Destaques

novidades por e-mail

27 março 2018

{ #RESENHA } SONHOS EM FLOR - ESTELLE LAURE (ESSA LUZ TÃO BRILHANTE #2)

SONHOS EM FLOR - ESTELLE LAURE (ESSA LUZ TÃO BRILHANTE #2)
Título: Sonhos em Flor | Estelle Laure | Ano: 2018 | Páginas: 272 | Editora: Arqueiro | Gênero: Romance, Ficção, Young Adult | Skoob | Onde comprar: Amazon 

“Dizem que tudo é possível depois de uma concussão. Meu cérebro sofreu um golpe e tanto. Quem sabe o que pode acontecer quando a massa cinzenta é atingida? Uma vozinha, porém, fica me dizendo que não é nada disso. Ela me diz que eu trouxe lá da morte alguma loucura comigo se essas flores são tão reais quanto qualquer outra coisa que eu consiga ver ou tocar. Melhor ignorar essa tal voz, eu acho. Melhor sufocá-la até que suma.”

Eden Jones tem 17 anos, pais amorosos, um irmão gêmeo que a entende, uma melhor amiga que ama, e um futuro já planejado: vai para Nova York se tornar uma grande bailarina. Mas toda a perfeição da sua vida começa a desmoronar, quando ela vai mal em uma aula importante de balé em Nova York, e descobre que seu irmão e sua melhor amiga começaram a se envolver. Como se isso não fosse o suficiente, ela sofre um acidente e entra em coma.

Depois de um mês dormindo, ela acorda com a sensação de que tem alguma coisa errada. Enquanto estava dormindo, conheceu uma menina no intermediário, e essa menina está na mesma ala do hospital que ela. Como se não bastasse, agora Eden vê flores negras brotando em todos os lugares. Isso tudo leva a garota até Joe, amigo da menina em coma, e com ele, ela descobre um pouco mais sobre a misteriosa garota e as alucinações que insiste em ver.


“Sonhos em Flor” é a continuação de “Essa Luz Tão Brilhante” e devo dizer que quando peguei ele fiquei meio intrigada, porque não tinha lido o primeiro volume ainda. Depois de ver alguns comentários, vi pessoas falando que o livro poderia ser lido separadamente, então comecei a minha leitura e devo dizer que não fez tanta falta assim, ter ou não lido o primeiro. Pode ser que muitas das perguntas que eu me fazia tivessem sido respondidas antes, se eu tivesse o conhecimento da primeira história, mas elas não deixam de ser respondidas, e fez com que “Essa Luz Tão Brilhante” entrasse para a minha lista de leituras. Dito isso, vamos às impressões.


“Porque a vida é muito difícil, as pessoas são malucas, ferem-se mutuamente e, na maior parte do tempo, são um saco. A vida é misteriosa, assustadora, frustrante. Mas também é linda, brilhante e mágica.. E é sua. Portanto, trate de se apossar dela. Quer dizer, por que não?”

Muitos podem discordar, mas eu achei Eden uma personagem mimada, arrogante e egoísta, mas isso tudo fez com que a garota se tornasse bem real para mim, e com que eu gostasse um pouco mais dela. Eden não é a personagem perfeita dos livros que vemos por aí, ela possui muitas coisas a serem trabalhadas e melhoradas em sua personalidade, como acho que todos nós meros mortais, temos. Joe não é o garoto lindo por quem nos apaixonamos, e sim um jovem inseguro e com medo de perder uma das que mais ama, e ter que lidar com a dor da perda outra vez. Eden e Joe juntos acabam se ajudando, precisando curar feridas, insegurança e aprendendo a viver outra vez.

Não vou dizer que foi uma das leituras mais fáceis que eu tive (provavelmente foi por causa da ressaca literária que eu estava), mas a história acaba te chamando e te deixando curiosa nos capítulos, eu ansiava por saber qual era a conexão das flores com as garotas, e também como Joe e Eden seguiriam em frente, com as suas vidas, como eles superariam os obstáculos que se ergueram no caminho. Definitivamente, é uma obra que fala de esperança: esperança de um lugar melhor, uma vida melhor. Esperança de que é possível superar traumas e barreiras para ser feliz.


A diagramação da publicação está a coisa mais linda, com uma capa escura e a presença das cores verde, rosa e branco (lembro que há pouco tempo a editora sorteou um kit com os dois livros no facebook e eu olhei para as duas capas e me encantei). A história é dividida em três partes: antes (novembro/dezembro), durante (janeiro) e o depois. Os capítulos não possuem número apenas as primeiras palavras em destaque com uma letra maior e mais escura. “Sonhos em Flor” foi lançado este ano pela Editora Arqueiro e é o segundo da autora Estelle Laure. Seu primeiro livro “Essa Luz Tão Brilhante” foi traduzido para mais de dez idiomas. Estelle possui bacharelado em artes cênicas e mestrado na faculdade Vermont de Belas-Artes, em escrita para crianças e jovens adultos. Mora em Tao, no Novo México, com os dois filhos e é fã do escritor Kurt Vonnegut.

“Este lugar aqui tem cheiro de óleo e de poeira. Não tem ninguém em coma, ninguém correndo atrás de mim. Posso pensar no dia de hoje, na sensação de ter alguém ao seu lado mesmo que não haja ninguém, como rastros gravados em você. A pessoa é um sabor, um tufo, a bela metade de uma mágoa dourada, como no poema de Gwendolyn Brooks. Eu nunca tinha percebido como as coisas podem ser assustadoras, empolgantes e possíveis... Quando existe uma escolha.”

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oi, Ana.

    Para a Eden, foi notória a mudança ocorrida nesse pequeno espaço de tempo, no qual culminou em seu estado atual.

    E sem sombras de dúvidas, não é fácil ter que lidar com infinitas coisas, acordar e ver uma nova realidade. E, é claro, tentar entender essas alucinações que a permeia...

    Mas, por outro lado, podendo assim, dá forças que o seu novo amigo precisa.


    📚 Link do compartilhamento:

    https://mobile.twitter.com/DaianeAS1/status/978671092305981440

    ResponderExcluir
  2. Como é continuação, já fico na espreita para ver como vai ser o andar da carruagem antes de ter a pretensão de ler ou adquirir mas, é bom saber que podem ser lidos separadamente. A história me deixa curiosa por causa dessas flores negras que a personagem passa a enxergar, uma nova realidade e ela precisa de forças para saber lidar, a amizade com Joe irá ajudar nessa questão. Por enquanto vou só observar e esperar conclusão final.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/978720911250677763

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,
    Não conhecia este livro e nem seu antecessor, mas achei a premissa interessante. Eden está certa de seu futuro e mostra bastante determinação para alguém tão jovem. Já sua imaturidade para lidar com determinadas situações vem a prova quando as coisas não saem como o esperado. Olhando assim, talvez, ela seja mesmo mimada. Mas como a vida é um grande aprendizado, seu acidente serviu para lhe mostrar um outro caminho a seguir e neste ela terá algumas pessoas para ajudar. Sonhos em Flor é o tipo de livro que tem bem mais a oferecer do que parece. Gostei bastante da capa, ela é simples e o fundo preto fez com que a fonte colorida se destacasse.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/978803158880346112

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!!
    Já tinha lido algumas resenhas do livro Essa Luz Tão Brilhante, mas não sabia que ele tinha continuação e que já tinha sido lançado. Gostei bastante da história e acho que a Eden não é perfeita, mas quem é 100% impecável hoje em dia? E sem dúvida também fiquei bem curiosa para descobrir um pouco mas da experiência de quase morte da Eden e por que ela tem alucinações com flores negras depois de sair do coma.
    Bjoss

    https://twitter.com/Martaizabeln/status/978827212383248384

    ResponderExcluir
  5. Achei bem interessante a resenha do livro Sonhos em Flores,concordo com você,Eden é verossímil e suas imperfeições a tornam real e Joe não é o moçinho perfeit,o que faz quando dois se aproximam uma história linda de ser lida.
    E acho bem legal não ser necessário a leitura do primeiro volume da série,assim a história fica de certo modo independente.
    Também adorei a capa e a forma de divisão antes (novembro/dezembro) e depois (janeiro). Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Namoro os dois livros há um bom tempo,mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum deles.
    Essa aura poética que paira sobre as duas histórias foi o que mais me chamou e prendeu a atenção.
    Não é o desistir ou o se acomodar quando algo foge ao nosso controle, mas sim, ir atrás de seus sonhos e se não der para retomar aquele sonho, que se comece um novo.
    E no mais, há uma pitada generosa de romance..e eu? Adoro!
    Espero ler os dois livros o quanto antes!!

    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/978950959027154944

    ResponderExcluir
  7. Eu confesso que adoro personagens insurpotáveis, porque adoro o fato de que eles se parecem mais reais do que os personagens idealizados e fofos o tempo todo, que tem um caráter maravilhoso o tempo todo...(Gosto muito de personagens fofos também)Mas, a realidade é que todo mundo precisa amadurecer e quando vejo isso num livro, fico bastante interessada por ela. Já coloquei na lista!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    https://twitter.com/Yana78Sofia/status/984496821744660481

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in