Destaques

novidades por e-mail

27 agosto 2018

{ #RESENHA } A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Titulo: A Vida Não Me Assusta  | Autores: Maya Angelou, Sara Jane Boyers e Jean-Michel Basquiat |Ano: 2018 | Páginas: 48 | Editora: DarkSide Books |  Adicione a sua lista do Skoob | Onde comprar:Amazon 

Vim aqui hoje para falar da minha experiência lendo 'A Vida Não Me Assusta', publicação de 2018 da DarkSide Books pelo selo Caveirinha, e isso porque os nossos pequenos também gostam de livros, e de livros bonitos e com qualidade. Essa edição é perfeita seja para um primeiro contato da criança com o mundo literário, ou para aqueles que já são íntimos dos livros – e amam.

Como sempre, e já estamos acostumados, a DarkSide Books em matéria de excelência em suas edições não deixa a desejar. Essa edição é super caprichada, em capa dura, e com as ilustrações originais do artista Jean-Michel Basquiat, que partiu muito cedo, vítima de overdose, ainda com 27 anos de idade. Porém sua obra perdura, e ele é considerado um dos maiores artistas dos últimos anos do século XX, uma vez que suas pinturas estão sempre presentes na maioria das exposições ao redor do globo.

DICA DE LIVRO  A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Jean-Michel nasceu em Nova Iorque no fim dos anos 60, foi um artista norte-americano que começou a rabiscar seus cadernos aos 4 anos de idade. Mais tarde, Jean-Michel começou a pintar rases enigmáticas (e até poéticas) pelos muros de Manhattan, usando o pseudônimo SAMO (same old shit ou na tradução livre ‘mesma merda’).

“Nada na vida me assusta.”


Agora voltando para minha experiência, eu sou mãe de dois meninos: o Filipe que tem 5 anos, e o Adam que fará 3 agora em outubro. Nós somos dois leitores incorrigíveis aqui em casa, e tanto meu marido quanto eu, sempre presenteamos os nossos filhos com os mais diversos tipos de livros desde os primeiros dias de vida. Logo que o Filipe nasceu, meu marido trouxe aqueles livrinhos com texturas para que a criança desenvolva a sensibilidade no tato.

+ { RESENHA } DIÁRIO DE PILAR NO EGITO - FLÁVIA LINS E SILVA

Depois vieram os de tecido, os emborrachados, os encadernados, os livros com pop-up, aquarela... Enfim! Nunca deixamos os meninos sem o contato com livros, e eles estão crescendo admirando esse universo. Além de sempre ter um dos pais com livros na mão, o que é um estímulo a mais – o primeiro exemplo.


Meu filho mais velho é autista, e ele tem uma relação toda especial com os itens e brinquedos que pra ele se tornam especiais. Quando recebi 'A Vida Não Me Assusta' para ler com meus filhos, eu logo fantasiei qual seria a relação de amizade que Filipe iria desenvolver com esse livro. E minhas expectativas foram superadas. Em primeiro lugar eu li o livro e fui passando as páginas com ele, para que ele pudesse visualizar as pinturas de Jean-Michel.

O contexto do poema de Angelou casadas com as imagens concede a criança uma chance de materializar o que estão ouvindo da boca da mamãe. Tornando-se um conceito concreto, é possível ter uma compreensão da mensagem que se quer ser transmitida, mesmo sendo uma criança de 5 anos e no espectro autista.

+ { #RESENHA } CAÇADORES DE TESOUROS - JAMES PATTERSON

 Maya Angelou nasceu no Missouri (USA) em 1928. Ela foi poetisa, cantora, dançarina, atriz, dramaturga, compositora e é um dos principais nomes da história do ativismo negro nos EUA, chegando a trabalhar com Martin Luther King e Malcolm X.

“Panteras atrás do muro
Estranhos no escuro
Não, eles não me assustam nada.”

DICA DE LIVRO:  A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Os livros demandam uma compreensão lógica, psicológica e filosófica daquilo que o autor está interessado a nos passar. Como pais, temos o papel de através da fantasia e do lúdico, interpretar essas considerações que o autor quer informar para a criança, pois temos as formas mais individuais e pessoais de saber como nossos filhos compreendem o meio em que vivem, agora, quando ainda “dependem” da nossa interpretação de mundo.

Às vezes as histórias nos trazem metáforas e códigos, às vezes o autor é literal e descreve literalmente o que pensamos e sentimos. E no caso de Angelou podemos perceber que a autora busca uma forma de instigar a coragem no dia-a-dia do pequeno leitor. Ela descreve diversas situações que poderiam acarretar um medo profundo em uma criança – medos reais, e medos imaginários, fantasiosos. Para a autora, que em vida foi uma resiliente, essas coisas todas não conseguem assustar esse leitorzinho. Ela sabia do que estava falando e acreditava realmente que se lutarmos, e se perseverarmos, nada na vida pode nos assustar. O livro trouxe esse poema que reforça para as crianças de diversas idades, que elas podem enfrentar seus medos! Incentivo não falta...

“Dragão soprando chama
Ao pé da minha cama
ISSO NÃO ME ASSUSTA NADA,
Eu grito SAI!
E correndo ele vai
E faço zoeira
Da sua carreira
Eu não vou chorar
Ele terá de voar
E eu me divirto
Com o seu faniquito
NADA NA VIDA ME ASSUSTA.”

LIVRO INFANTIL:  A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU

Então, o que aconteceu aqui, foi algo pautado pela empolgação de um livro novo, pela alegria de ir reconhecendo alguns significados dos desenhos de Jean-Michel, e pela concentração – mesmo que eu precisasse chamar a atenção para o texto algumas vezes – pela mensagem do poema que fui recitando conforme analisávamos as páginas. Filipe ficou muito feliz em ter o livro, em folhear sozinho as páginas por diversas vezes (de trás pra frente e de frente pra trás), e posou para fotos abraçadinho em seu exemplar. Nossa história não terminou aqui, ou no fim desse livro. Ele ainda será lido por diversas e diversas vezes, os desenhos serão imitados e o livro será o melhor amigo do Filipe por um longo tempo. É assim que as coisas funcionam aqui na nossa casa.

Eu acredito muito na literatura infantil, em fornecer condições para a criança ir desenvolvendo seu senso crítico, seu senso de interpretação. E que essas ferramentas um dia tornarão esse pequeno indivíduo – e leitor – em alguém capaz de interpretar o contexto em que vive, e buscar modifica-lo de acordo com a necessidade do momento. Incentivar a leitura para as crianças desde pequeninos é primordial para esse desenvolvimento emocional, social e cognitivo. É auxiliar na “construção” de um ser humano que saberá discernir melhor os caminhos da vida.

“Não me mostrem sapos e cobrasE esperem que eu grite.O medo, se aparecer,Só nos meus sonhos existe.”

LIVRO PARA CRIANÇAS:  A VIDA NÃO ME ASSUSTA - MAYA ANGELOU


Se você tem interesse por saber mais sobre a vida e obra do artista, segue uma dica:
Exposição Basquiat em BH
Centro Cultural Banco do Brasil
DATA: 16/07/2018 - 24/09/2018
Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo - 09h às 21h
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
~ Bamberger

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. (Mais um artista que morre aos 27 anos...) Embora cada pessoa tem seu tempo para o apego a leitura, onde umas nem desenvolvem, acho tri valido os pais começarem desde cedo estimular esse habito. Me refiro ao tempo de cada um, pois minha mãe tentou isso por anos e eu só fui desenvolver o gosto agora, bem mais madura. Tenho um afilhadinho que assim que tiver um pouco mais de idade quero incentivá-lo, mas uma coisa é certa, falam tanto que a leitura é importante desde a infância e antes da alfabetização, mas precisa ser os olhos da cara esses livros interativos que tu mencionou??? Por favor né?? Desabafo feito, esse livro resenhado mostra uma riqueza nas poesias e ilustrações, a sonoridade do poeminha da foto cativa quem o lê e me remeteu aos livrinho que o Gru lê para suas pequenas no Meu Malvado Favorito. Parabéns pela tua interpretação de leitura, na qual tu colocou na ultima frase. A leitura auxiliar na construção de um ser humano capaz de discernir seus caminhos. Acredito que isso seja a longo prazo, com o tempo se veja esse crescimento, mas ele virá e isso que importa.

    ResponderExcluir
  2. A leitura constrói o individuo, auxiliando no entendimento de assuntos distintos. Quando mais nova, não tinha esse incentivo, desenvolvi o habito mais velha, logo, super apoio que desde pequenos o estimulo em ler seja realizado. O livro resenhado nos traz ilustrações lindíssimas e poemas que parecem que estão nos refletindo. Adorei saber da experiência com seu filho, espero ter a oportunidade de ler também futuramente...

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1034206258717286401

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Amei saber que a Darkside criou um selo voltado para o público mais jovem e com histórias tão interessantes. Só recentemente tive um pouco mais de conhecimento sobre Maya Angelou e fiquei bem intrigada com toda sua trajetória de vida e suas obras. Poder ver algo neste âmbito sendo voltado para o universo infantil é incrível. Acho importante ressaltar que um livro infantil não precisa ser compostos só de desenhos. Ter um conteúdo mais completo e de boa qualidade (como as obras Jean-Michel, por exemplo) é essencial tanto para o desenvolvimento da criança quanto para uma aproximação a com os pais ou com quem for o responsável por guia-la durante a leitura. A Vida Não Me Assusta me parece ser uma obra maravilhosa (tanto em conteúdo quanto em edição) e uma ótima recomendação para todas as idades.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1034240996752732160

    ResponderExcluir
  4. CArol!
    Primeiro quero parabenizá-la por ser leitora cmpulsiva ao lado do esposo e já estimular os pequenos nesse lindo caminho com livros que os estimulem.
    Quanto ao livro, achei fantástico os trechos dos poemas e toda ilustração, tornando o livro bem lúdico e de fácil entendimento.
    cheirinhos
    Rudy

    https://www.facebook.com/rudynalva.soares/posts/2331239140236233?__xts__[0]=68.ARCNSskx0pyqpjYR9YTgnMtUlNIp8Yn2NPUqZvKW7so5QZ2Oa6c6gu1xCsyCHAsW1s24TWQ8JaXGkWF6n_Obw98j98OYcx5aLsEXxyXBVWw5o3ZLeW8PEhDHApjTT3k5_n_aLg0&__tn__=-R

    ResponderExcluir
  5. Que história mais linda de vocês com Filipe! Fiquei aqui toda emocionada lendo e sabendo que há esta ligação maior ainda, fora o ser mãe, pai, amiga e tudo mais, mas também esta preocupação que muitos não tem, em passar conhecimento e ensinar coisas novas e um mundo totalmente diferente!
    Olhei este livro ontem e claro, mais uma vez é preciso aplaudir o trabalho da DarkSide(minha Editora favorita) e este cuidado em trazer uma verdadeira aula de arte a todos nós, não só aos pequenos não!
    Cada ilustração linda e com história, o que é melhor ainda!
    Espero ter e ler esta obra maravilhosa também!
    E que a vida nunca nos assuste!!!

    Beijo
    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1034397734479036416

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa!
    Sua escrita e sua pessoa me traz algo tão gostoso de se "viver"! Além de ser uma leitora exemplar é uma mãezona que me desperta admiração e orgulho.
    Parabéns Carol, continue incentivando seus pequenos junto com o maridão a viajarem por um livro, incentivo que busco sempre passar para o serzinho lá de casa tb!
    Repito sempre, você é maravilhosa! <3

    ResponderExcluir
  7. Olá Carol!

    Primeiramente gostaria de dizer que adoro livros infantis, após estudar literatura infanto-juvenil, descobri outro mundo na leitura.
    Em segundo preciso repetir que a DarkSide Books a cada dia me surpreende ainda mais de maneira positiva. Acho show uma editora voltada pala livros de suspense e terror, lançando livros infantis, e livros infantis com uma qualidade maravilhosa, tanto na história quanto na estética.
    Gostei bastante da forma que o livro foi construído, percebo que na maioria das vezes o entendimento das crianças é subestimado, isso não rolou aqui.
    Enfim, espero comprar em breve, louca para ter em mãos.

    Parabéns pela resenha, adorei mesmo!

    Abraço!

    Compartilhamento: https://twitter.com/SamyACS/status/1035719595133415425

    ResponderExcluir
  8. Para mim a melhor opção para presentar uma criança é com um livro. Eu vi a exposição no CCBB, mas não conhecia esse livro. Valeu demais!

    https://www.facebook.com/meire.ellem.92/posts/10214374002638862?__tn__=-R

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in