Destaques

novidades por e-mail

30 agosto 2018

{ #RESENHA } A PRINCESA BRANCA - PHILIPPA GREGORY ( A GUERRA DOS PRIMOS #5 )

Título: A princesa branca | Autora: Philippa Gregory | Título em inglês: The white princess |  Ano: 2012 | Páginas: 560 | Editora: Record | Adicione ao seu Skoob |  Gênero: História, Romance | Onde Comprar: Amazon

Todo mundo já sabe que eu sou super fã Philippa Gregory, e como a Editora Record acabou de lançar o 5º livro da Guerra dos Primos, intitulado “A Princesa Branca” já pedi logo o meu para poder dar continuação à esta obra cheia de jogos de poder, mistério e intrigas. Como existem muitos livros, muitos nomes iguais e tudo o mais, farei um breve resumo da série para que ninguém fique perdido (pelo menos tentarei, porque realmente é um pouco confuso).

Como já mencionei na resenha de 'A Rainha Branca, a série Guerra dos Primos' conta a história da Guerra das Rosas entre as famílias York e Lancaster na era dos Plantageneta na Inglaterra. Porém cada um dos livros traz a visão de uma mulher importante naquele período. O primeiro livro, “A Rainha Branca”, conta a história de Elizabeth Woodville, rainha casada com o Rei Eduardo; o segundo livro, “A Rainha Vermelha”, conta a história de Margareth Stanley, mãe de Henrique Tudor (não o famoso Henrique VIII, este era o pai dele, Henrique VII); o terceiro livro, “A Senhora das Águas”, nos mostra a história de Jacquetta de Luxemburgo, mãe de Elizabeth Woodville (este livro é contado no passado e os principais acontecimentos são antes do primeiro livro); O quarto livro, “A Filha do Fazedor de Reis”, é sobre Anne Neville, que foi casada com Ricardo, o irmão do Rei Eduardo e que foi Rainha por um breve período. E enfim, o quinto livro, nos mostra como a Princesa Elizabeth de York, filha de Elizabeth Woodville e Eduardo, se tornou Rainha ao se casar com o Henrique Tudor.

+ { #RESENHA } A RAINHA BRANCA- PHILIPPA GREGORY (A GUERRA DOS PRIMOS #01)


Nesta obra, conhecemos a fundo a Princesa Elizabeth, que já foi peça importante principalmente no livro “A Filha do Fazedor de Reis”. Aqui, já mais velha, conseguimos ver como é o retorno dela e de sua família à corte após a conquista do trono por Henrique Tudor. Como a princesa havia sido prometida ao Rei Tudor durante o período da Guerra, ela retorna à corte para cumprir com seu papel, porém ela odeia tudo desde o primeiro momento, pois ainda está apaixonada por seu tio Ricardo (que foi emboscado e morto na batalha).

Assim, todo mundo tem o pé atrás com Elizabeth devido à todos saberem que ela era amante do antigo rei, que ela não é mais virgem e este tipo de coisa. Mas como ela é belíssima e há o interesse da família Tudor em conquistar cada vez mais aliados, o casamento acontece e os noivos tem que suportar tudo aquilo.

Basicamente, o livro gira em torno desta narrativa, e ao contrário de sua mãe, achei Elizabeth de York muito sem sal. Enquanto sua mãe era uma Rainha poderosa, que fazia de tudo para se manter no poder e proteger à todos que amava, a Princesa se mostra uma pessoa que apenas concorda com tudo o que os outros tramam para ela, não tem voz ativa, e fica só sonhando acordada com seu amor perdido. Na verdade é um pouco irritante às vezes o quanto ela é cabeça dura e fica só falando do Ricardo e não sei mais o quê, porém o livro é muito bom e tem tudo o que a Philippa coloca em suas obras: intrigas, romance, disputa de poder, batalhas, entre várias outras coisas.

Também temos a participação das Rainhas Brancas e Vermelha, e é incrível o quanto elas são diferentes e parecidas ao mesmo tempo. Conseguimos ver alguns outros personagens que apareceram nos outros livros (aqueles que não morreram, é óbvio), mas pra mim as que mais se destacam são Elizabeth e Margareth mesmo.


Para quem tiver a curiosidade, em 2017 foi lançada a série A Princesa Branca, e já temos todos os episódios disponíveis. Ainda não assisti pois queria ler o livro primeiro, mas todo mundo falou incrivelmente bem porque pelo que parece, mudaram um pouco a personalidade da Princesa Elizabeth na série, o que é louvável, já que ela é tão chata no livro.

Não achei o melhor livro da série (pra mim A Rainha Branca é o melhor de todos), porém não é o pior. Vale muito a pena ler porque é a partir da nossa princesa que a linhagem dos Tudor começou (ela é a mãe de Henrique VIII, o famoso rei que decapitou várias de suas rainhas). Para quem gosta de romances históricos, eu sempre recomendarei a Philippa, porque para mim é uma das melhores autoras do gênero.

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Não sei se por ter sido meu primeiro contato com essa série não me chamou atenção, achei tri confusa a historia, são muitos personagens que aparecem em outras series, é isso? ahahahahhah
    Tudo está relacionado entre sim só que em volumes diferentes?? Socorroooooo ahaha

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica,
    Honestamente nunca tinha ouvido falar da autora ou da série e estou até surpresa, pois além de já terem vários livros publicados e uma adaptação, as histórias parecem bem interessantes. Essa mistura de elementos reais com fictícios é algo que adoro, principalmente neste tipo de contexto. A Princesa Elizabeth tem seus problemas em relação a sua personalidade, algo que não seria problema se ao longo da trama ela mostrasse crescimento e um desenvolvimento de ideais e interesses. Sua paixão pelo seu tio pode ser um dos pontos que contribuíram negativamente para o enredo, pois ao invés de termos uma protagonista determinada e focada em seu título e tudo que com ele vem, temos uma jovem sofrendo por amor. Apesar disso, fiquei intrigada com este e os demais livros e vou dar uma pesquisada sobre eles.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1035325638452883461

    ResponderExcluir
  3. Gosto da mistura ficção com realidade, livros assim sempre me chamam atenção, principalmente quando tem todo um contexto histórico envolvido mas, é confuso como disse e por já ter mais livros lançados e ainda não ter um fim, desanimo... Sem falar que essa protagonista deixou muito a desejar de fato, põe sem sal nisso.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1035346249325654017?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    ResponderExcluir
  4. Jessica!
    Bom ver que aqui a Princesa Elizabeth está de volta e fiquei triste de saber que ela não é tão envolvente quanto a mãe.
    Pelo visto não foi o melhor, mas foi um livro mediano, não chegando a ser o pior.
    Como não li nenhum dos livros da série, nem posso dizer nada.
    cheirinhos
    Rudy

    https://www.facebook.com/rudynalva.soares/posts/2335109509849196?__xts__[0]=68.ARBHQSGbuurL3Wj_2bzPaUEsikZ5ZzqaHxywhDq0flj7XLa1JKsq_OvmvfdHpXkO5hHKjTAQcGCWcWSxsnQx81nPAjmjfVQkNPo8HCmNXcAwxtJLWlNaDMleCpeUJAGVrQLCN_YOsyLJpS2VF6TaNEBwz1oL5tSXhm5Zr2JWii7ijGdh1sKYBg&__tn__=-R

    ResponderExcluir
  5. Como não conhecia nem a série, fui atrás e realmente foi e é muito elogiada pelo público. Já coloquei na listinha para ver..rs
    Quanto aos livros, gosto muito do gênero e soa como aquelas batalhas intermináveis entre reinos, paixões e o legado de pais aos filhos, coisa que me anima muito a conhecer.
    Sem contar que sempre há disputas familiares, outro ponto que deixa tudo com ar meio que Got(animador).rs
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero muito iniciar a saga!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1035481084220334080

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica!
    Nunca tinha ouvido falar da autora,dos livros, nem da série.
    Apesar de não ter tanto interesse em romances, fiquei curiosa em relação a esse, pois, parece carregar fatos históricos.
    Uma dúvida: é necessário ler todos na ordem, ou são histórias independentes? fiquei um pouco confusa em relação a isso.
    Bbeijos!

    Compartilhamento: https://twitter.com/SamyACS/status/1035715372622774273

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de romances históricos, mas parece que alguns livros não são bons né? Nessa série é possível ler só um ou outro livro ou todos são realmente continuações?

    https://www.facebook.com/meire.ellem.92/posts/10214373976958220?__tn__=-R

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in