Destaques

NOVIDADES POR E-MAIL:

12 fevereiro 2018

{ #RESENHA } TRAGO SEU AMOR DE VOLTA, SEM PEDIR NADA EM TROCA - IQUE CARVALHO


Autor:  Ique Carvalho | Ano: 2017 | Páginas: 240 | Editora: Sextante | Gênero: Crônicas, Romance | Adicione ao seu SkoobOnde comprar : AMAZON 

“Um dia, entrei no quarto do meu pai chorando e perguntei: “Pai, ela dizia que me amava. Então por que ela terminou comigo:” Ele respondeu: “Meu filho, quando alguém entra na sua vida e depois de algum tempo vai embora, pode ser qualquer coisa, menos amor.”

Escrito pelo autor e publicitário mineiro Ique Carvalho, “Trago seu amor de volta, sem pedir nada em troca” é uma coleção de textos que falam sobre amor, amizade e a vida. Tenho que dizer que quando vi a capa e o título não me interessei muito pelo livro, até senti um certo desânimo em ler, mas tive uma grande surpresa com conteúdo dele. Ique tinha uma vida tranquila em Belo Horizonte, trabalhava em uma agência de publicidade que era sócio, vivia com os pais e os irmãos, amava sua namorada e escrevia em um blog sobre a vida e o cotidiano. Mas, um belo dia, sua namorada terminou o relacionamento, na mesma semana, seu pai recebeu o diagnóstico de uma grave doença degenerativa que iria matá-lo, então a vida que era simples e boa, virou de pernas para o ar. Foi no blog que Ique conseguiu desabafar e encontrou uma forma de liberar seus sentimentos, o que ele não esperava é que seus textos viralizassem na internet e fossem vistos por milhares de pessoas. Este livro, traz alguns destes textos.


“Então, não se preocupe com a beleza física do próximo. Daqui a 10, 20, 30 anos, ela irá embora. Se preocupe com o caráter. Porque, no final, é a parte que irá ficar.”

Tenho o costume de antes de começar o livro, ler o verso e as abas dele, nessa ordem, para saber do que se trata a história. Quando fui ler o verso, ao invés de uma sinopse tive uma grande surpresa, eu já tinha lido aquele texto, há muito tempo atrás em alguma rede social. Não lembro qual foi a rede (provavelmente o facebook), nem quando, mas sei que me senti profundamente tocada pelas palavras, simplesmente porque quando li outra vez, os mesmos sentimentos vieram à tona. Ique tem um talento muito bonito para com as palavras, apesar de o texto falar de um momento difícil da vida dele. Em pouco mais de 200 páginas, temos quarenta e dois textos que passam não só por diversos momentos da vida de Ique, como também por interações e textos que ele escreveu para seus leitores que enviaram perguntas e indagações para ele sobre a vida. Momentos estes, que qualquer pessoa poderia se identificar. 


“Eu quero que no último dia da sua vida você possa sorrir e dizer: “Eu fiz tudo o que eu queria fazer.” A vida vai passar. Atrasar o relógio não faz o tempo voltar. Então não deixe aquele momento perfeito ser arruinado pelo medo. Arrisque. Não pare. A vida é uma, é sua.”

Apesar da capa, não ter chamado a minha atenção logo de cara, a diagramação do livro me encantou: com a predominância da cor verde em todo a publicação, após cada texto as duas páginas seguintes foram separadas para uma frase de destaque do mesmo. As folhas um pouco mais grossas deram um charme a mais para o livro também. Para iniciar cada mensagem, Ique colocou o link, Qr Code e nome de uma música para o leitor ouvir enquanto lê (no início do livro, há o link e o Qr Code de toda playlist). Ao final, o autor deixou uma folha com uma tarefa para o leitor fazer, que acredito ser uma coisa que pode ajudar muitas pessoas com os sentimentos. “Trago o seu amor de volta, sem pedir nada em troca” é o segundo livro solo de Ique, lançado em 2017 pela editora sextante. O autor, mantém uma página no facebook onde compartilha alguns de seus textos sobre a vida, chamada “Ique Carvalho - The Love Code”.


“Eu sou cheio de defeitos em um mundo que luta todos os dias para você agradar a todos o tempo todo. Chorar na frente dos outros, nem pensar! Você tem que ser frio e chorar no escuro. Eu não sei de você. Mas eu estou cansado disso. Cansado de contar meus segredos a um estranho. Cansado de mendigar, de apagar as luzes e chorar. Cansada de gente falsa que um dia te ama e no outro te trai pelas costas. Me diga se estou errado. O amor não é um inimigo, é um aliado.”

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oi, Ana!!
    Até o lançamento desse livro não conhecia o Ique Carvalho, depois vi várias resenhas falando um pouco sobre a história que é contada no livro. Devo confessar que também corri para internet para ler alguns dos textos dele e amei fiquei super emocionada e apaixonada pela sua escrita tanto que quero muito ler os dois livros dele.
    Bjoss

    https://twitter.com/Martaizabeln/status/963124856261931009

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Marta,

      Eu também não conhecia o Ique, mas já tinha me deparado com um de seus textos na internet. Os textos dele são realmente emocionantes, e como ele descreve os acontecimentos, foram algumas lágrimas minhas. Espero que leia o livro dele depois.

      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. De uns anos pra cá, passei a ter contato com pessoas que vieram a se tornam escritores, que compartilhavam textos sobre a vida, Ique Carvalho é um deles mas, não é o que mais me identifico, que mais gosto de ler... Fiquei curiosa para saber a playlist que acompanha a leitura e a tarefa no final do livro. Vou deixar a indicação anotada para futuramente.

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/963207913757081600

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carol,

      As redes sociais são uma porta para o mundo. Fico contente em ver vários talentos do nosso país sendo descobertos. A playlist dá um toque especial para cada texto, é bom ler com calma e acompanhando as músicas. Fico feliz que tenha anotado a indicação, espero que goste.

      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  3. Olá, Ana. Não conhecia nada do Ique Cavalho , mas já tinha visto algo sobre o livro dele. Tive a mesma reação que você, não vi nada de interessante na capa então nunca havia considerado ler o livro até a sua resenha. Não sabia que a ideia do livro tinha haver com um término de namoro e tals, parecer ser o pontapé inicial para começar uma reflexão interessante hahaha gostei!

    Beijos da Yana
    Marshmallow Com Café

    https://www.facebook.com/marshmallowcomcafe/posts/612426909149093

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Yana,

      Eu também não conhecia, fiquei conhecendo com esse livro, mas já tinha visto um dos textos em alguma rede social. Várias pessoas que viram o livro comigo tiveram essa reação, mas depois que deixava que lessem o verso, já mudavam a ideia completamente. Fico feliz que minha resenha tenha te animado a ler o livro. O livro traz uma reflexão importante para vários aspectos da nossa vida.

      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  4. Quero ser muito sincera ao falar desse livro, pois todos os quotes citados consegui me identificar alguma forma como os trechos citados, e inexplicável, já que parece foi escrito para mim. No entanto já conhecia o livro, porém a capa nunca havia chamado a atenção, como aconteceu com você, agora lendo sua resenha quis conhecer a fundo esses textos que com certeza toca o leitor, e nos faz questionar. Amei!

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    https://twitter.com/WesleyLana2/status/963829968479379456

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lana,

      Fico feliz que minha resenha tenha te animado a conhecer mais dos textos e do livro. O livro inteiro parece que foi escrito para a gente, cada reflexão que ele traz, mostra um pouco de alguma situação que podemos viver ou já vivemos. "Nunca julgar um livro pela capa" é a frase mais verdadeira que já escutei, mas que quase sempre fazemos. Espero que leia o livro e goste assim como eu.

      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in