Destaques

novidades por e-mail

23 abril 2018

{ #RESENHA } PETER PAN - J.M. BARRIE


Peter Pan - Edição Comentada e Ilustrada| Autor: J.M. Barrie| Ano: 2012 | Páginas: 224 | Editora: Zahar | SKOOB

É improvável que você nunca tenha tido algum contato com a clássica história do garoto que nunca quis crescer. Seja principalmente pela animação Disney, ou pelas diversas adaptações do cinema ou teatro, em algum momento ele já "entrou pela sua janela".

Conhecemos a família Darling, composta pela doce sra Darling, o orgulhoso sr. Darling, as três crianças Wendy, João e Miguel, e a babá Naná (uma cachorrinha Terra-Nova), vivendo sempre no limite financeiro devido às várias bocas hparaalimentar mas sempre com muito amor. A família sofre o impacto ao ver um menino entrar do nada pela janela das crianças e, se não bastasse, elas saírem voando atrás dele! O menino é Peter Pan, e com ele os jovens Darling irão viver aventuras na Terra do Nunca, juntamente com os meninos perdidos, fadas, sereias, crocodilos, vilões com gancho no lugar da mão, sombras que se desprendem de seu dono...

É um clássico e é atemporal! Mas o mais mágico é perceber que a cada leitura sua percepção da história é completamente diferente. Eu li pela primeira vez na infância, onde inspirada pela magia Disney, enxerguei todo o encanto da Terra do Nunca, do pó de fada e da vida alegre de criança. Já na transição da adolescência para a vida adulta, me lembro de ler pela segunda vez e me prender ao fato de Peter Pan não manter memória de longo prazo, o que me fez refletir muito sobre sua escolha de se manter criança sem aprender com as experiências vividas, sem criar laços de responsabilidade ou acumular bagagem emocional. Passa a não ser uma escolha tão simples e leve apenas optar por não crescer se você avaliar as implicações, fatos e pessoas que se perde com isso.


Hoje tive a oportunidade de ler a lindíssima e completa edição comentada da editora Zahar e, Meu Deus!, que experiência. Além do emocionante, divertido e cativante já conhecido texto-base, ela traz uma excelente análise da história feita pela autora Flávia Lins e Silva (e tem resenha de livro dela no blog AQUI), que aborda inúmeros aspectos muito especiais sobre a vida do autor J.M. Barrie e o personagem, o que me fez entender que realmente os adultos podem escutar os sons da Terra do Nunca mas dificilmente eles conseguirão descer lá algum dia (Mas vocês NUNCA me verão duvidando da existência de fadas. Certeza!).

Você descobre, por exemplo, que Barrie perdeu um irmãozinho ainda criança, andando de patins, e manteve sempre a ideia de que seu irmão nunca cresceu; a origem do nome de Pan vindo do Deus grego Pã dos bosques; observa como os homens adultos, ao contrário das mulheres, são retratados com "medos bobos e comportamentos ridículos" o que pode justificar essa aversão dos meninos em se tornar um homem; percebe a influência da época sobre a criação das meninas, onde tinham interesse sempre em crescer, casar e ser mãe, o que fica evidente no interesse de Wendy por Peter e na resposta deste com uma verdadeira e inocente ignorância deste fato.


Bom, poderia ficar listando por horas o porquê vocês precisam ler este livro e como ele é especial, mas não vou estragar a experiência, só digo que o façam! A Zahar publicou duas edições do clássico, sendo uma pocket com os comentários reduzidos, e uma maior na íntegra, que já é padrão da editora. O que também já é padrão é o luxo com que foram feitas, sendo ambas de capa dura, com ilustrações originais e artes maravilhosas.

Outro motivo lindo de trazer Peter Pan a vocês hoje é para falar sobre a adaptação do musical da Broadway que estreou em São Paulo mês passado e, pelos vídeos de divulgação, posso dizer que está lindo. Lembrando que antes de ser publicado como um livro, a história de Peter Pan começou nos palcos do teatro. E aqui, com nomes de extremo talento no elenco como Matheus Ribeiro, Bianca Tadini e Daniel Boaventura,  é um espetáculo imperdível e... EU VOU!!! 💚Aguardem, pois mês que vem conto tudo por aqui.


Mais detalhes da peça em: http://peterpanomusical.com.br/sobre/

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Faz parte da infância, quem nunca quis ser como o Peter?! Só depois que cresce que se para pra pensar nas consequências de suas escolhas de fato. A edição do livro está linda, a Zahar está de parabéns mais uma vez. Não sabia do musical, não sou muito fã devo confessar mas, tenho curiosidade por alguns e esse passou a ser parte, com certeza irei conferir o que irá contar sobre. Quando tiver uma oportunidade, vou querer ler esse livro sim.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/988574015534051330?ref_src=twcamp%5Ecopy%7Ctwsrc%5Eandroid%7Ctwgr%5Ecopy%7Ctwcon%5E7090%7Ctwterm%5E3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karina!!
    Gosto muito da história do Peter Pan sem dúvida assisti várias vezes em desenho animado e em filmes. Mas nunca tive a oportunidade de ler o livro. Conheço essa edição maravilhosa por que estou de olho nesse livro já tem um tempo e quero comprar vários livros da editora.
    Bjoss

    https://twitter.com/Martaizabeln/status/988610990727102464

    ResponderExcluir
  3. Eu faço parte do time de leitores que acreditam também que há livros e histórias que precisam ser lidas e relidas em várias épocas de nossa vida, pois vai parecer sempre uma história diferente e nos dizer, algo diferente.
    Que edição maravilhosa deste clássico e vou confessar que não tinha visto ainda a capa deste livro nessa roupagem linda!
    Se puder, quero muito reler a obra e me encantar novamente com a história.
    Aliás, a peça também tem sido muito citada pelo mundo literário.
    Beijo
    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/988740514827722752

    ResponderExcluir
  4. Tá muito lindinha essa edição pocket (de capa dura ainda!), um amor mesmo!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler a história de Peter Pan, e adoro o filme com o Jeremy Sumpter (queria ser a Wendy porque quando eu era pequena tinha uma quedinha por ele) hahaha No entanto esse é o meu padrão da história e pelo que vi você falando sobre as edições da Zahar tem muito mais coisas interessantes a descobrir! Ahh vou comprar com certeza!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    https://twitter.com/Yana78Sofia/status/991090184354717697

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in