Destaques

novidades por e-mail

09 maio 2018

{ #RESENHA } CRÔNICAS DE MORRIGHAN: A ORIGEM DO AMOR - MARY E. PEARSON - (#0.5 CRÔNICAS DE AMOR E ÓDIO)

Título: Crônicas de Morrighan - A Origem do Amor | Mary E. Pearson | Ano: 2017 | Páginas: 128 | Editora: DarkSide | Gênero: Romance, Fantasia, Ficção, Jovem Adulto | Adicione ao Skoob  |  Onde comprar: Amazon 

Antes que fronteiras tivessem sido traçadas, antes que tratados fossem assinados, antes que guerras fossem travadas novamente, antes que os grandes reinos dos Remanescentes tivessem até mesmo nascido, e o mundo era apenas uma vaga placa de memórias contadas em histórias e lendas, uma menina e sua família lutavam para sobreviver. E o nome daquela menina era Morrighan.



A trilogia “Crônicas de Amor e Ódio”, publicada no Brasil pela editora DarkSide Books, foi um sucesso enorme, ocupando o topo da lista dos livros mais vendidos no país e tendo o primeiro volume apontado pelo comitê da Young Adult Library Services Association (YALSA) como uma das melhores ficções YA de 2015. Tendo sido um sucesso especialmente no Brasil, a editora decidiu lançar um conto especial que teve sua versão física apenas no nosso país. “Crônicas de Morrighan” é considerado um “prequel” - conto inicial da trilogia -, mas ler ele antes, durante ou depois de alguns dos livros não faz muita diferença. 

O enredo conta a história da menina Morrighan, Jafir, os abutres e a tribo de Gaudrel. Depois da tempestade que destruiu o planeta, os poucos humanos que sobreviveram lutavam diariamente para viver. Existiam as tribos que mudavam constantemente de acampamento a procura de comida e aquelas tribos que aterrorizavam invadindo e roubando de outros acampamentos o pouco que tinham, essas segundas eram chamadas de abutres. Morrighan, era uma menina quando viu um abutre pela primeira vez, ela se escondeu, mas o garotinho abutre a viu e a protegeu contra o resto. Anos depois os dois se reencontraram e acabaram criando uma relação de amizade, que ia contra todas as regras de sobrevivência deles.



Tenho que contar que conheci The Kiss of the Deception pela capa, um belo dia passei em uma feira de livros e vi aquela capa maravilhosa, quando virei e li a sinopse me apaixonei pela história. Muito tempo depois daquele primeiro contato com o livro, consegui comprá-lo e meu Deus, eu buguei, vidrei, me apaixonei pela jornada de Lia, Kaden e Rafe, na verdade depois do final do livro tive que reler, porque não acreditava quem era o assassino e quem era o príncipe, realmente. Não vou falar muito sobre The Kiss of Deception não, porque as resenhas se encontram aqui no blog. Um fato que me chamou atenção na trilogia, eram as passagens que existiam entre os capítulos, os testemunhos de Gaudrel, e até mesmo a canção de Venda. Sempre que eu lia os pedacinhos, queria saber mais sobre aquela história, e foi isso que o prelúdiodeu para os fãs da trilogia.

“Eu não pensei sobre o mundo dele ou o meu, nem no futuro que não poderíamos ter. Eu só pensei na luz cálida atrás das minhas pálpebras, nos suaves murmúrios dele no meu ouvido e na completude que tínhamos naquele momento. E nós nos tocamos de todas as formas como fizemos ontem e mais.”

O livro é narrado por Jafir e Morrighan, então temos a oportunidade de ver a evolução da relação dos dois com o passar do tempo, a partir de pontos de vista diferentes, e isso é um ponto muito positivo. Nós não conhecemos apenas a tribo de Gaudrel, com a famosa Ama dos testemunhos e a menina Morrighan, vemos um pouco sobre a história de Venda (que foi levada da tribo), e toda a jornada que levou até a construção do reino de Morrighan e até mesmo Venda. Durante a leitura, podemos notar que a garra e a força da mulher não foi apenas com Lia durante a Trilogia, Morrighan apresenta uma força semelhante.



A diagramação do volume é a coisa mais linda e delicada, enquanto a trilogia leva capas fortes, de acordo com a história de cada livro, o prequel tem uma capa branca com um desenho como se fosse um selo, o que a deixa luxuosa. Outra coisa que deixa a edição maravilhosas é o dourado na ponta das páginas (quando fechamos dá a impressão que elas são todas douradas). A história não é grande, então as letras não estão todas espremidas na página e não possuem linhas grandes, o que faz com que a leitura passe bem depressa. 

Outro fator que ajuda na leitura, é a escrita da autora, que não enrola na história, então não temos um detalhamento do que acontece na vida dos dois, apenas as coisas importantes para conhecermos a história dos dois. Formada em artes plásticas pela Long Beach State University e com mestrado pela San Diego State University, Mary E. Pearson, é uma premiada escritora, que além das Crônicas de Amor e Ódio, é conhecida por outros sete livros juvenis. Nas primeiras páginas do livro, existe um recado de Mary para os fãs brasileiros.

“Amor. Seria isso que tínhamos? ‘Eu amo você, Jafir’, dizia ela em algum momento do dia, só para ouvir isso ser dito em voz alta. Ela ria e depois dizia isso de novo, com os olhos solenes, olhando dentro dos meus. ‘Eu amo você, Jafir de Aldrid’. E não importava quantas vezes ela dissesse isso, eu esperava que ela falasse de novo.”

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Tenho um grande interesse em conhecer essa trilogia, ouço ótimos comentários sobre ela e concordo com você, as capas são maravilhosas! (DarkSide <3) Gostei de saber que tem um prequel, quando tiver a oportunidade de ler, vou começar por ele para pegar o ritmo da história.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/994388500463185921?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    ResponderExcluir
  2. A gente onde tem algum livro da DarkSide e já fica babando nas capas!Não tem um livro "feio" que a Editora nos traga.
    Namoro esta trilogia faz um bom tempo, mas ainda não pude ler nenhum dos livros :/
    E agora poder ter em mãos esse "começo de tudo" é algo ainda mais fascinante. Gostei também da forma de apresentação(acho isso inovador demais), 0,05!rs Jogada de mestre!
    Espero poder conferir todos os volumes e também ficar assim, babando.
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/994542788330033153

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in