Destaques

novidades por e-mail

08 março 2018

{ #RESENHA } CRIATURAS E CRIADORES - HISTÓRIAS PARA DIAS DE TERROR


Autora: Raphael Draccon, Frini Georgakopoulos, Raphael Montes, Carolina Munhóz | Ano: 2017 | Páginas: 248 | Editora: Record | Gênero: Contos, Fantasia, Terror | Adicione a sua lista do Skoob | Amazon: COMPRE AQUI

Em 2017 a Editora Record convidou os autores nacionais Raphael Draccon, Carolina Munhõz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes para criarem uma coletânea de contos inspirados em personagens clássicos da literatura de terror. Especialmente feito para o mês mês de outubro, nasceu o livro "Criaturas & Criadores - Histórias para Noites de Terror".

Cada autor ficou responsável por criar um história nova, mas como elementos que lembrassem seus personagens escolhidos, que foram: Frankenstein e Dr. Victor, Conde Drácula, Fantasma da Ópera e o Médico e o Monstro.


Dos quatro autores que participaram dessa coletânea eu só conhecia a escrita do Raphael Montes, já que li seu último livro "Jantar Secreto" para a Leitura Coletiva que tivemos no #ClubedolivroBH, então já esperava um conto bem sombrio e cheio de detalhes macabros. Não fiquei nada surpresa por gostar muito.

Neste meu primeiro contato com a Frini Georgakopoulos como escritora, posso dizer que de todos os contos foi o que eu mais gostei e mais me identifiquei. A personagem está passando por um momento bem complicado da vida, a perda do pai e as consequências do luto, e cada sentimento que ela mostrava me lembrava muito os momentos da minha vida em que enfrentei as mesma dificuldades.


O Raphael Draccon já me surpreendeu na primeira página com uma aula sobre o que acontece com o corpo humano depois da morte. O diálogo entre a jornalista e o Victor me prendeu e eu fiquei bastante curiosa, só achei que faltou um algo a mais para realmente ligar o conto à história original.

E por último Carolinha Munhoz, que foi o último conto que eu li, foi o que menos chamou minha atenção. Estava bem escrito e o tema foi bem interessante, mas não tanto quanto o dos outros autores. O personagem dela foi o Drácula.


"Criaturas & Criadores" tem uma edição muito linda em capa dura roxa, com as escritas e ilustrações em cobre metalizado, que dão um ar de livro fantasioso. Achei isso o máximo! Cada conto também possui sua própria capa interna personalizada, te dando o nome e a sinopse de cada. As páginas são amareladas e com um tamanho razoável de fonte, que poderia ser só um pouco maior, tornando a leitura bem confortável ao ponto de nem se notar as horas passando. Por tudo isso, podemos notar o cuidado que a editora teve com a edição.


Enfim, o livro foi muito bem trabalhado e seus contos, do início ao fim, nos fazem lembrar dos personagens tão clássicos, além de nos entusiasmar com as roupagens novas e bem feitas. Uma ótima ideia da editora, com um ótimo desenvolvimento, que teve uma curiosidade, o livro foi pensado para o Selo Galera da editora, porem os meninos não aguentaram e acabaram escrevendo contos muitos macabros para caber no selo infanto-juvenil da editora.

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oi, Leh.

    Após essa grande perda (do livro escrito pela Frini), acho que de alguma forma a personagem do livro encontrou no tal fantasma uma forma de refúgio para seguir em frente e realizar seu sonho.

    Link do compartilhamento:

    https://mobile.twitter.com/DaianeAS1/status/971851653484826624

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro de quando se reuniram para fazer isso livro, mas não adquiri ainda. Gosto muito da escrita do Raphael Montes, já li todos os livros dele. Os outros autores ainda não conheço, vou colocar na lista de desejados do Skoob.

    Link do compartilhamento: https://twitter.com/leticialves/status/971887659411963915

    ResponderExcluir
  3. Oi Leh,
    Confesso que não sou a maior fã de contos, mas sou a favor destas parcerias, pois em único livro é possível conhecer a escrita de diversos autores e só de ler os nomes de alguns deles, já fiquei com vontade de ler este livro. Recontos sempre me deixam interessada e sendo de terror (inspirado em clássicos tão bem conhecidos) faz com que a ideia de Criatura e Criadores, para mim, seja uma das mais interessantes dos últimos tempos. Sendo honesta, o conto do Raphael Montes é o que me deixa com as expectativas mais altas, pois a reputação, para este tido de narrativa, do autor o precede e fica impossível não esperar algo surpreendente por parte dele. A Record e os autores estão de parabéns por essa parceria e espero que como esta outras surjam talvez com outros gêneros literários. A edição do livro está lindíssima e me ganhou pelas cores.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/971903146824994817

    ResponderExcluir
  4. Li Dias Perfeitos do Raphael Montes e sua escrita é maravilhosa, com toda a certeza a escrita dele nessa parceria não seria surpresa, hehe Contar clássicos da literatura sob uma nova perspectiva é sempre interessante de conferir, sem falar que dá para conhecer vários autores e autoras de uma vez só quando se juntam no mesmo projeto. Estou bastante curiosa para conferir esse livro, a edição ficou linda e adorei saber que cada conto possui sua própria capa personalizada.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/971925733168775168

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leh!!!
    Sou apaixonada por livros de contos de terror, e desde o lançamento desse livro estou fascinada por esses contos por ser uma coletânea de inspirado em personagens clássicos da literatura de terror, sempre gostei muito da história do Fantasma da Ópera e o Médico e o Monstro. E desde autores escolhidos para escreverem os contos já conhecia a escrita do Raphael Montes e da Carolina Munhoz.
    Bjoss

    https://twitter.com/Martaizabeln/status/971852694519508992

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Como sou maluca por contos, quando este livro foi lançado, eu já o mandei para a lista de desejados.
    Até por trazer Raphael Montes(meu queridinho na literatura nacional) e Draccon que é outro autor que admiro e muito.
    A capa também é um espetáculo à parte e não vejo a hora de poder conferir essa obra, que tem carinha de clássico!
    Beijo
    https://twitter.com/AngelaGabriel1/status/972069040821858304

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo o livro de contos do Machado de Assis para juntar repertório acadêmico para redação e me lembrou os contos macabros que você citou porque os contos do Machadão tem um quê macabro também. Eu achava que ia detestar porque não tenho o hábito de ler contos assim, mas com essa experiência meu coração abriu para Criaturas e Criadores!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    https://www.facebook.com/marshmallowcomcafe/posts/628196784238772

    ResponderExcluir
  9. Olá! Gosto muito de releituras, com esses personagens clássicos então, acho muito bacana. Não li nenhum trabalho destes autores selecionados, e espero me surpreender com a recriação dos contos.

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  10. Achei a edição do livro linda!!!! Me deixou curiosa com vontade ler. Já foi para minha lista!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou uma leitora nata. Adoro contos e esse livro é ótimo. O autor Rafha é impressionante amo a escrita dele.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Amo livro de contos e mais ainda se for de terror e melhor ainda se for com ênfase no sobrenatural! E nesse livro lindo dá mais vontade de ler!

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in