Destaques

novidades por e-mail

04 março 2018

ALERTA OSCAR | O Destino de uma Nação

Data de lançamento: 11 de janeiro de 2018| Direção: Joe Wright | Bilheteria: 131,1 milhões | Prêmios: Prêmio Globo de Ouro: Melhor Ator em Filme Dramático | Elenco: Gary Oldman, Stephen Dillane, Lily James | Gênero: Drama | Duração: 1:25H  | Distribuidora: Universal Pictures

Winston Churchill foi um famoso politico e escritor britânico, muito se estuda a respeito de sua vida na escola, muito se lê a respeito de suas decisões em seus próprios livros, "A história será gentil para mim, pois pretendo escrevê-la" é uma de suas celebres frases. Em O Destino de uma Nação, Churchill é interpretado majestosamente  por Gary Oldman, que em um trabalho impecável de incorporação, maquiagem e figurino, transformaram o ator na personificação perfeita do estadista, (vocês não entenderam errado, é o nosso Sirius Black sim) rendeu a indicação de melhor ator e sem duvidas é o favorito para ganhar o prêmio. 

O cenário é Europa em plena Segunda Guerra Mundial, as tropas nazistas estão avançando pela França e Bélgica, um novo primeiro ministro assume o cargo no Reino Unido, Winston Churchill, que já chega tendo que tomar a difícil decisão, se aceita o duvidoso acordo de 'paz' do Hitler, o qual esta sendo seriamente pressionada a fazer, ou se nega o acordo, o que acarretará na morte de milhares de seus soldados, que estão encurralados por uma divisão panzer alemã a norte da França e entre o canal costeiro de Calai. Se os EUA é famoso por não negociar com terrorista, Chuchill foi conhecido por não abaixar a cabeça para psicopatas, e assim decide lutar até o final ao invés de se render.


O filme tenta dar a Churchill o tom mais realista possível (com claro, um pouco de romantismo e floreada, normal em filmes,), mostrando seus medos, indecisões, força e coragem; seu gosto (em excesso) por álcool, seu lado marido e pai, todas nuances muito bem interpretadas por Oldman, tão bem que certas vezes não sabemos se é o ator ou o próprio politico em cena. Ao longo da trama fica palpável a maneira que todas as decisões do primeiro ministro foram bem pensadas e frutos de sua crença, logo se pode dedicar a ele sim todos os louros, como também seriam sua responsabilidade todas as consequências negativas de uma invasão alemã.

Colocando o primeiro-ministro como o tema principal, e todo o resto como pano de fundo, inclusive o próprio Rei George VI, é comum ler em algumas criticas que o longa ficou cansativo, o que discordo pois a rica interpretação de Oldman merecia todas as cenas para si mesmo e o ver imerso no governante é um presente ao telespectador. Mostrando o começo da gestão de Churchill, as decisões e tensão por trás da vitoriosa operação em conjunto que resultou na retirada da tropa em Dunkerque, o filme se passa em poucos dias, terminando de um jeito que é preciso recorrer a história real para saber o desenrolar final da guerra e do que foi Churchill no poder.

O Destino de uma Nação concorre ao Oscar em seis categorias (Filme, ator, figurino, direção de arte, maquiagem/penteados e fotografia), confira o trailer abaixo.

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Simplesmente apaixonada por esse filme! Cansativo que nada, a atuação do Gary Oldman e todo o trabalho competente da equipe envolvida na transformação é magnifico, de prender toda a atenção do começo ao fim. Assisti com um brilho nos olhos e um sorriso de canto nos lábios. Ver como foi todo o difícil processo de abaixar a cabeça e aceitar o acordo para o qual estava sendo pressionado ou confrontar o ditador e a vitória na decisão de retirar as tropas da praia de Dunkerque, é maravilhoso! O que mais gostei é que o Christopher Nolan retratou essa parte em Dunkirk (Outro filme LINDÃO!), um completando o outro, coisa 'mar linda'. Melhor Ator está garantido!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/970462280931598336

    ResponderExcluir
  2. Oi Taynara!
    Apesar de não conhecer a história do primeiro ministro Winston Churchill, estou bem curiosa para ver a atuação de Gary Oldman, confesso que pelo trailer jamais iria dizer que é nosso querido Sirius Black, fora que essa ambientação na segunda guerra me agrada, achei um filme vem informativo e com uma fotografia muito bem feita!
    Beijos

    (https://mobile.twitter.com/Pantielly/status/970492943290306560)

    ResponderExcluir
  3. Gary emocionadamente ontem recebeu sua merecida estatueta! Não pude ver este longa ainda, mas farei isso em breve. E por todas as críticas que li, traillers e afins, foi mais do que merecido o Oscar a este dinossauro do cinema.
    Sem contar as outras atuações também, que fizeram deste filme um dos favoritos.
    Beijo

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in