Destaques

NOVIDADES POR E-MAIL:

26 dezembro 2017

{ #RESENHA } SÓ ESCUTE - SARAH DESSEN

Titulo: Só Escute | Autor: Sarah Dessen | Ano: 2017 | Páginas: 352 | Editora: Seguinte | Gênero: Ficção, Jovem adulto,  Literatura Estrangeira, Romance

Olá pessoas lindas que acompanham as postagens do Coisas de Mineira, tudo bem com vocês?! Como eu disse em minha última resenha, estou grávida, e com isso minha rotina mudou e não tenho mais lido como antes... Mas convidei uma amiga chamada Fernanda Alves para trazer este texto para vocês. Ela leu e resenhou Só Escute com muito carinho. Espero que vocês gostem da dica de leitura! Beijos da Nat.

"Para encarar a verdade você precisa estar disposto a ouvi-la." Só Escute, escrito por Sarah Dessen, retrata a história de uma família aparentemente perfeita, tipo aquelas famílias de comerciais de margarina, sabe! A história traz assuntos como violência, distúrbio alimentar, aceitação, isolamento e timidez. Na trama conhecemos a jovem Annabel, a caçula de três irmãs;



Devido à insistência da mãe, todas as filhas se tornaram modelos. Annabel é uma jovem que não consegue expressar o que sente, guardando seus sentimentos e emoções para si: "Eu omitia as coisas ou simplesmente mentia para evitar conflitos." Ela ficou conhecida por todos como a garota que tinha tudo, devido a um comercial que a retratava dessa forma...

... Porém o que ninguém imaginava e que ela perdeu tudo. Sua família perfeita e a amizade com Shophie e Clarke. Clarke era sua amiga desde a infância e Shophie, com seu gênio difícil, era sua amiga a um bom tempo. Houve um desentendimento entre elas e Annabel não teve coragem de dizer a verdade resultando na separação entre elas. "Se fizer a escolha errada, você só pode culpar a si mesma pelas consequências."



Em meio a tantas questões Whitney, irmã do meio, sempre calada e centrada, deixa a família em pedaços por apresentar um distúrbio alimentar... Já Kirsten, a mais velha que é falante e cheia de atitude, começa a ver um mundo diferente, desistindo da carreira de modelo. Desistir da carreira e algo que Annabel também queria, mas não tinha coragem de dizer a sua mãe.

Assim vamos acompanhando os dilemas da personagem, que às vezes acaba se omitindo por medo de ser incompreendida e se esconde atrás da máscara da perfeição. Terá Annabel força e coragem o bastante para enfrentar de vez os próprios problemas ao invés de simplesmente tentar fugir ou ignorá-los? Observando a personagem podemos pensar se estamos tendo a coragem que gostaríamos que ela tivesse.


A personagem não tem ninguém para conversar e não consegue se abrir com sua família, ficando cada vez mais retraída e isolada. Ate que conhece Owen, um rapaz alto, estranho, obcecado por música e que tem como lema sempre dizer a verdade. "Invejava a franqueza fácil dele a capacidade de se abrir para o mundo em vez de se fechar cada vez mais." Com ajuda desse amigo inesperado, Annabel irá começar a encarar a verdade e enfrentar barreiras até então difíceis de destruir.

A escrita de Sarah é agradável e fluida. Gostei da capa, apesar de simples. A trama tem uma cara jovem. As letras grandes e as folhas amareladas tornaram a leitura mais confortável e rápida. O texto e narrado em primeira pessoa por Annabel e ler sobre os acontecimentos de sua vida despertou minha curiosidade. Acredito que a obra irá agradar a leitores que se identificam com o gênero YA.


Comentários via Facebook

9 comentários:


  1. Oi Nathalia,
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas tenho vontade. A historia parece ser muito bonita, tema que envolve família mexe com o emocional, a comunicação entre as pessoas é muito importante a falta dela acarreta muitos desentendimentos. Já coloquei na minha listinha de desejados =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei muito da história, eu não conhecia o livro, mas acho interessante ler sobre esses temas dificeis, incluindo transtornos alimentares e etc. Nunca li nada dessa autora, mas muita gente fala bem de seus livros, já vou colocar este na minha lista!
    Ah! E parabéns pela gravidez!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathalia e Fernanda,
    Ouço falar da Sarah Dessen há um bom tempo, só que nunca tive vontade de ler seus livros. Só escute, conseguiu prender minha atenção com uma trama cheia de drama que mesmo voltada para um público mais jovem aborda temas sérios e de grande discussão. Muitos leitores podem se reconhecer em Annabel, pois o medo de decepcionar e, consequentemente, a forma de lidar com os problemas é algo muito recorrente na vidas das pessoas, principalmente, quando se é jovem. A autora me parece ter bastante tato para abordar os conflitos familiares, pois já li sinopses de outros livros seus e é algo bem marcante. É um livro, que acredito, será interessante de ler e uma boa oportunidade de conhecer a escrita da autora.

    https://twitter.com/GisahSLopes/status/945748530307698688

    ResponderExcluir
  4. Me cativou, parece ser um bom livro.
    Gosto muito de psicologia, então livros que têm algo relacionado me deixam bem curiosa rs. Ah, feliz natal!

    https://twitter.com/Gi_talamini/status/945782338000179205

    ResponderExcluir
  5. Deve ser uma leitura agradavel pois aborda a familia e parece ser reflexiva, pois assim como a personagem muitas pessoas não conseguem dizer a verdade, isso acaba trazendo consequências.
    https://plus.google.com/u/0/114899941175222336857/posts/V8DfdjrmJWC

    ResponderExcluir
  6. Sempre quando um livro traz esses assuntos, a leitura se torna interessante, me chamando atenção por esse motivo mas, principalmente pelo fato da personagem não conseguir expor o que realmente sente ao ponto de se manter calada e sofrer as consequências de algo que poderia ser conversado/evitado. Não conheço a autora e será uma ótima oportunidade de apreciar seu trabalho. Obrigada Fernanda Alves pela resenha!

    https://twitter.com/CaarolForbes/status/945817557369606144

    ResponderExcluir
  7. Nathalia!
    Os livros da autora sempre trazem grandes reflexões para o cotidiano de nossa realidade, talvez porque aborde problemas tão reais que as personagens e enredo tornam-se críveis de forma incontestável.
    E tem um pouquinho de tudo, inclusive de música, deve ser um ótimo livro.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor !
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nathalia!
    O livro parece ser bem interessante por ter vários temas bem importantes, acho que a autora aborda questões familiares, distúrbios alimentares e amizades desfeitas tudo isso em um livro que certamente é uma receita maravilhosa para o sucesso, gostei da indicação!!
    Bjoss
    https://twitter.com/Martaizabeln/status/945833655255085056

    ResponderExcluir
  9. Que sua gravidez transcorra na mais perfeita paz!!
    O livro embora trate de temas interessantes, não é muito minha praia. Tipo, não é meu tipo de escolha quando vou pegar um livro para ler ou comprar. Mas, também não é algo que nunca daria uma chance. Estou cada vez me permitindo mais.
    Um feliz 2018!!


    Compartilhamento: https://twitter.com/Jack_sGirl/status/947346091502120960

    ResponderExcluir

Instagram

© Coisas de Mineira - 💜 🐶 📖 🍀 💜 – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in