Destaques

novidades por e-mail

02 fevereiro 2019

{ #RESENHA } A ESCOLA DO BEM E DO MAL - SOMAN CHAINANI ( A ESCOLA DO BEM E DO MAL #1)

{ #RESENHA } A ESCOLA DO BEM E DO MAL - SOMAN CHAINANI ( A ESCOLA DO BEM E DO MAL #1)
Título: A Escola do Bem e do Mal | Soman Chainani | Ano: 2015 | Páginas: 352 | Editora: Gutenberg | Gênero: Fantasia, Infantojuvenil | Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar: Amazon  

“Sophie vinha esperando a vida inteira para ser raptada. Naquela noite, porém, todas as outras crianças de Gavaldon contorciam-se em suas camas. Se o Diretor da Escola as levasse, elas não voltariam. Jamais poderiam viver uma vida plena. Nunca mais veriam suas famílias. Naquela noite elas sonhavam com ladrão de olhos vermelhos e corpo de fera, que vinha arrancá-las de seus lençóis e sufocar seus gritos.
Sophie, por sua vez, sonhava com príncipes.”

No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, na décima primeira noite do décimo primeiro mês, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Por isso, os pais trancam e protegem seus filhos, com medo de que eles sejam levados. Há uma antiga lenda que diz que os jovens que desaparecem, são levados para a Escola do Bem e do Mal, pelo diretor da mesma. Nessa escola esses adolescentes estudam para serem heróis e vilões, por este motivo as crianças que são levadas são sempre uma muito boa e outra muito ruim.


Sophie é uma menina linda e meiga, que está sempre com seu vestido cor de rosa e é devotada às boas ações. A garota torce para ser levada para a escola do bem para poder ser uma princesa. Até os aldeões acreditam que a garota pode ser levada. Já sua melhor amiga, Agatha, não acredita nisso e não se conforma que todos acreditem nessa baboseira, afinal, contos de fadas não existem. Ao contrário da amiga, Agatha não se preocupa com as roupas que usa e tem um mau humor permanente. Todos na cidade acreditam que a menina poderá ser escolhida para as escola de vilões, e veem as duas, Sophie e Agatha, como opostos uma da outra.


Essa é a premissa de “A Escola do Bem e do Mal” primeiro livro da série de mesmo nome, lançado pela editora Gutenberg em 2015. Não vou dizer que a leitura da história foi fácil, porque não foi. Demorei umas boas páginas para conseguir entrar na trama e fazer ela fluir de uma forma mais fácil e leve. O motivo disso, talvez tenha sido o fato de ter acabado uma leitura com uma carga emocional bem grande, ou simplesmente, talvez seja porque o início é realmente difícil. Não sei dizer, mas, pouco depois da metade, a história começou a fluir de uma maneira bem mais fácil para mim.

Não conhecia o livro, então em um primeiro momento fiquei encantada com a capa e o que parecia se tratar a história (quem me conhece, sabe que gosto de uma boa fantasia). Pode ser que esse encantamento tenha tido altos e baixos, ao passar das páginas, mas no fim, prevaleceu uma boa impressão. O que mais me irritou na trama, é o fato de como Aghata é sempre retratada como a menina feia, fora dos padrões e que por isso ela pertencia a escola de vilões. Esse pensamento de que só meninas bonitas poderiam ser princesas me deixou irritada e me fez querer largar a história algumas vezes. 


“Ela sentiu algo arranhar sua perna, virou-se e viu um rato roendo sua anágua. Agatha chutou o ratinho, que saiu rolando e parou dentro das patas de um gato empalhado. O rato deu um gritinho, depois viu que o gato estava morto. Ele lançou um olhar maldoso para Agatha e foi marchando para seu buraco na parede.”

Devo confessar que com o avanço da leitura, fui entendendo o porque da história ter sido levada para esse rumo, mesmo assim, não foi algo que me agradou. Espero muito que na sua continuação esse conceito seja realmente desconstruído, como pareceu que seria no primeiro livro. Acredito que a leitura pode ser uma grande influência na vida das pessoas, e se eu não estou me enganando com o que o autor parece querer passar, essa série tem lições realmente importantes para nossas crianças e adolescentes.

{ #RESENHA } A ESCOLA DO BEM E DO MAL - SOMAN CHAINANI ( A ESCOLA DO BEM E DO MAL #1)

“A Escola do Bem e do Mal” é o primeiro livro de Soman Chainani e já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias, foi traduzida para 27 idiomas em 6 continentes. Os direitos para adaptação do livro foi adquirido pela Universal Pictures, com o autor co-escrevendo o roteiro. A série já possui os quatro primeiros livros lançados no Brasil, e todos eles entraram na lista de bestseller do New York Times.

Soman é formado pela Universidade de Harvard e pelo MFA Film Program da Universidade de Columbia. Ele começou a sua carreira como roteirista e diretor. Já como escritor, entre as nomeações e premiações que recebeu, podemos destacar a nomeação para o Prêmio Waterstone de Literatura Infantil e o Sasha Grant de 100.000 dólares que ganhou.

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Oi Ana,
    Por mais que eu ache os títulos e as capas desses livros tentadores, nunca tive interesse em lê-los. Também sempre gostei de contos de fadas e seu eu tivesse tirado um tempo para saber mais sobre A Escola do Bem e do Mal eu teria percebido o quanto o enredo é interessante. Sophie e Agatha não poderiam ser mais opostas, o que prova que uma amizade não é feita só de aparências, mas sim de você assumir quem é sem medo de julgamento do seu amigo. Mas concordo com você a respeito de como as garotas são vistas e o que isso representa na história. Beleza e aparência não deveriam e não devem ditar personalidade e caráter, principalmente em um livro que chegará a leitores em diferentes idades. Para as meninas isso pode ser absorvido de forma errada. Também espero que na sequência o autor traga isso de outra maneira e foque no que está dentro de cada uma das personagens.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1091823717028634624

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gislaine, estou torcendo para que isso seja uma daquelas lições ao final da trama.

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  2. Faz um tempo que quero ler esse livro, achei interessante essa escola, estudar para ser vilão que inusitado, ainda bem que a boa impressão prevaleceu, pois já estava ficando com receio rs. Também não gostei disso em relação as princesas serem as bonitas, beleza não é tudo. Gostei e achei super válido ter essas lições para as crianças e adolescentes, estão precisando. Não sabia da adaptação, espero que caprichem.

    https://twitter.com/maria64896321/status/1091854161702989824

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Maria, também achei bem bacana a proposta da escola de vilão. E da adaptação vamov esperar uma produção que seja boa 🙏

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  3. Nossa, faz tanto tempo que li alguma sobre este livro e na época, não foi muito positivo.
    A capa é linda,mas parece haver um pecado enorme no enredo. O feio é mal, o bonito é bom.
    Sei lá, numa época onde isso acabou se tornando algo pequeno demais, não achei interessante a autora ter apresentado desta forma.
    Mas...que isso venha realmente a ser quebrado nos demais livros.
    Como amo fantasia também,se tiver oportunidade, quero sim, poder conferir.
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1091985499072417793

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, fantasia é um gênero lindo ❤ então, também não achei bacana isso, mas vamos ver o que ela vai fazer com a trama de modo geral. A capa foi o que mais me chamou atenção para a leitura, ela tá uma coisa bem fofa.

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  4. Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro e os comentários foram positivos, por isso gostei tanto da tua resenha que foi bem mais pé no chão, mostrando teu descontentamento com o "bullying" que a Agatha sofre no livro. Tenho vontade de ler e assim como tu a capa me agradou muito. Foi bom tu ter falado que o inicio é meio dificil, se eu tiver oportunidade vou já preparada pra isso. Fiquei curiosa em saber que o livro vai alem de uma fantasia, o que será que tem a passar ao leitor? Só lendo pra saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fabiana, que bom que você gostou da minha resenha. Eu realmente achei bem dificil o início, custei avançar com a leitura, mas no fim, foi bom. Fico feliz que tenha te animado a ler o livro.

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir
  5. Gostei da resenha mas, o fato de ter mais livros me desanima. Fiquei interessada pra saber mais do que o futuro aguarda para essas duas amigas. Porém, não gostei da forma como retratam o belo bom e o feio mal.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1093275862936494087?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol, fico feliz que tenha gostado da resenha. Ao menos quase todos já foram publicados, né?

      Obrigada pelo comentário 😀

      Excluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in