Destaques

novidades por e-mail

29 julho 2018

{ #CRÍTICA } TEATRO MUSICAL | A PEQUENA SEREIA

Peça: A Pequena Sereia | Local: Teatro Santander - SP | Gênero: Fantasia | Período de Apresentações: 30/03 a 29/07/2018

Instagram oficial do espetáculo: @apequenasereiamusical

A frase "Antes tarde do que nunca" não tinha feito tanto sentido pra mim quanto agora, pois hoje estou aqui para falar sobre uma experiência maravilhosa que vivi no mês de MAIO! Isso mesmo, o musical "A Pequena Sereia" que está em cartaz no Teatro Santander em São Paulo, e tem suas duas últimas apresentações HOJE!  Seria impossível não falar sobre essa linda versão que conferi, com traços bem brasileiros, divertidos, coloridos e um super elenco escolhido a dedo.


A história vocês já conhecem: Ariel é a sereia mais nova de 7 irmãs, filha do poderoso rei dos mares Tritão. Cercada de cuidados e da preferência do pai superprotetor, a jovem não se sente satisfeita onde está, possui uma vontade imensa de correr atrás de seus sonhos e de sua felicidade. Curiosa por natureza, encontrou fascínio pelas "coisas dos humanos" e nelas encontrou seu lugar, até o dia que seu destino cruzou com o do jovem príncipe humano Eric e ali encontrou também o amor. Inconseqüente ela busca então uma forma, qualquer uma, de viver onde sempre sonhou, recorrendo até mesmo a sua malvada tia Úrsula que há anos procura uma forma de se vingar do Rei Tritão por tê-la jogado no submundo do mar.

+ TEATRO MUSICAL  |   PETER PAN, O MUSICAL DA BROADWAY

Se por um lado a história é bastante conhecida por sua animação, a adaptação brasileira vem inovar e encher os olhos com coreografias, cenários, figurinos e diversas referências que nos remetem todo o tempo ao nosso país. As cores quentes do fundo do mar, os ritmos, os peixes citados na letra e até mesmo o famoso "bela, recatada e do lar" nos fazem ter a certeza que esse realmente é o NOSSO MAR. E tudo feito com uma sensibilidade extrema, atores valorizando movimentos corporais por estarem no fundo do mar, um conjunto lindo! Existem cenas com utilização de cabos sim (lindíssimas por sinal), mas na maior parte do tempo a magia é responsabilidade da talentosa equipe que está ali na sua frente.




Agora vamos ao meu destaque da noite, a DIVA... Úrsula!!! Sim, a maravilhosa dos Sete Mares interpretada pela Andrezza Massei. Não é a primeira vez que Andrezza rouba a cena e se destaca de forma tão positiva, eu já falei dela antes em Les Misérables (confira AQUI). Aliás, Andrezza, pare de me fazer gostar tanto de vilãs! A personagem foi originalmente inspirada na Drag Queen Divine e o musical soube respeitar suas origens com uma caracterização de tirar o chapéu. O resultado então é uma lindíssima Úrsula, irônica, malvada, sarcástica e com uma voz absurda! Seus "filhos" Limo e Lodo também são fantásticos e elevam, em muito, o nível de seu covil. Como não amar?



Mas não entenda que então não gostei da Ariel, pois será um terrível engano. Até porque, quem interpreta a Ariel é uma das atrizes mais talentosas dessa nova geração e uma das que mais admiro, Fabi Bang (pisou com sapatos brilhantes em Oz, né mores!). Se a Fabi não nasceu pra ser Ariel, eu desconheço quem mais poderia ser. Retratando com perfeição as inseguranças, desafios e imaturidade da personagem, você consegue sentir o drama da menina que queria mais e o seu inevitável crescimento. Em diversas situações eu já vi muita gente cobrando demais das atitudes da personagem, inclusive a própria Fabi Bang foi questionada mais de uma vez sobre a postura de Ariel, e sinceramente acho que estão cobrando demais de uma adolescente. Quem nunca quis mais do que tinha? Quem nunca fez uma burrada por achar que seria sua única saída? Nisso concordo com a atriz, ao dizer que Ariel representa a busca do sonho. É isso que ela faz, infelizmente ela erra, mas aprende com o que vive e ao final se torna uma pessoa muito melhor, e essa é a mágica desta história.


Por falar em pessoas que nasceram para o papel, olhem para este Eric e me digam se ele não é perfeito! Agora imaginem ele cantando lindamente. Rodrigo Negrini está de parabéns pelo seu trabalho e por ser o príncipe perfeito (mais uma vez). Tiago Abravanel dá um show no papel do conselheiro real rabugento Sebastião, e algo muito interessante a se observar é seu sotaque sendo um "misto" do nordeste (com influências de várias regiões), uma referência direta ao sotaque africano apresentado pelo personagem da Broadway. Dono de um vozeirão e talento inquestionáveis,ele é também o nome de maior destaque (mais conhecido) da mídia em geral e, tendo a oportunidade de conversar com ele ao final do espetáculo, posso dizer que sua simplicidade e atenção com o público são cativantes. Sem querer me estender mais ainda, preciso enaltecer o trabalho do doce Linguado de Lucas Cândido, as divertidas irmãs de Ariel, o atrapalhado Sabidão e o severo e amoroso Rei Tritão de Conrado Helt. Como eu disse antes, QUE ELENCO!


+ TEATRO MUSICAL | CINDERELLA, O MUSICAL

Mais uma vez reforço minha insatisfação por nem todas as regiões terem acesso a experiências tão incríveis, principalmente por falta de apoio e infra-estrutura. Sigo aguardando o dia em que não será necessário que eu entre no trecho RJ/SP para conferir tais produções, pois nem sempre será possível, e a perda é enorme. E pra vocês que não tem contato ou não tiveram interesse por esta esfera cultural, valorizem o teatro, os atores, ampliem seu mundo. Acredito que não vão se arrepender!

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Olá, acredita que eu nunca tive a oportunidade de presenciar um musical ao vivo? E é justamente por isso que fiquei fascinado pelas imagens de Pequena Sereia, que deve ser simplesmente memorável para o espectador. O grande ponto positivo são essas pequenas inovações que tornam o clássico ainda mais icônico, sem contar que a história da princesa dos mares marcou as nossas infâncias, e relembrar a história dessa forma deve ser incrível. Beijos.

    https://twitter.com/ultronlizando/status/1023660926841626624

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Infelizmente nunca tive a oportunidade de assistir um musical, pelas fotos é vídeos foi um espetáculo maravilhoso.

    E bom salientar que acho"A Pequena Sereia" um dos melhores contos de fadas (mesmo com todas as alterações feitas ao longo dos anos).

    Sinto falta de grandes espetáculos nos teatros de Salvador. Acho importante que mais pessoas tenham acesso a arte em geral.

    Abraço!

    Compartilhamento: https://twitter.com/SamyACS/status/1023705214518472704?s=19

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina,
    Me lembro de assistir ao desenho de A Pequena Sereia, mas nunca fui muito fã da história. O que mais gostava era da ambientação e dos personagens secundários. O musical, obviamente, trás algumas coisas diferentes devido ao meio, o que pode vir a ser bem mais interessante para quem está revisitando a história depois de muito tempo. Gosto da mensagem que a história passa e muitos telespectadores podem se reconhecerem, facilmente, em Ariel não pelas qualidades ou características físicas, mas sim pelos sonhos e até por aqueles momentos mais irritantes. Agora, como adoro um vilão (e não nego...hehehe) não tenho dúvidas de que Úrsula tem muito a acrescentar ao espetáculo. As cores estão mesmo incríveis e isso em um palco deve ser maravilhoso de assistir.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/1023726199451934721

    ResponderExcluir
  4. Tento ampliar mas, concordo e compartilho sua insatisfação infelizmente. Cresci assistindo essa animação, as músicas ainda estão na ponta da língua, hehe Imagino o quanto o musical deve ter sido maravilhoso, como já disse em outros post's ainda não tive a oportunidade por motivos de não ser muito fã mas, diante desses que remetem a minha infância bate uma baita curiosidade de conferir, haha Assim como você, também #AMO um vilão e sem sombra de dúvidas a Úrsula ficou um arraso!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/1023733300886753280

    ResponderExcluir
  5. Oi Karina,
    Também acho que todas as regiões deveriam ter acesso a esse tipo de espetáculo!
    Fiquei encantada com as fotos, sem dúvidas a vilã conquista, que maquiagem, que figurino, eles capricharam e pelos seus elogios transformaram o conto em algo mais belo do que já é!
    Uma pena nem todos terem acesso, eu iria amar, um belíssimo espetáculo.
    Beijos

    (Compartilhamento: https://mobile.twitter.com/Pantielly/status/1023749590095343616)

    ResponderExcluir
  6. Ao mesmo tempo que dá uma alegria tão grande em ver e ouvir algo assim, tão lindo,dá uma tristeza em saber que cidades como a minha, no fim do mundo, nunca terão a oportunidade de receber algo assim!
    Com certeza aqui, somos um povo sem cultura.
    Mas...que coisa mais linda! Adoro o Thiago..rs e que gostoso ver e ouvir ele como o doido do Sebastião.
    As fotos ficaram lindas, maquiagem, cenários, tudo perfeito demais!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/1023894181251612673

    ResponderExcluir
  7. Oi Karina,
    Nunca fui em nenhum musical ate hoje, mas quero muito ir em um, e pequena sereia é maravilhoso, então com certeza o musical também deve ser *--*
    https://www.facebook.com/stephanny.manini/posts/1364308770367684

    ResponderExcluir
  8. Karina!
    Aqui até tem algumas peças teatrais interessante, nem que seja um vez por ano.
    Tem peças mais locais, mas não vi ainda nada voltado para o público infantil e gostaria muito de apreciar essa beleza.
    Adorei os cenários.
    Um dia chega no nordeste...
    cheirinhos
    rudy

    https://www.facebook.com/rudynalva.soares/posts/2283029538390527

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in