becky Chambers desde a primeira publicação já tinha me cativado, nessa história ela só fez aquecer mais meu coração. Um livro que fala de amor, aceitação, família e diferenças. Um show de diversidade e aceitação que eu acredito que a nossa sociedade está precisando aprender.



A publicação é dividida pelas narrações de Sidra e Sálvia, em passado e presente. Essa dinâmica que Chambers aderiu para a história só a deixa mais interessante, porque enquanto estamos vivenciando todo o processo de aceitação de Sidra com o novo corpo, sensações e experiências, no presente. No passado conhecemos um pouco mais sobre a história de Sálvia e tudo o que aconteceu com ela para que ela chegasse onde está.

“Sidra não sabia o porquê, mas, apesar de ainda estar estressada, algo em Seis Pontas a fazer a relaxar.”

Uma coisa que vem me encantando quando leio os livros da Becky é o show de lições que ela nos dá. A primeira delas é aceitar os outros e respeitar as diferenças, existe uma espécie que em determinada época troca de sexo, mas o respeito e o cuidado em sempre chamar da forma correta, utilizando o “x” quando ainda não é determinado é bonito de se ler. Existe também críticas muito fortes a sociedade em que eles vivem, principalmente nesse volume, conseguimos perceber mais isso.

LIVRO: A VIDA COMPARTILHADA EM UMA ADMIRÁVEL ÓRBITA FECHADA - BECKY CHAMBERS

“Ela não sabia bem qual o protocolo correto naquela situação e não queria ser mal-educada. Eles tiraram os sapatos, então ela fez o mesmo. Penduraram os casacos, então ela fez o mesmo. E então... então o quê? O que uma pessoa fazia dentro de casa?”

Falando sobre DarkSide, é difícil não se derreter pelas edições não é? Sei que já falei mais de mil vezes a mesma coisa, mas vou continuar repetindo: as capas da DarkSide são as coisas mais lindas da vida e toda a diagramação, tanto dentro, quanto fora é um amor. A única coisa que eu não consigo lidar é com as letrinhas, que ao menos para mim ainda são muito pequenas e como leio no ônibus, atrapalha um pouco.

RESENHA: A VIDA COMPARTILHADA EM UMA ADMIRÁVEL ÓRBITA FECHADA - BECKY CHAMBERS

Becky Chambers é filha de cientistas espaciais, e tem os pais como fontes de várias informações para as suas histórias. “A Vida Compartilhada em uma Admirável Órbita Fechada” foi indicado para prêmios respeitados como o “Arthur C. Carke Award” e o “Hugo Award”, além de ter sido vencedor do “Prix Julia Verlanger” de 2017. A série “Wayfarers” já conquistou vários fãs da ficção científica. O terceiro livro já foi lançado nos Estados Unidos e na Inglaterra, agora é esperar a DarkSide lançar a edição brasileira, para continuar acompanhando essa série maravilhosa.


Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. É impossível ver um livro da DarkSide e não elogiar a capa. Acho que soaria até como heresia..rs
    São realmente belíssimas e as diagramações seguem a linha!
    Também não é muito minha praia ficção científica, sempre me perco nos enredos, mas vivo tentando ler.
    Por isso, desde que li a resenha do primeiro livro, quero muito dar uma chance a estes trabalho, até não somente por abordarem o tema,mas por trazerem também lições de vida e eu adoro isso!
    Com certeza, este segundo livro vai para a lista de desejados junto com o primeiro.
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1097449660468338688

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, essas histórias me encantaram justamente por isso, as lições e temáticas importantes que ele aborda. Eu acho legal isso que você faz, apesar de não ser um gênero que gosta, ainda tenta ler. Às vezes encontramos ótimas histórias onde menos imaginamos.

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  2. Depois que minha filha indicou esse livro, fiquei encantada! Agora percebo o tempo que perdi por não ter lido ficção científica antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Patrícia, a forma como a autora escreve e tão boa, que até quem nao gosta do gênero acaba gostando. Fora a história né? ❤

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  3. DarkSide é sinônimo de beleza, cada capa lançada mais linda que a outra, haha Lembro mais ou menos da resenha do primeiro livro, cheguei a me interessar pela história mas, por ser uma série e uma daquelas que não sabemos quando irá acabar, acabei desanimando. Mesmo assim, já deixei anotado para continuar verificando até onde essa história vai parar.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1100857661355118592

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol, não desiste dela por ser serie. O melhor de tudo, na minha opinião é que os livros são tranquilos de srems terminados naquele em que esta, ou seja, não precisa fucar esperando para ter um desfeixo da história.

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in