Destaques

NOVIDADES POR E-MAIL:

13 abril 2018

CRÍTICA DE ESTREIA | UM LUGAR SILENCIOSO


Um Lugar Silencioso é um Drama/Thriller americano estrelado (e dirigido) por John Krasinski e a sua esposa Emily Blunt que ganhou rapidamente a atenção e o gosto da critica (foi elogiado por Stephen King no Twitter) por conseguir de maneira magistral entregar ao público uma proposta completamente diferente do que estamos acostumados a ver no cinema hoje em dia. Esqueça o clássico onde o foco está no barulho, no 'pam', nas musicas, onde os atores gritam e todo o cinema responde aos berros, em UM LUGAR SILENCIOSO, como o nome já deixa claro, o silencio é a única variável.

Pelo fato do filme ser todo trabalho na ausência de som qualquer barulho dentro da sala de cinema atrapalha a experiencia, a prova disso é que os telespectadores fizeram apelos no Twitter para que quem fosse ao cinema assistir não dificultasse o momento dos outros conversando ou até mesmo comendo pipoca, pois só se é possível conectar com o longa embebido em total silencio, para sentir de maneira ampla o pavor, dor e desespero que os atores estão tentando passar e de fato da certo, pois o medo sai das telas e chega no telespectador que fica com aversão de emitir sons e quebrar o perigoso equilíbrio estabelecido. 



Se passando do jeito que a gente mais gosta em um cenário pós-apocalipse, um casal (Emily e John)  do Meio-Oeste vive com os seus filhos (os atores Millie Simmonds que interpreta a filha mais velha do casal que possui uma deficiência auditiva que é devidamente explorada ao longo do filme e Noah Jupe) numa fazenda em algum lugar dos EUA, e são perseguidos á todo momento por extraterrestres que invadiram a terra e dizimaram a população mundial, ao longo do filme não é dado mais informações a respeito dos E.T's, apenas que não sentem cheiros, são cegos e caçam através do som que a sua presa emite.

Se comunicando apenas através da linguagem de sinais e com um medo horripilante de emitirem qualquer barulho, o casal precisa lidar com as perdas, enquanto cria seus filhos meio a um mundo onde o menor ruido, que seja de um simples brinquedo pode matar, e aprender a se preparar para a chegada de uma nova criança. A proteção dos pais as vezes pode ser considerada excessiva e em determinado momento encontra com o machismo de cada dia, porém é preciso levar nosso conhecimento para o contexto que a família esta inserida e procurar entender o quanto a dor e o medo potencializam tudo.

Eu particularmente achei que gostaria mais do filme, mas tive a infelicidade de pegar uma sessão com dois adolescentes que falaram durante todo o longa, impossibilitando a atmosfera necessária para me sentir imersa e conectada. Inegavelmente a proposta de John em passar um filme diferente foi atingida com sucesso, pois tive momentos de verdadeira tensão, me peguei questionando se é possível ficar tanto tempo em silencio e ainda saber falar e em uma determinada cena, a dor da atriz chego ate a minha cadeira. Pra quem quer um filme que foge do convencional, sem deixar de ter os elementos básicos que tornaram o convencional bom, precisa assistir UM LUGAR SILENCIOSO.


FICHE TÉCNICA :
Data de lançamento 5 de abril de 2018 | Duração:  (1h 30min) | Direção: John Krasinski | Elenco: John Krasinski, Emily Blunt, Millicent Simmonds | Gêneros Suspense, Terror | Roteiro: John Krasinski, Scott Beck, Bryan Woods | Distribuidora: Paramount Brasil

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Em meio ao que a sétima arte nos apresenta, foge do convencional totalmente mostrando algo que requer o mais puro silêncio. Desde de que vi o trailer soube que precisaria assistir, não só por esse detalhe mas também por imaginar como seria viver sem emitir som algum, sem a necessidade que todos temos de se expressar, é bem loko. A proteção excessiva com os filhos é entendível afinal, não há algo mais pavoroso do que imaginar que seu filho corre perigo. Concordo com você sobre a proposta apresentada ter obtido sucesso, no trailer dá para ver que o elenco também é um show de interpretação, que nos passa totalmente a tensão e angústia. Vou conferir com absoluta certeza provavelmente nessa semana que entra.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/984983021643292673

    ResponderExcluir
  2. Oi, Taynara!!
    Adoro um bom filme que tenha esse tipo de cenário pós-apocalíptico!! Achei bem empolgante o trailer pois é um história que sempre chama atenção, principalmente para quem gosta de filmes de terror com muito suspense!! Com certeza vou assisti!!
    Bjoss

    https://twitter.com/Martaizabeln/status/984989011012878336

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, este filme tem dado o que falar, no bom sentido.rs
    Há tempos não via um enredo tão diferente e talvez por ser tão diferente, esteja sendo tão bem aceito entre os amantes de cinema.
    Eu acredito que Caixa de Pássaros será voltado pra este lado também, o silêncio! (não vejo a hora de ver o longa)
    E oh, tente ver o filme em outro momento, se possível.
    Eu pretendo ver o mais rápido possível!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/985126512616706048

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, eu não tenho o hábito de assistir filmes de terror, porque tenho medinho de bruxas e bonecos do mal haha mas esse eu realmente fiquei com vontade de assistir! Talvez a proposta pós apocalíptica acompanhada com o diferente do gênero - terror baseado no silêncio - tenham me atraído! No entanto vou assistir acompanhada porque se você que já está acostumada sentiu alguma tensão, eu borraria as calças hahahaha

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    https://twitter.com/Yana78Sofia/status/985180418478571521

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir. Mas não quero ir no cinema por conta da experiência. Achei a proposta bem interessante e como amo o gênero estou bem ansiosa <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in