Destaques

novidades por e-mail

14 março 2018

{ #RESENHA } O CLUBE DE ESCRITA DE JANE AUSTEN - REBECCA SMITH

Título: O Clube de Escrita de Jane Austen | Autora: Rebecca Smith | Ano: 2017 | Páginas: 294 | Editora: Bertrand Brasil | Gênero: Literatura Estrangeira, Não Ficção | Adicione a sua estante no Skoob | Amazon: COMPRE AQUI

“Muitas aspirantes a escritores se preocupam tanto com seu próprio trabalho e em sonhar com fama e fortuna que acabam não dedicando tempo suficiente a leitura. Ler é a educação, a comida e a bebida, o trabalho e o repouso de um escritor.”

A indicação de leitura de hoje não é bem um livro que contém uma história e sim dicas e conselhos para escritores, mas que serve perfeitamente para os leitores entenderem um pouco sobre esse universo da escrita. “O Clube de Escrita de Jane Austen” escrito por Rebecca Smith, traz as inspirações, técnicas e conselhos de uma das autoras mais queridas do mundo, nossa querida Jane. Durante um período, Rebecca teve a chance de ser a escritora residente na Casa Museu de Jane Austen, na casa onde a autora escreveu romances como Emma e Persuasão, na companhia de cartas e manuscritos da autora. Tudo isso a inspirou a escrever o livro para inspirar leitores de todo mundo com conselhos e exercícios de escrita.


Sendo dividido em capítulos e subcapítulos, Rebecca demonstra com exemplos dos livros da própria Jane e trechos das cartas que a autora enviava para seus amigos e parentes o que ela quer dizer em cada “lição”, além disso, também há ao final de cada subdivisão um exercício para ser feito. Essas duas coisas tiram todo o peso do livro que poderia ser chato por se tratar um pouco de didática, transformando ele em um guia interessante para os leitores. Há também no livro inúmeras notas da autora, se você for desses autores que lê as notas enquanto lê o livro (igual eu) aconselho pegar dois marcadores, porque elas só vem no final. Para terminar a publicação, há uma linha do tempo sobre a vida de Jane Austen, mostrando e datando alguns dos principais acontecimentos de sua vida enquanto ela escrevia seus livros.

“Seu enredo deve ser bastante sólido, visto que os leitores o questionarão constantemente. Não deve haver soluções fáceis. Certifique-se de que os motivos para os seus personagens agirem como agem sejam convincentes. O enredo de ‘Razão e Sensibilidade’ se baseia na estimativa de Lucy Steele de que Elinor não descobrirá seu.”



O Clube de Escrita da Jane Austen” não é um livro para você pegar e devorar em pouco tempo, apesar de ser essa vontade que dá ao começar a ler. É preciso ler com calma e disposição, sendo realmente um livro que tem várias dicas e conselhos bons para escritores. Para nós, leitores é interessante ver através de trechos de cartas de Jane, como foi o processo de escrita de livros e as técnicas que ela usava nas histórias. A forma como Rebecca o escreveu, acredito ter deixado a leitura de uma forma fácil, para que qualquer pessoa pudesse ler.

Rebecca Smith graduou-se na universidade de Southampton, onde dá aulas de escrita criativa. “O Clube de Escrita de Jane Austen” é o primeiro da autora lançado no Brasil pela Bertrand Brasil, em 2017. A capa do livro é um charme só, só de olhar para ela já lembrei de alguns dos livros de Jane, acho que pela delicadeza das cores e dos elementos utilizados. A diagramação na parte interna do livro também conta com toda essa delicadeza da capa, contendo algumas ilustrações no início dos capítulos.


“Quando você se sentir desencorajado, o que acontecerá muitas vezes, lembre-se de que Jane Austen levava a sério seus textos e já trabalhava arduamente em seu ofício por cerca de vinte anos antes de ‘Razão e Sensibilidade’ ser publicado. Ela acreditava plenamente no que vinha fazendo desde muito jovem. Espero que este capítulo o ajude a seguir firme como escritor e que, ao usar os métodos práticos de Jane, você consiga se armar contra as adversidades e seja capaz de finalizar seus projetos e colocá-los no mundo.”

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Este livro está na minha lista de desejados desde que o vi pela primeira vez e pude saber do que se tratava.
    É como ter uma aula particular com a diva Jane e com isso, poder entender um pouco, uma pitadinha, de toda a sua genialidade!
    Como arrisco umas letras as vezes, acredito que seria de suma importância para mim, aprender algumas regras, jeitos e maneiras de colocar no papel pensamentos, sentimentos e afins!
    A capa já é um convite e eu espero poder conferir ele em breve!
    Beijo

    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/973940592207114240

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana.

    Sem sombra de dúvidas os conselhos de uma autora tão fabulosa como na Jane Austen, é de muita serventia e incentivo para aqueles que além de amar ler, também amam escrever.

    Link do compartilhamento:

    https://mobile.twitter.com/DaianeAS1/status/973968998550376448

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza os conselhos vindo de uma autora tão respeitada como a Jane Austen, são super válidos e de grande importância para quem não só apenas gosta de ler mas também amam escrever. A edição realmente ficou muito bonita!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/974023356591804418

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!!
    Infelizmente não li nada da Jane Austen mas sem duvida adoraria ler os conselhos dela. Achei bem interessante a o conteúdo do livro é a edição ficou maravilhosa! Amei a indicação.
    Bjoss

    https://mobile.twitter.com/Martaizabeln/status/973970772870991879

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Algumas vezes me aventuro no mundo da escrita, mas de uma forma bem informal, mas é uma área que quero muito explorar. Por isso, receber indicações de livros de escrita é muito importante, pois antes que eu resolva levar isso a sério quero ter conhecimento para, realmente, ingressar neste meio. Jane Austen é, com certeza, uma autora admirável e uma das melhores opções para se ter como referencia. O Clube de Escrita de Jane Austen oferece muito mais do que um guia e o que mais me chamou atenção é proposta didática imposta pela autora, pois permite ao leitor mais interação e prática no assunto. É um livro que faço questão de anotar o título para estudos futuros.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/974087708737003520

    ResponderExcluir
  6. Sou aspirante a escritora e já tinha ouvido falar desse livro, mas não sabia que ele funcionava dessa forma, Ana! Preciso muito ler, porque me falta algo para crescer e melhorar minha forma de colocar minha história no mundo.E eu ainda não sei bem o que é. Sem contar que estou mesmo querendo desistir com tantas tarefas no cotidiano que sugam tanto meu tempo, portanto é quase impossível me organizar para escrever (dar prioridade para essa atividade digo). Vou comprar esse livro, resenha sensacional, Ana. Abriu meus olhos!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    https://www.facebook.com/marshmallowcomcafe/posts/630547460670371

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in