Destaques

NOVIDADES POR E-MAIL:

17 janeiro 2018

{ #RESENHA } ORIGEM - DAN BROWN ( ROBERT LANGDON #5 )

Subtitulo: Robert Langdon | Autor: Dan Brown |Ano: 2017 | Páginas: 432 Editora: Arqueiro | Gêneros:  Ficção,  Suspense e Mistério | Onde comprar : AMAZON 

Em “Origem” o professor Robert Langdon, famoso Simbologista de Harvard vai para a cidade de Bilbao assistir a palestra de seu ex-aluno Edmond Kirsch de 40 anos, um bilionário Futurólogo que promete revelar a origem da vida e provar sem sombra de dúvida de onde viemos. Durante a palestra ocorre um contra tempo que paralisa a apresentação e obrigada o professor Robert e a curadora do museu e noiva do príncipe da Espanha Ambra Vidal a se lançarem numa desesperada corrida para desvendar o segredo que seria revelado.

Segredo o qual acaba chamando atenção de um assassino misterioso, da polícia e até mesmo do palácio real. Robert e Ambra não tem qualquer pista de quem está por trás dos fatos ocorridos e tentam descobrir como solucionar esse contratempo, que a cada momento se mostra mais como uma conspiração e acaba se tornando uma missão quase impossível,  pois eles nem imaginam que o arquiteto dessa trama pode estar  muito perto.



"Origem" é meu quinto livro do autor Dan Brown, onde quatro deles foram com o Professor Robert, mesmo bem escrito e rico em referências históricas e fatos marcantes, a “Origem” me deixou com a sensação de mais do mesmo. O professor Robert presente no lugar errado e hora errada e a desconfiança em relação a religião católica são ingredientes já usados em outros livros. O mistério que só  Robert pode resolver na companhia de uma bela mulher, e o implacável assassino em seu encalço, não criou nada de novo que desse uma nova cara e sim acabou aproveitando uma estrutura usada na maioria de seus livros, isso me deixou um pouco decepcionada, a história é muito boa, mas ainda com gostinho de “Déjà vu” ficou abaixo do que esperava.


O texto é fluido e tem um bom time, os argumentos utilizados são bem calçados em uma pesquisa profunda de lugares e culturas que mostram detalhes das cidades onde todo o mistério e investigação da trama se desenrolam. Todavia isso também já são pontos esperados do autor. Entretanto não quer dizer que torna a história chata ou cansativa. Pelo contrário, o livro conta com uma subtrama que enriquece ainda mais a já bem escrita história, desde a paixão do futurologista Edmond Kirsch pelas criações do arquiteto Antoni Gaudí até o forte relacionamento do bispo de Madri Antonio Valdespino com convalescido Rei da Espanha te faz querer aprofundar ainda mais na trama e conhecer todos seus personagens secundários os quais tiveram papeis importantes na narrativa.

Se eu não tivesse lido os outros livros do autor, tenho certeza que me veria fascinado por tudo que foi sendo contado, pelo desenvolver da história e pela pesquisa feita,  pelo personagem criado e pela história como um todo. Mas como li, a demora em explicar o que realmente era esse grande segredo deu a sensação de que o clima retardado foi mais do que necessário e no fim acabou dando a entender que era uma propaganda maior do que foi prometido.  E diferente de Código da Vinci e Fortaleza Digital, "Origem" se manteve mais em focar na discrição de locais e no mistério e do que na ação.


Com grande marketing do início de uma ideia (pelas próprias palavras do livro) de que mudaria toda a forma de como civilização enxerga a religião e até arriscando o fim de instituições religiosas, a ideia usada exaustivamente acabou sem realmente provar tais afirmações, dando a impressão que o escritor não tinha argumentos para justificar suas afirmações do início do livro.

Essa resenha foi escrita em colaboração com Hugo Pimenta.  

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oi, Leh!!
    Que pena que esse quinto livro do Dan Brown não atendeu as suas expectativas, e tristemente só tenho lido resenhas bem desfavoráveis com relação a esse livro. Infelizmente ainda não li nada do autor, mas acompanho as aventuras do Robert Langdon através das adaptações cinematográficas dos livros do Dan.
    Bjoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/953651245411119104

    ResponderExcluir
  2. Oi Leh?
    Estou bem curiosa para ler “Origem”, já conheço e amo a escrita do Dan Brow, sei que ele segue o mesmo padrão, mas gosto disso.
    Pena que faltou o suspense, é uma característica bem marcante em suas histórias, mas de fato o que me chama atenção são os fatos históricos e a religião, aprendi mto com o autor sobre isso, fora que acho os enredos dele, inclusive esse, bem escritos. O livro está nos meus desejados!
    Bjs

    (https://mobile.twitter.com/Pantielly/status/953776247112392705)

    ResponderExcluir
  3. Olha o Hugo aí gente! Já tentei ler Dan Brown mas, não deu certo, não consegui manter o foco na leitura, fui para os filmes e nem os mesmos me instigaram a tentar novamente... Lendo a resenha, vejo que realmente não dá, a trama me desperta curiosidade um pouquinho por causa dos fatos históricos mas, é repetitivo demais. Vou deixar passar essa indicação...

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/953783409872130048

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei bem intrigada a respeito do que ouvi falar desse livro. Hoje mesmo li uma pessoa dizendo que amou, porém, mais pessoas, assim como vc, Leh, pontuaram o tal do "mais do mesmo"... Parece que o livro é um pouquinho embromado. Não sei. Não posso julgar, não sou uma especialista em Brown. Dele só li mesmo Código da Vinci e isso já tem uns 11 ou 12 anos (gostei muito, by the way).
    Bom, resumo da ópera é que eu não tenho nem curiosidade e nem interesse em ler Origem por agora. Se eu engatar na linha do tempo dos livros dele, quem sabe um dia?
    Beijão e até mais

    Compartilhamento: https://twitter.com/Jack_sGirl/status/953802286349811712

    ResponderExcluir
  5. Oi Leh,
    Infelizmente ainda não li nenhum livro dele mas pretendo ler um dia. Que pena que esse livro do Dan Brown não atendeu as suas expectativas e espero que eu goste. obrigada pela dica leh.
    https://twitter.com/stephannymanini/status/954030827838590976
    https://www.facebook.com/stephanny.manini/posts/1207523286046234

    ResponderExcluir
  6. Leh!
    Jásou bem fã do Robert Langdon e claro do Dan Brown, porque gosto muito das questões que levanta em seus livros, principalmente sobre religião e como elabora todo enredo voltado para a utilização dos conhecimentos de Langdon. E agora tudo se passa na Espanha, já fiquei empolgada.
    Uma pena que achou ter faltado algo e não foi empolgante como os anteriores.
    Ainda assim, quero ler.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
    https://www.facebook.com/rudynalva.soares/posts/2033614999998650?pnref=story

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui muito fã do gênero e de todos os livros! Estou bastante curiosa para poder ler este, pois ainda não tive a oportunidade, faz anos desde a última leitura do autor então creio que irá ser bastante interessante poder ler sobre este personagem em mais uma trama. Li bastante resenhas sobre o livro, e confesso que foram bem variadas sobre ser positiva e negativa, então quando for realizar a leitura, irei ler sem tantas expectativas!

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in